quarta-feira, 17 de maio de 2017

Rasteirinhos da montanha

Independentemente do que se diga, o Homem nasceu para bater recordes e se uns são atingíveis com uma relativa facilidade, outros raiam a pura da loucura, como atestam os dois exemplos da presente edição Trendy Wheels, numa dupla façanha que elevou os seus autores a novos máximos mundiais. E que máximos!!!

Comecemos pelo austríaco Markus 'Max' Stöckl, cabecilha da MS-Racing Mondraker MTB Team, uma das mais importantes formações de duas rodas do mundo, que alimentado pela velocidade tem como objectivo, de há duas décadas a esta parte, bater os seus próprios recordes. Aos 42 anos, idade em que poderia já ter adquirido algum juízo adicional, atingiu, aos comandos de uma BTT a simpática velocidade máxima de... 167,6 km/h!

Se no seu recorde de 2011 já havia descido o cone vulcânico de Cerro Negro (Nicarágua) atingindo uma velocidade máxima de 164,95 km/h, no feito mais recente, nesse declive em terra solta numa encosta do Deserto do Atacama (Chile) bateu aquele seu máximo em 2,65 km/h!
Imagens: Red Bull


Mas se acha que é muito veja o quão depressa andou Eric Barone, também conhecido por "Barão Vermelho", quando a 18 de Março último desceu a pista de neve de Vars (França), numa BTT, a uma velocidadezinha de 227,72 km/h, algo que nem muitos automóveis desportivos conseguem atingir! Aqui também se aplica aquela máxima de que "a idade é como o Vinho do Porto", pois este atleta francês conta 56 anos e alcançou este feito sob condições consideradas muito adversas.

Também ele bateu outros máximos que já ostentavam o seu nome, como o alcançado em 2015, quando desceu a pista de Chabrieres, nos Alpes Franceses, a 223,3 km/h, década e meia depois de, em Arcs, ter deslizado a 222,22 km/h!
Imagens: Richard Bord/PinkBike e Alban Pernet


Caso tenha curiosidade ou, eventualmente, queira ver para também experimentar, consulte informações adicionais aqui e também aqui.
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário