segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

É Pró Menino e Prá Menina!

"BRInCKo... LEGO® Existo" é o lema do OeirasBRInCKa 2016 - LEGO® Fan Event, iniciativa que nesta edição reúne mais de seis milhões de peças da reputada marca dinamarquesa, expostas num espaço de 1.200 m2 do Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, numa co-organização com a PLUG Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO. 


Bicicletas, aviões, carros e outros exemplares sobre rodas em Lego, divididos por cenários diversos, reais e do imaginário, estão em exposição neste #oeirasbrinka2016 onde até nem falta um cortejo de Carnaval, retratando a época de festejos que atravessamos. O Trendy Wheels esteve lá e mostra-lhe um pouco do que ali pode encontrar – caso ainda não o tenha visitado – até às 19h00 de amanhã, 3ª Feira de Carnaval! 

Há de tudo, desde rodas nos primeiros blocos Lego Duplo destinados aos mais pequeninos, até exemplares mais complicados, em opções mais técnicas tendo adultos – mas não só – como público-alvo.


Há todo o tipo de rodas e, como estamos no Carnaval, até há um desfile de carros alegóricos e que não devem em nada aos mais reputados corsos carnavalescos deste nosso Portugal.


Carros, bicicletas e motos, carrinhos de choque e quadrigas egípcias, camiões, autocarros, comboios, retroescavadoras…


… enfim, um sem número de exemplares sobre rodas espalham-se ao longo das diferentes mesas de exposição, retratando as mais diversas realidades, desde corridas de automóveis com as peripécias inerentes,…


… a completas cidades com os seus sistemas de transporte,…


… até exemplares únicos, feitos de raiz por fãs da Lego, coleccionadores e modelistas, com mais ou menos idade mas que têm esta marca como hobby, recriando histórias, conhecidas ou inéditas, de temas que vão do castelo medieval ao barco à vela, da cidade com comboios às batalhas de superheróis, da ficção científica à robótica de vanguarda. Muitos deles são associados da PLUG, associação sem fins lucrativos com estatutos publicados em Diário da República em 2004.

Um dos temas que mais cativava os adultos, mas também muitas crianças já fãs da saga, era a “Star Wars”, num conjunto de exemplares sem rodas mas que, ainda assim, merecem referência aqui no Trendy Wheels.

Mas também lá estavam os populares “The Simpsons”, um tema semi-escondido no meio da enorme variedade de exemplares expostos. Por falar nisso, sabia que este conteúdo é da autoria de um designer português que trabalha na Lego? Chama-se Marcos Bessa e viu este seu projecto, que retrata aquela disfuncional família norte-americana, tornado realidade!
Se o quiser adquirir, prepare-se para abrir os cordões à bolsa, pois é aqui vendido - no espaço do Corte Inglés - pela módica quantia de… 221 euros e 95 cêntimos! Veja acima o pormenor exposto – que quase passava despercebido no meio de tanta peça – e a respectiva caixa completa!

Um apontamento adicional para referir que este designer português passou a primeira fase de apuramento da série de talentos “Danmark Har Talent”, algo que não tem a ver com rodas mas que, ainda assim, merece algum destaque! Apostando na música como segundo projecto de vida, Bessa já tem editado um EP de 5 temas, sob o título de “Troubled Heart – Part 1”, disponível no iTunes e Spotify.

Voltando àquela que é considerada a maior exposição nacional de construções em LEGO, com o apoio oficial da reputada marca dinamarquesa, ela abriu as suas portas no passado Sábado e prolonga-se até às 19h00 do Dia de Carnaval. A sério! Apesar dos preços um bocadinho exagerados (penso eu!) – adultos 5 euros e crianças até 12 anos 3 euro, mais um bilhete família, de 2 adultos e 2 crianças por 12 euros – vale a pena aproveitar as horas ainda disponíveis para se dar um salto até Porto Salvo (pertinho de uma saída da A5). Consulte todas as informações neste Portal Oficial ou na página do Facebook.



Fotos: TrendyWheels / JP

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário