sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A pensar no Natal… de 2018!

É normal que, à boa maneira portuguesa, ainda ande em modo compras de última hora, eventualmente até tendo considerado uma ou outra das sugestões de Prendas de Natal Trendy Wheels que lhe tenho trazido ao longo do último mês e meio. Posto isto, sugiro que quando as acabar comece já a pensar nas festividades futuras, começando a juntar uns trocos para que o velhinho de barbas brancas lhe traga um Microlino... mas só para o Natal de 2018!

Numa quase obrigatória aposta eléctrica, é ambiental, prático, fácil de usar e de conduzir, contido nas suas diminutas dimensões. Também é algo icónico, pois inspira-se, claramente, no Isetta de 1954, um modelo italiano nascido no pós 2ª Guerra Mundial e que, anos depois, várias marcas desenvolveram, destacando-se a versão da BMW, um especial caso de sucesso nos compêndios do automóvel.

Agora, passados mais de 60 anos, surge uma nova interpretação desta miniatura, da autoria da empresa suíça Micro Mobility System e que chegará ao mercado europeu em 2018, com o arranque oficial da produção. Mesmo a esta distância, é já um caso de sucesso, pois esgotou numa única semana o lote inicial de 500 unidades disponibilizadas para pré-encomenda, mesmo considerando que deverá vir a custar algo entre os € 8.000 e os € 12 000.


Ao  contrário do que se possa pensar, o Microlino é anunciado não como um automóvel mas sim como uma scooter fechada com tejadilho, vidros laterais e dois lugares, características que levaram os seus responsáveis a homologá-lo na categoria L7e (dos quadriciclos). Passou de proposta a realidade num ápice, depois dos primeiros desenhos no início de 2015 e da apresentação do protótipo um ano depois.

Pensado para a crescente necessidade de alternativas de mobilidade dentro das muito congestionadas e poluídas urbes, o Microlino tem um motor eléctrico de 15 kW, uma velocidade máxima de 100 km/h e uma autonomia de 100 a 120 km, números ideais para as voltinhas do dia-a-dia. Uma particularidade herdada do original Isetta é a porta única que, quando abre e fecha, leva com ela o volante e demais elementos da direcção. Mas, melhor do que falar nele é vê-lo:


Posto isto, se quiser um para o Natal de 2018 apresse-se pois neste momento, a lista de espera já ultrapassa as 1.600 reservas!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário