segunda-feira, 4 de julho de 2016

Leões Para As Rodas

Yeahhhhhhhhhh!!! Portugal volta a estar em grande, ao conquistar nada menos do que 8 distinções no “Cannes Lions 2016”, iniciativa que nada tem a ver com modalidades olímpicas mas com que se pode fazer uma equiparação, sendo a mais importante mostra de criatividade publicitária a nível mundial. Um palco onde o nosso país se fez representar por varias agências, com destaque para cinco – BBDO, Fuel, Leo Burnett, O Escritório e Y&R – após se verem integradas em shortlists que davam acesso aos prémios mais apetecíveis. Foram oito dias de demonstração da veia criativa no seu estado mais puro, que trouxe para solo luso, leões de ouro, prata e bronze, algo que há alguns bons anos não acontecia!

Destes e no mundo das rodas em que viaja o Trendy Wheels, comecemos pela agência O Escritório que conquistou um Leão em cada uma das liga metálicas, projecto “Instruções de Segurança”, que desenvolveu para o sector da aviação, para a Emirates, no âmbito do seu patrocínio ao Sport Lisboa e Benfica. Obteve Ouro e Prata em “PR”, nas subcategorias de “Live Shows/Concerts/Festivals” e “Events & Stunts”, somando-lhes um de Bronze em “Promo & Activation/Guerrilla Marketing & Stunts”.

Relembre aqui a coreografia das hospedeiras que, em Outubro do ano passado, levou ao rubro os adeptos do clube da Luz antes do embate que o opôs ao arqui-rival Sporting Club de Portugal (nota: omito só o resultado do jogo porque sim):


É um tanto ou quanto estranho ver uma acção que envolve o “clube da águia” ganhar “leões”. Será um sinal dos tempos?

Outro grande destaque vai para a Leo Burnett, com o projecto “Aula de Impacto”, criado para a Brisa, de alerta para os acidentes rodoviários entre os jovens. Finalista em várias categorias, foi em PR/Business Citizenship/Corporate Tesponsibility” que obteve um Leão de Prata. Nele apresentam-se a potenciais encartados um conjunto de formadores que tiveram uma experiência de vida ao volante que os marcou para o resto das suas vidas. Veja aqui o vídeo:


Um projecto que foi também finalista das categorias “Direct”, nas subsecções de “Public Health & Safety” e em “Integrated Led by Direct”, e de “Promo Activation/Cars & Automotive Products & Services.

Outra premiada foi a BBDO, trazendo consigo daquele spot de famosos no sul de França nada menos do que três Leões de Bronze, referentes às categorias de “Design/Sculptural Brand Installation & Experience”, Outdoor/Live Advertising and Events”, e “Promo & Activation/Guerrila Marketingg & Stunts”. Infelizmente não o conseguiu na categoria “Film/Cars & Automotive Products & Services” a que também concorria. Foi o reconhecimento do projecto “#smarteffect”, de promoção ao novo smart, acção que, no final do Verão do ano passado, deixou muito boa gente de boca aberta em vários pontos de Lisboa, quando viam dois carros encolher – literalmente – para deixar estacionar entre eles uma terceira viatura, o tal pequenino smart que cabe em (quase) todo o lado. Veja aqui como tudo aconteceu:


A BBDO concorreu ainda em Outdoor/Special Build”, com outro projeto para a smart, de “O stand mais pequeno do mundo”, com o qual não obteve nenhuma distinção. 

Igualmente premiadas com diferentes Leões, as agências portuguesas Fuel e a Y&R não concorreram com projectos sobre rodas, pelo que, a referência às mesmas é aqui mais pequenina, mas não deixa de ficar registada! Tal como o primeiro "Young Lion" de sempre para Portugal, para os jovens criativos da agência NOSSA. Parabéns a tod@s!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.


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