sexta-feira, 26 de maio de 2017

Cinema, música & 2 rodas

Eu sei que raramente escrevo sobre motos, eventualmente afastando alguns potenciais leitores mas não é de propósito. Com o (devido) pedido de desculpas aos eventuais ofendidos, é a eles que dedico por completo esta edição Trendy Wheels, linkando as duas rodas com motor a um evento cinematográfico que decorre entre os próximos dias 2 e 4 de Junho, em Lisboa.

Chama-se “Lisbon Motorcycle Film Fest” e inspira-se noutra conceituada iniciativa que, há 5 anos, tem lugar em Nova Iorque (EUA). Assumindo-se como um evento cultural de dimensão internacional, apontando aos amantes destes dois mundos, a idealização desta sua equivalente nacional deu-se em 2015, passando à realidade no ano passado, tornando-se no primeiro festival do género no continente europeu.
A apresentação oficial desta 2ª edição foi feita pela MOTO GUZZI, um dos patrocinadores do certame, nas suas instalações Officina Moto em Marvila (Lisboa), a 18 de Maio último, numa Warm-Up Party que foi exactamente isso, um pequeno aquecimento para o que está para vir daqui a uma semana. 
“Vão ser três dias a celebrar o cinema de motos produzido por esse mundo fora nos últimos anos,” referiu a Organização do LxMFF. “Diz a experiência dos mais velhos que o primeiro filho é que é difícil. Ou estamos com azar ou somos daqueles pais modernos, demasiado preocupados com a evolução da nossa cria, que nunca baixa a guarda, estando sempre de olho nele. A verdade é que este segundo filho, está a dar tanto ou mais trabalho que o primeiro. Entre pedidos de autorizações, trocas de e-mails, envio de filmes, convites e outras acções, os quatro - perdoe-se a imodéstia - ‘magníficos’ por trás deste evento não têm parado um pouco. E as razões para isso são as melhores: a ressaca do primeiro evento trouxe-nos, para além das coisas que as ressacas normalmente trazem, uma maior visibilidade no panorama cultural motociclístico, nacional e internacional, e uma mão cheia de contactos e novos amigos”. 

“Este ano o cartaz conta com 21 filmes entre curtas e longas, estreias, apresentações de livros, música ao vivo, debates e convidados. Há uma presença de filmes nacionais que nos enche de felicidade estando, até ao momento, confirmadas quatro curtas feitas em Portugal.” São elas “2 Wheels Vietnam”, “6 Hundred Red”, “Enjoy Racing” e “Escape”. São, depois, cabeça de cartaz os títulos “21 Days Under the Sky” (EUA, 2016), “Today is a Good Day” (França, 2016), “Somewhere Else Tomorrow” (Alemanha, 2013), “Dreamracer” (Austrália, 2012) ou ainda o clássico italiano de 1957 “I Fidanzati Della Morte”, que ali até poderá ser exibido numa versão restaurada, o que a acontecer fará com que Lisboa seja a primeira cidade a apresentá-la publicamente.
Imagens: Moto Guzzi, Lisbon Motorcycle Film Fest e IMDB

Do programa constam os tais encontros com especialistas na temática, entre realizadores, autores e actores dos filmes acima, bem como a transmissão em directo das corridas do Circuito de Mugello (Itália), palco nesse fim-de-semana de uma prova do Campeonato do Mundo de MotoGP. Um circo de que, acrescento, faz parte o português Miguel Oliveira, este ano a discutir o título na categoria 'Moto2', o segundo escalão do campeonato, como piloto oficial da marca KTM.
Em resumo, amigos, música, motos e cinema serão as palavras-chave de um ambiente que se prevê fantástico, encontro de amantes e muitos convidados especiais vindos de todo o mundo, a ter lugar no Cinema São Jorge (Av Liberdade, Lisboa) já no próximo fim-de-semana. Veja aqui o trailer de apresentação:


“Apesar do nervoso miudinho, já não há nada a fazer, a data e o local para o nascimento da segunda geração está marcada. Talvez seja um parto mais fácil, os pais estão mais experientes, a equipa envolvida no processo já sabe com o que pode contar, mas o respeito e a grandeza que o acontecimento merece, não nos deixa encarar este momento com leveza. Serão três dias de festa a devolver ao motociclismo a cultura e a dignidade que ele merece”.
Acrescente-se que dadas as condicionantes das capacidades das salas, a organização aconselha uma aquisição prévia de bilhetes para determinados eventos. Para mais informações visite a Página Oficial ou siga as actualizações ao evento no Facebook e boa festa em 2 rodas!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário