Numa altura em que “design” se tornou numa palavra
obrigatória em todo e qualquer caderno de encargos de uma marca automóvel, seja
na concepção de um veículo novo específico ou de uma completa gama de modelos, uma
pergunta impõe-se: Foram os automóveis que atraíram o mundo da moda, ou foi a passerelle que conquistou os designers
das quatro rodas?
Dizem os
especialistas que “a moda é um reflexo do
que acontece na nossa cultura e que as pessoas que nela vivem são igualmente
apreciadores de arte, de design e de cultura, elementos que muitas marcas
automóveis refletem nos seus produtos e nos seus próprios posicionamentos”.
Não surpreende, por isso, que marcas com catálogos assumidamente premium como a Audi, BMW, DS, Lexus e
Mercedes-Benz, ou mesmo outras menos estatutárias como a Ford, a Mazda e a SEAT,
apostem nas diferentes Fashion Weeks
por esse mundo fora.
Durante oito anos
associada à conceituada “New York Fashion Week”,
a Mercedes-Benz abriu recentemente mão dessa galinha dos ovos de ouro, levando os seus muitos milhares de
dólares para outras paragens e de imediato outra marca não se fez de rogada
em vista dessa oportunidade única. Foi a Lexus quem assumiu esse apetecível estatuto na Big Apple, lançando a campanha #HowFashionTravels, disponibilizando para a edição que decorreu
há alguns dias uma vasta frota de veículos de cortesia, para organização, VIPs e
outros participantes. Isto ao mesmo tempo que reforçou os laços com o “MADE New York”, outro conceituado evento de moda &
design a que há muito está ligada.
Assegurando que designers
e demais convidados chegassem aos vários locais do evento com enorme estilo, a
marca de luxo do universo Toyota deu uma maior dinâmica e visibilidade a este chorudo
contrato. Recorreu à experiência de quatro estilistas do MADE – Adam Selman, The Blonds, Brock Collection
e 69 – convidando-os a conceber os
exteriores de duas dezenas de viaturas, espelhando outras tantas criações da “Colecção Primavera/Verão 2017”, isto antes
mesmo do desfile de alguns dos conjuntos na passerelle.
Veja abaixo alguns exemplares.
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Imagens: Lexus (oficiais) |
Então e por cá? A
realidade nacional fica para uma próxima oportunidade. Avanço só que há uma
marca que se destaca das demais…!
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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