sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Orçamentos para Férias

Quando se começam a fazer os preparativos para as férias, há algo que tem sempre que ser levado em linha de conta, o orçamento, pois, sem pilim a coisa torna-se (bem mais) difícil! Para além da alimentação, sua e da eventual prole, há que contar com as despesas de deslocação, muito variáveis em função do meio de transporte utilizado e do destino pretendido!


Apesar do conceito “férias” da maioria dos tugas ainda estar a uns bons meses de distância, para além de que muito dependente das “novidades” que os nossos renovados governantes vierem a brindar-nos em impostos sobre os bem diminutos ordenados da grande maioria, hoje trago-vos duas propostas diametralmente opostas para potenciais companheiros de férias.

Ambas podem ser levadas até à areia, a primeira mais para uma orla costeira, a outra para ir até ao coração do deserto ou para entrar pela tundra nórdica. É possível dormir no seu interior, a primeira recorrendo a uma tenda adequada aos calores do Verão luso, ou servindo, na segunda opção, de protecção integral, mesmo em terrenos ou condições substancialmente mais extremas.



Em termos de disponibilidade, até há bem pouco tempo, o Citroën Cactus M seria a proposta para aventureiros de recursos financeiros mais contidos. Mostrou-se em Setembro último, no Salão de Frankfurt (Alemanha), como um exercício para apalpar terreno. Foi até mote para o passatempo “Beach & Breakfast”, cujo prémio final foi uma viagem até ao nosso país – Cascais, Guincho e sopé da Serra de Sintra – ao volante desse exemplar único. Foi uma operação inédita, pois raramente se cedem viaturas deste tipo ao grande público, permitindo a um casal de espanhóis desfrutar de algum do bom tempo que por cá se fez no final de Outubro, em vésperas do que foi um bem mais quente Verão de S. Martinho.

Fruto do sucesso entretanto registado, rapidamente o estudo Cactus M evoluiu para a realidade, com a Citroën a depressa apresentar o novo eMehari, herdeiro do saudoso Méhari de 1968, mas agora com mecânica eléctrica. Chegará ao mercado já na Primavera (ainda não há preços) e este primeiro vídeo demonstra o que poderá esperar deste modelo repleto de optimismo e frescura.
 

Terá quatro cores – azul, laranja, amarelo e bege – e duas telas para o tejadilho (preta ou vermelha alaranjada), enquanto os alegres interiores dividem-se entre um bege suave para utilizadores mais sóbrios e um visual técnico vermelho alaranjado, inspirado nos desportos aquáticos. Os materiais são tais que, apesar de eléctrico, se permite a sua lavagem integral, por dentro e por fora... à mangueirada! Quanto à tenda do Cactus M, a Citroën não se referiu aos eventuais extras que o modelo possa ter, mas seria no mínimo estranho que esse elemento não constasse do catálogo, pelo menos nos opcionais!

Fotos: Citroën (oficiais)

Ou seja, nessa altura terá apenas que fazer contas à vida, sua ou da sua recém-encartada descendência, amante da natureza, do surf, do BTT ou dos espectáculos de Verão, onde este eMehari 100% eléctrico se sentirá como… um electrão livre num cabo de electricidade!

Num patamar diamentralmente oposto, surge o mais elaborado Global XRS 7200, uma proposta da Action Mobil com que se pode explorar todos os recantos do planeta, fruto das suas capacidades e funcionalidades que lhe permitem chegar praticamente a todo o lado, sem ter de andar à procura de um poiso específico para passar a noite.

Fotos: Action Mobil (oficiais)




Integra-se num amplo catálogo de autênticos blindados com comodidades premium, que quase o poderão fazer esquecer a compra ou aluguer de casa. Afinal, garante-se uma enorme mobilidade e nem deverá ficar muito longe dos largos milhares de euros que, no final, se paga por uma habitação tradicional, se somarmos o seu valor aos elevados juros e eternos spreads cobrados pelos bancos, ou mesmo as faustosas mensalidades nos alugueres de alguns senhorios em casas que… enfim! 

Delicie-se com as imagens e conteúdos destes conceitos tão díspares, um cuja declinação se potencialmente mais acessível às bolsas dos comuns mortais, outro para quem não tenha dessas preocupações monetárias! Afinal, até há cada vez mais EuroMilionários em Portugal…

 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário