quarta-feira, 24 de maio de 2017

Do sonho à realidade

Gosta de brincar com LEGO? É quase impossível não gostar das peças multicores da multinacional dinamarquesa mais conhecida do planeta. Então e como anda a sua veia criativa? Decerto que já alterou umas quantas estruturas originais, dando vida às suas próprias criações. Assim sendo, que tal fazer algo verdadeiramente novo e candidatar-se a que isso possa fazer parte de um futuro catálogo da marca?


É isto que se permite no portal LEGO Ideas, num processo que se divide em 4 passos: partilha da ideia, garantir apoios (10.000 no mínimo), avaliação pelos designers e pessoal do marketing da marca e, uma vez garantido o OK, a sua passagem à produção, dando ao seu autor a possibilidade de se babar de satisfação, ao ver a sua obra à venda nas lojas da especialidade e demais superfícies!
Foi essa marca dos 10.000 que Kevin Szeto, um engenheiro aeroespacial canadiano que, nas horas vagas, se dedica a outras criações, já conseguiu alcançar com o projecto “Vintage Tram 189”. Inspirado por uma viagem ao nosso país em 2015 e conquistado pelos eléctricos de Lisboa e Porto, criou o Eléctrico 22 (Carmo-Batalha), projecto agora em avaliação. Com 26,5 cm de comprimento esta recriação do eléctrico da STCP, incluindo as figuras de suporte, totaliza 664 peças.
“Entre as várias coisas fixes que encontrei quer em Lisboa, quer no Porto, destaco os eléctricos históricos. Quando regressei dediquei-me a aprender mais sobre a sua história,” refere Szeto no descritivo do seu projecto, acrescentando que “este modelo é a minha tentativa de replicar o eléctrico histórico do Porto, ao mesmo tempo que presto homenagem às cidades de todo o mundo que fizeram esforços na preservação desta história viva dos transportes em carris”.


A sua paixão pela temática é agora tal que, entretanto, desenvolveu dois outros conceitos – um eléctrico de Istambul (Turquia) e outro de S. Francisco (EUA) - que se encontram na fase de conquista de adeptos. Conheça-os aqui, entre outras criações mais ou menos imaginativas.

Outras recriações de eléctricos há no portal, como os dois exemplares de Miguel Rodrigues, do Porto, que procura alcançar os tais 10.000 votos. Se no caso do “Century Tram 189” essa votação já terminou, para o “Century Tram 373” ainda há cerca de três meses pela frente, pelo que se o quiser ajudar a ir mais longe neste sonho registe-se no portal e vote aqui.
Imagens: LEGO Ideas


LEGO com assinatura lusa
De créditos firmados no meio - decerto já ouviu falar dele, quanto mais não seja porque o rapaz andou a exibir os seus dotes vocais em alguns concursos de talentos, nacionais e internacionais - é o designer português, de seu nome Marcos Bessa, ele que, trabalhando na sede da empresa na Dinamarca, conta já com umas quantas importantes criações nos catálogos da LEGO.
Imagens: LEGO

Exemplos não faltam, como a Casa dos Simpsons ou o Castelo da Disney, passando pela Fábrica do Pai Natal, o Ghostbuster Ecto-1 ou a Aldeia Ewok da saga “Star Wars”, entre mutos outros sets, nomeadamente de super-heróis. O seu mais recentemente êxito é o Navio Fantasma ‘Silent Mary’ do filme “Os Piratas das Caraíbas”. Conheça-o abaixo, explicado na primeira pessoa.

Quem sabe se, depois disto tudo, o Trendy Wheels não @ inspira a tornar-se n@ próxim@ designer LEGO. É tudo uma questão de empenho, associado a alguma dose de sorte.
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário