sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Uma estrela no futebol

Os estádios de futebol são, na grande maioria das vezes, a imagem da essência do próprio clube que representam, seja pelas cores e pela construção, como pelas mensagens associadas, mais ou menos visíveis a olho nu. Se, no âmbito do Euro 2004, Portugal viu nascer um conjunto de novos palcos para o denominado Desporto-Rei, envolvendo múltiplos milhões de euros, hoje diferentemente rentabilizados, outros países, no âmbito das provas internacionais entretanto neles realizadas, também vêem surgir novos estádios, para gáudio dos fervorosos adeptos.

Um dos mais recentes exemplos da megalomania clubística surgiu em Atlanta (EUA), com a inauguração, no passado dia 26 de Agosto, do Mercedes-Benz Stadium, uma mega-estrutura que é agora casa do Atlanta Falcons, equipa de futebol norte-americano da NFL, e do Atlanta United FC, formação de futebol mais tradicional, que do lado de lá do Atlântico é mais conhecido como soccer.
Com um custo estimado de 1.250 milhões de euros, a palavra de ordem neste espaço multi-eventos é “tecnologia”, nomeadamente na concepção e operação do seu tecto retráctil que, uma vez fechado, apresenta, a quem o vê dos ares, a estrela de 3 pontas da marca alemã. Composto por 8 painéis móveis, com um peso de 500 toneladas cada, demora entre 9 a 12 minutos a abrir (ou a fechar). Integra, no seu rebordo interior, um dos maiores ecrãs de vídeo do mundo do desporto, em forma de halo, ocupando uma área de cerca de 6.000 metros quadrados! Mas, melhor do que as palavras, são as imagens:

Outra característica única do novo estádio é a estátua que recebe os visitantes na porta principal, a maior escultura de uma ave do mundo. Criação do artista húngaro GaborMiklos Szoke, o assustador e imponente falcão surge pousado sobre uma bola de futebol americano feita em bronze, parecendo protegê-la com as suas poderosas garras. A estrutura tem 12,5 metros de altura e as suas asas uma envergadura de 20,7 metros, naquilo que os especialistas consideram uma maravilha da engenharia, considerando que o conjunto envolve nada menos do que 33 toneladas de aço! Se quiser ver o processo de montagem em 3D desta obra de arte clique aqui.
Caso o clube do seu coração tenha um qualquer bichinho como mascote partilhe este texto com o mesmo. Quem sabe não se inspiram e, um dia – assim haja orçamento para tal – nasça uma águia e/ou um leão ali prós lados da Segunda Circular, um dragão a norte ou outros espécimes algures pelo nosso Portugal.
Imagens: Atlanta Falcons/Mercedes-Benz Stadium

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário