quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Planeta em Miniatura

Quantas vezes, quando era pequen@, não terá montado, no seu quarto ou num canto da sala, uma pista de corridas de automóveis, uma pequena cidade composta por algumas casas ou uma linha de comboios com um número variável de composições? Pois é… ao fim de uns dias, lá teria a mãe a alertar que precisava de arrumar a casa e que não dava jeito ter isso tudo a atrapalhar o aspirador.

Agora imagine que monta tudo isto a uma escala que pretenda retratar as mais diversas realidades do nosso planeta! Pois é, não é ficção, é realidade, chama-se Miniatur Wunderland e fica em Hamburgo, sendo o vídeo Trendy Wheels da semana:



Esta exposição permanente ocupa 13.000 metros quadrados e divide-se por oito secções, construída à escala de 1:87. Há paisagens da Alemanha, como a pequena aldeia de Harz ou a cidade de Hamburgo, portos e lagos da Escandinávia, Alpes suíços e austríacos, o Grand Canyon e a cidade de Las Vegas nos EUA, passando pelas grandes auto-estradas ou pelas ligações em comboio de alta velocidade, entre outros.

A grande atracção é a cidade em miniatura Knuffingen, com todas as infra-estruturas de apoio. Destaque-se o aeroporto onde aterram e descolam mais de 40 aviões, os polícias que perseguem bandidos ou multam os excessos de velocidade, os bombeiros chamados a apagar fogos, havendo ainda funerais, concertos de música, jogos num estádio de futebol e até agentes do CSI a investigar uma ‘crime scene’, entre outras recriações mais “quentes”!!! 

Os números são impressionantes: 13 km de linhas de comboio; 900 composições e 12.000 carruagens; mais de 200.000 figuras, entre humanos e animais, espalhados pela exposição. Ali recriam-se a noite e o dia em 15 minutos, permitindo ver a cidade iluminar-se graças a mais de 300.000 luzes LED! Uma estrutura que demorou mais de 500.000 horas a montar e que é controlada por 40 computadores e um avançado software.

Caso fique conquistado por esta maravilha e viaje para Hamburgo, em negócios ou em férias de família, clique em Miniatur Wunderland . Os preços são perfeitamente acessíveis – entre os 5 e os 13 euros – para além de que se prometem novidades para breve!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário