segunda-feira, 22 de maio de 2017

Viagens muito zen

Aqui não há pressas, nem velocidades, não há o stress das grandes cidades ou sequer as horas a que se chega a determinado sítio. Não, nada disso! Aqui o tempo e tudo o mais se passa devagar, muito devagar, primeiro porque é uma viagem feita em Tuk Tuks – semelhantes aos dos enxames que invadiram as nossas urbes – depois porque se desenrolou num dos países mais pobres de África, a Etiópia.

Ao longo do sul daquele país circularam 3 Tuk Tuk, conduzidos alternadamente por 11 viajantes que, ao longo de 18 dias, percorreram mais de 2.500 km, tornando-se nos primeiros a alcançar o Rio Omo em 3 rodas. Trata-se da acção “Ethiopia on Tuk Tuk“ que se integra numa outra de maior abrangência, denominada de “World in Slow Motion” (ou “O Mundo em Câmara Lenta”), da responsabilidade da agência de comunicação italiana Studio Taurinorum.
“É algo que nos permite ter tempo para observar, participar no que estávamos a documentar, divertirmo-nos imenso, tentando não nos perdermos no meio de nenhures, descobrindo os grupos étnicos do vale de Omo, promovendo a segurança rodoviária e visitando projectos de caridade ao longo do caminho” refere fonte oficial da agência.

Como se nota, é o absoluto oposto do nosso quotidiano, em que nem temos tempo de olhar para o lado, ou então andamos mergulhados nos smartphones e tablets, num documentário que se baseou na espontaneidade e autenticidade dos participantes, todos com um papel na produção, dizendo o que pensavam, contando as suas experiências, sem quaisquer regras, num argumento construído passo a passo pelos viajantes ao longo do trajecto.

Peculiares travessias
Ludovico de Maistre, Paolo Rignon e Carlo Alberto Biscaretti são a alma do Taurinorum Team, grupo criado em 2009, quando decidiram fazer uma viagem pela África Ocidental ao volante de um velhinho - e aparentemente frágil - Fiat Panda 4x4 Sisley de 1987. Ao longo de 40 dias andaram pelos desertos, florestas e montanhas do Senegal, Mali, Burkina Faso, Benin, Nigéria e Camarões, numa aventura que está resumida neste vídeo.

Seguiram-se dois anos de busca de apoios para novas travessias, como a que em 2011 os levou aos Andes do Equador e Perù, festejando o centenário da descoberta de Machu Picchu. Dividiram, então, uma Ape Piaggio, tal como no ano seguinte, quando replicaram a aventura por terras do México, Guatemala e Belize. No final destas viagens ofereceram os veículos a organizações sem fins lucrativos locais (a CISV na Guatemala e a OTONGA no Equador). Saiba mais aqui.
Em 2013 regressaram a África associando-se à IVECO no âmbito da acção “Daily4Africa”, um roadshow de dois anos que cobriu mais de 25.000 km, atravessando 14 países, ao mesmo tempo que promoviam a campanha “Action for Road Safety” da FIA (Federação Internacional do Automóvel,) de segurança rodoviária. Veja aqui.

Seguiu-se, em 2015 a organização da primeira viagem do programa “O Mundo em Câmara Lenta”, com a viagem pela Etiópia a bordo dos três Ape Piaggio. Informações adicionais sobre esta aventura aqui e sobre o projecto no Facebook. Em alternativa pesquise pelos tags #ETHIOPIABYTUKTUK e #THEWORLDINSLOWMOTION.

Imagens: Taurinorum Team


Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário