sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Viagens em casa

Portugal é, de acordo com a Federação Portuguesa de AutoCaravanismo (FPA), um mercado cada vez mais atractivo para os amantes europeus deste tipo de deslocações, beneficiando, neste momento, da instabilidade que tem ocorrido noutros mercados mais tradicionais. Constituindo uma enorme campanha turística, não tem encargos para o erário público, fruto das fotografias e relatos dos viajantes, junto dos seus familiares e amigos, nomeadamente publicados nas redes sociais.

O nosso país oferece o sol e as paisagens, bem como Parques de Campismo de variado número de estrelas e condições, havendo outros que param em qualquer cantinho que lhes agrade, viajantes sobre rodas que, no seu conjunto, contribuem para a nossa economia. Alimentam o comércio local, enchem as despensas das suas autocaravanas ou comem nos tascos e restaurantes da zona, fazendo-se transportar em veículos cujas características espelham, com maior ou menor realismo, o que habitualmente há nas suas casas.
Há os que seguem a máxima de “um amor e uma cabana”, fazendo-se acompanhar do mínimo dos mínimos para desfrutar de umas férias em plena comunhão com a natureza, e depois há os outros a quem o conceito casa nunca sai, efectivamente, das suas cabeças.


Foi, decerto, para estes últimos que a Volkswagen concebeu a California XXL, estudo recentemente desvendado no Salão de Caravanismo de Dusseldorf, modelo que, como o próprio nome indica, é uma versão mais crescida e recheada face às propostas do seu normal catálogo, como mais pequena California com tejadilho em fole. Agora apresenta-se o conceito de uma autêntica casa modular para 4 utilizadores que, de acordo com as necessidades, disponibiliza uma sala de estar ou de jantar, uma casa de banho extensível com duche retráctil, uma cozinha por módulos móveis, incluindo um lavatório, um fogão tipo puzzle e um frigorifico, mais as camas divididas por dois pisos, com a particularidade da superior permitir usufruir do sol ou adormecer sob as estrelas. Estes e outros mimos podem ser vistos neste vídeo.

Confesso que nunca fui adepto do caravanismo tradicional, de tenda no chão e filas para o banho. Quanto muito prefiro as comodidades dos bungalows. Mas se, porventura, me proporcionassem uns diazinhos pelas belas estradas e paisagens do nosso país, muito naturalmente que não me importava de viajar com estas casas da VW, até mesmo a que tem como base a eterna Pão de Forma.

Imagens: Volkswagen Veículos Comerciais


Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário