segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Um Saudável Despertador A Bordo

Quando estamos ao volante há sempre algo, externo ou interno à condução, que nos distrai, que nos faz tirar os olhos da estrada, nem que seja por breves instantes. Noutro contexto, o cansaço é outro potencial perigo, afectando quem conduz há algum tempo ou quem não tenha descansado o suficiente, levando a situações em que se chega ao limite de se fechar os olhos… algo nada desejável!

Tendo em conta que 60% dos acidentes se devem a distracções ou a demasiado relaxamento ao volante, duas realidades que, por vezes, se revelam fatais, a HealthyRoad dedicou-se ao desenvolvimento de uma tecnologia que recorre à análise biométrica facial e que é direccionada ao sector automóvel. 

Através da câmara frontal de um smartphone, esta app analisa o comportamento do condutor, monitorizando em tempo real o seu estado - posição da cara, direcção dos olhos, número de vezes que estes piscam num determinado período de tempo, ritmo cardíaco - até se detectando os níveis de stress e algumas emoções. Caso as situações sejam anómalas, produzem-se avisos sonoro e visuais. Mas melhor do que explicar é convidá-l@ a ver o Vídeo Trendy Wheels da Semana desta app.



Trata-se de um processo iniciado em 2014 e que conta hoje com mais de 300.000 km de testes, os mais recentes dos quais atingiram um nível de fiabilidade de 92,5%, incidindo em condutores profissionais de veículos comerciais, ligeiros e pesados, bem como em condutores de automóveis de passageiros. Gradualmente são adicionadas novas funcionalidades, decorrentes do constante desenvolvimento feito pelos seus responsáveis.

Para terminar, esta app está, neste momento, apenas disponível para equipamentos de base Android, pelo que se quiser levar consigo este novo despertador de bordo faça o download na respectiva Play Store

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário