segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O diamante da Cláudia

Esta é uma história de tecnologia, prazer, moda, lazer e, claro, rodas, em que nos transformamos num Valentino ou Valentina, e saímos para a estrada ao volante de um diamante – o que há-de ser da Cláudia – acabando a jantar na companhia da própria e até de um virtual CR7! Venha viajar comigo.


Há  dias, pela primeira vez em muito tempo, voltei a vestir a farpela de jornalista automóvel na sequência do convite da Toyota ao Trendy Wheels para que fosse conhecer o seu novo SUV, modelo que parece esculpido a partir de diamante em bruto. Chamaram C-HR e diz a marca japonesa, que o “C” é de um “Coupé” – parece-o, de facto, pelo facto de dissimular o criativo puxador das volumosas portas traseiras, com um vidro minimalista, resultando numa curiosa solução; já o “HR” significa “High-Rider” e resulta, decerto, da imagem do tipo saltos altos que transmite quando se olha para ele, em especial nessa secção traseira.

Por cá com representação oficial desde 1968, a marca que então apregoava, num spot publicitário, que “veio para ficar e ficou mesmo!”, fê-lo, de facto, evoluindo enormemente desde o pequenino familiar Corolla da altura, até se chegar a este volumoso C-HR. É um carro destinado ao segmento da moda, o dos SUV (Sport Utility Vehicles, ou “Viaturas Práticas e Desportivas” em tradução livre), que é o futuro mais imediato do presente mundo automóvel. As estatísticas assim o apontam, indicadas pelos crescimentos exponenciais dos últimos anos!

É, por isso, com elevada expectativa que a Toyota arranca com as vendas por cá de um automóvel que, visualmente, se assemelha ao tal diamante, definindo todo o lançamento segundo essa mesma filosofia.


Na  estrada como Valentino
Mas falemos agora do Valentino e da Valentina. Foram vários os que, por umas horas, assumiram esse papel (até mesmo a própria Cláudia), adoptando um nome real/fictício dado a quem se relaciona com o cada vez mais presente Interface Homem Máquina (HMI - Human Interface Machine no original) dos automóveis do presente, tecnologia que, traduzida por miúdos, se refere a tudo aquilo que se tem para ajudar e interagir enquanto se conduz.

Fui, assim, para a estrada em modo José Valentino, num grupo que também integrava uma Carla Valentina e até uma Cláudia Valentina, a tal que dentro de dias vai ser ter um diamante para si. Quem? Já vai, já vai! Esperava-me no estacionamento um Toyota C-HR de cor Cinzento Extreme com tejadilho preto Night Sky, acabadinho de matricular, sendo o meu destino imposto – depois de lido um QR Code com o smartphone – o Centro Colombo, para uma experiência tecnológica. Mas esta até começou logo ali, quando entrei no seu habitáculo, espaçoso e muito confortável, de design bem mais simples do que o do exterior, este do tipo nave espacial (foi mais o que pensei quando o vi pela primeira vez). A tecnologia era visível nas funcionalidades como a navegação, áudio, controlo de dados da viatura, etc, e também invisível, escondendo-se sob o capot um motor híbrido (gasolina/eléctrico) de 122 cv, o primeiro no tal segmento dos SUV, pelo menos em automóveis destas dimensões (aqui o sub-segmento C-SUV para os mais puristas).



O olhar dividia-se entre o muito trânsito acumulado na Segunda Circular, em virtude da chegada ao estádio do SCP de quem ia assistir ao embate com o Real Madrid, e o painel central deste C-HR, que ilustrava a cores os efeitos da minha condução, nomeadamente as poupanças/gastos de energia na aceleração e travagem, partilhadas entre o avançado motor eléctrico e o mais normal bloco térmico, entre outros conteúdos, inerentes a um bem recheado nível de equipamento. Chegado ao destino esperava-me uma breve explicação das capacidades do novo smartwatch Samsung Gear Fit 2. E também lá estava a Cláudia! Tecnologia: Check!

Um novo QR Code levou-me a outra travessia pelo híper-caótico trânsito alfacinha, por estreitas (outrora semi-largas) avenidas agora pejadas de máquinas de construção, gruas, delimitadores, passeios inacabados e montes de areia, cascalho e alcatrão! Algo que o suave e confortável interior do C-HR ajudava a esquecer e a isolar, garantindo uma condução relaxada ao volante de um automóvel que, a cada semáforo, captava de imediato uns quantos olhares de pura surpresa face ao que se lhes apresentava! Este lazer a bordo completou-se a tempo de um retemperador cafezinho – da nova colecção UniQ – tirado na também nova máquina Delta QLIP na loja da marca na Av. da Liberdade, onde a Cláudia também chegava com o seu diamante. Prazer: Check!

Já outra (muito mais pequena) viagem levou-me às compras na Rua Áurea para conhecer parte do catálogo da britânica Fred Perry, nomeadamente os conceituados polos “Twin Tipped”, associando a moda à imagem do igualmente fashionable C-HR... tal como a Cláudia. Moda: Check!

Imagens: Trendy Wheels/JP

Apesar da noite ter caído entretanto, complicando ainda mais as voltinhas – toda a envolvente do Campo das Cebolas estava a ferro e fogo – havia que ir até à Lisboa Marina, no Parque das Nações, para a fotografia da ordem junto do veleiro Santa Maria Manuela, antes do regresso, pelo ainda muito acumulado trânsito, à Baixa Alfacinha para a apresentação formal dos conteúdos do Toyota C-HR! Nada que assustasse o versátil C-HR que deslizava pelo tráfego como manteiguinha numa deliciosa torrada em pão alentejano! Só ali não vi a tal da Valentina, mas cheguei ao destino e... elle etait dejà láLazer: Check

A descrição do seu posicionamento e preços para o mercado nacional, face à cada vez mais volumosa concorrência, decorreu no recém-inaugurado hotel Pestana CR7 Lisboa, seguindo-se um reconfortante jantar na companhia virtual – via TV – do dito campeão de futebol, pois o original estava em Alvalade a ajudar à desgraça do Sporting, afastando-o definitivamente da presente Liga dos Campeões da UEFA. Pró ano há mais! Conferência de Imprensa: Check!

Então... e a Cláudia?!
Vá que a Valentina desta história, que alguns já poderão ter identificado como sendo a Cláudia Vieirase decidiu por não ir à bola e preferir começar a mostrar-se junto ao diamante que, dentro de dias, vai ser seu por uns tempos. Para quem não souber, a multi-facetada actriz/modelo, que neste evento dividiu o seu charme com o C-HR, é há muito uma das “Embaixadoras Toyota” no nosso país, contribuindo para a difusão da imagem da marca japonesa.

Imagem: Cláudia Vieira (Instagram)

“É  para mim um enorme orgulho estar com a Toyota há tanto tempo, num projecto que começou em conjunto com outros intervenientes. Ao final destes anos – já são 10 – continuo a identificar-me plenamente com a marca e com o que ela defende aos mais variados níveis, pelo que não vejo qualquer razão para sair,” afirmou ao Trendy Wheels, durante o café pós-repasto. 

“Para além dos eventos a que me associo, como esta apresentação de hoje e dos próximos dias do novo C-HR, tem-me, também, sido dada a oportunidade de conduzir quase todos os modelos que a Toyota tem lançado, do pequeno Aygo ao desportivo GT86, à enorme e fantástica pick-up Hilux, passando pelo ecológico Prius e pela carrinha Avensis que é, presentemente, o Toyota que me leva para todo o lado.”

Mas tal será por mais pouco tempo porque na calha está passar a cumprir os seus compromissos pessoais e da sua completa agenda profissional ao volante do novo Toyota C-HR. “É algo que aguardo com alguma ansiedade, principalmente depois de o ter conduzido neste evento e ver muita da sua capacidade e versatilidade. É um automóvel verdadeiramente bonito, confortável e que me apetece muito explorar,” confidenciou-nos. "Não vejo a hora!"


Posto isto é natural concluir que o Toyota C-HR é a sugestão de Prenda de Natal Trendy Wheels desta edição. Os preços de um C-HR com motor híbrido 1.8 HSD (122 cv, com caixa automática) igual ao que o Trendy Wheels conduziu nesta acção, iniciam-se nos 28.350 euros, mas há propostas mais em conta, como a variante equipada com o motor 1.2 Turbo a gasolina (116 cv, com caixa manual de 6 velocidades), a partir de 23.650 euros. Há cinco níveis de equipamento, destacando-se o nível intermédio Comfort + Pack Style como o que terá maior potencial de vendas. Pode vê-lo mais dinâmico por fora e também por dentro.

Se também ficou conquistado com este exemplar único da ourivesaria nipónica tudo o que tem de fazer é passar num Concessionário Toyota, fazer o testdrive e, quem sabe, oferecer-se um destes diamantes! 

Toyota C-HR, o diamante da Cláudia Vieira: Check!
 
Imagens: Toyota (oficiais)
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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