segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Paixões em miniatura

Gigante na indústria das pistas de slot cars, a Scalextric conta com um vasto catálogo de propostas, de simples pistas em formato oval ou em oito, a estruturas com maior detalhe, por vezes recriando secções dos mais famosos circuitos do Mundial de Fórmula 1 ou mesmo de classificativas dos mais emblemáticos ralis do mundo! De acordo com a imaginação de cada um e decorrente do número de peças ou secções adquiridas, também dá azo à construção de traçados inéditos, permitindo depois a realização de salutares corridas entre amigos.

Recordo-me que em pequeno devo ter tido umas 3 pistas diferentes, entre o tal “oito” que recebi de origem, mais as peças que, pelos anos e pelo Natal, lá me iam dando, permitindo-me fazer crescer o circuito e ocupar uns quantos metros adicionais na sala lá de casa, ainda que atrapalhando a logística das limpezas! Mas nunca tinha visto nada que se assemelhasse ao que se fez há uns anos num evento temático, espelhando a quase totalidade de uma classificativa do Rali de Monte Carlo, numa impressionante estrutura onde nem falta a tradicional neve, num papel aqui desempenhado por… farinha! O vídeo foi partilhado há um ano no canal de Youtube da Amazing World e que pode ver aqui.


Por cá e sem representação oficial, os produtos da marca vendem-se nas casas da especialidade e em grandes lojas de brinquedos, nomeadamente as de cariz técnico. Veja o catálogo na Scalextric España.


O futuro escreve-se WOS


Parece que o que está a bombar entre os amantes de slot cars é o novo conceito Scalextric WOS (acrónimo para Wireless Overtaking System), substancialmente mais sofisticado do que o das anteriores propostas! A evolução é gritante, nomeadamente na operacionalidade dos joysticks, naturalmente sem fios, com que se comandam os carros, bem como pelas características das próprias pistas que, mantendo duas faixas, permitem corridas com seis carros, ultrapassagens, idas às boxes, controlo de combustível, etc, fruto da adopção da tal nova tecnologia. Conheça-o aqui.

Haverá no mercado dois sets, o WOS Full Fuel Control SCX Set (por cerca de 450 euros) e o WOS Race Revolution Set (por 350 euros). Os comandos extra custam cerca de 20 euros cada e se quiser mais carrinhos à escala terá de desembolsar cerca de 50 euros por unidade. É a sugestão de Prenda de Natal Trendy Wheels desta edição. Se não quiser gastar tanto, há no mercado outras propostas do conceito antigo bem mais em conta. Naturalmente…!

Imagens: Scalextric
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário