segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Uma App Para "Queixinhas"

É daqueles/as que deixa o carro em qualquer sítio, aplicando máximas do tipo “Ah… são só 5 minutinhos, não estorva”, ou “Aqui não faz diferença” ou umas bem mais expressivas “Estou-me a ?#@+&%!!”, demonstrando o seu total desprezo para com o resto do mundo e nem notando que o local onde estacionou era… uma passadeira/passeio/acesso de deficientes? Então prepare-se! É que não perde pela demora pois há uma nova app a bombar, que permite identificá-lo na hora, expondo-o aos olhares do mundo… e das autoridades!




Chama-se TowIt (ou “Reboque-o” em tradução livre), nela permitindo-se identificar quem cometa uma infracção, fazendo-se “queixinhas” do prevaricador, com fotos e tudo a acompanhar! Usa a plataforma Google Maps e está disponível sem custos em PC, havendo as apps para telemóvel nas lojas GooglePlay e AppStore (para Windows Phone e Blackberry o processo está em desenvolvimento).

Embora originária do Canadá, é nos vizinhos EUA que se vêem registos em solo da América do Norte, mas atente-se que, à escala planetária é, curiosamente, Portugal quem tem maior número de “queixinhas”! Havíamos de ser os primeiros em alguma coisa, não? Por cá já se ultrapassaram os 2000 posts, numa altura em que vários outros países europeus ainda estão a acordar para a vida (outros ainda dormem), numa app que também tem muitos utilizadores nos EUA e na Austrália.

No nosso burgo há uma especial incidência – quase metade de posts – no Município de Oeiras, nos arredores de Lisboa, capital que também conta com algumas boas centenas de infracções ao Código da Estrada. Grande parte delas referentes a estacionamentos irregulares, em registos que também se alargam ao Grande Porto, Bragança, Viseu, Coimbra, Évora e Angra do Heroísmo, entre outras localidades.

Fotos: TowIt (oficiais)


Se quiser usar esta ferramenta, seja porque a sua vida se vê afectada com as indiferenças dos vizinhos ou porque simplesmente quer contribuir para esta causa comunitária, tudo o que tem a fazer é instalar a respectiva app. Depois carregue a foto do infractor, confirme a matrícula da viatura e envie. O sistema dá depois continuidade ao processo, através de geotagging, comparando a situação com a legislação local (quando disponível). Os relatórios validados são depois postados no portal e reenviados aos municípios e forças policiais que estejam registados no TowIt.

“Quem o avisa seu amigo é”, lá diz o ditado, pelo que se não quiser ser alvo de queixinhas por algum vizinho ou desconhecido a quem tenha atrapalhado a vida, pense bem onde deixa o seu veículo estacionado!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:  
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário