segunda-feira, 3 de outubro de 2016

‘Passerelles’ de Alcatrão

Numa altura em que “design” se tornou numa palavra obrigatória em todo e qualquer caderno de encargos de uma marca automóvel, seja na concepção de um veículo novo específico ou de uma completa gama de modelos, uma pergunta impõe-se: Foram os automóveis que atraíram o mundo da moda, ou foi a passerelle que conquistou os designers das quatro rodas?


Dizem os especialistas que “a moda é um reflexo do que acontece na nossa cultura e que as pessoas que nela vivem são igualmente apreciadores de arte, de design e de cultura, elementos que muitas marcas automóveis refletem nos seus produtos e nos seus próprios posicionamentos”. Não surpreende, por isso, que marcas com catálogos assumidamente premium como a Audi, BMW, DS, Lexus e Mercedes-Benz, ou mesmo outras menos estatutárias como a Ford, a Mazda e a SEAT, apostem nas diferentes Fashion Weeks por esse mundo fora.

Durante oito anos associada à conceituada “New York Fashion Week”, a Mercedes-Benz abriu recentemente mão dessa galinha dos ovos de ouro, levando os seus muitos milhares de dólares para outras paragens e de imediato outra marca não se fez de rogada em vista dessa oportunidade única. Foi a Lexus quem assumiu esse apetecível estatuto na Big Apple, lançando a campanha #HowFashionTravels, disponibilizando para a edição que decorreu há alguns dias uma vasta frota de veículos de cortesia, para organização, VIPs e outros participantes. Isto ao mesmo tempo que reforçou os laços com o “MADE New York”, outro conceituado evento de moda & design a que há muito está ligada.


Assegurando que designers e demais convidados chegassem aos vários locais do evento com enorme estilo, a marca de luxo do universo Toyota deu uma maior dinâmica e visibilidade a este chorudo contrato. Recorreu à experiência de quatro estilistas do MADEAdam Selman, The Blonds, Brock Collection e 69 – convidando-os a conceber os exteriores de duas dezenas de viaturas, espelhando outras tantas criações da “Colecção Primavera/Verão 2017”, isto antes mesmo do desfile de alguns dos conjuntos na passerelle. Veja abaixo alguns exemplares.




Imagens: Lexus (oficiais)

Então e por cá? A realidade nacional fica para uma próxima oportunidade. Avanço só que há uma marca que se destaca das demais…!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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