sexta-feira, 1 de julho de 2016

7 Décadas a Zumbir

Pois é! A boa da Vespa já faz 70 anos e apesar da avançada idade, está aí para as curvas, como, aliás, esteve ao longo de toda a sua vida. “Sucesso”, “ícone”, “lenda”, “best-seller”, etc são algumas das palavras que melhor descrevem este ícone que, muito naturalmente, também se tornou estrela de cinema.

O nome desta scooter, sem igual no mercado, terá surgido quando Enrico Piaggio, empresário italiano que iniciou o seu processo de desenvolvimento, viu o protótipo, exclamando: “Sembra una vespa!” ("Parece uma vespa!"). De facto, o formato da carroçaria e o barulho do motor eram – e ainda são no presente – muito semelhantes a esse insecto, pelo que ficou ali decidido de imediato o nome definitivo.

O modelo original surgiria na Primavera de 1946, sendo que até ao presente são mais de 18 os milhões de Vespas a fazer zum zum em todo o mundo, pelo que cada patamar temporal que atinge é motivo de comemoração. Como agora nos seus bem vividos 70 anos, em que a marca italiana lança uma gama especial – as Vespa Settantesimo – numa luxuosa edição que enaltece as ímpares e inimitáveis características desta duas rodas: a jovem e dinâmica Primavera, a potente e poderosa GTS e a simplista PX.

“Uma personalização que celebra a história do veículo que foi muito mais além da sua função de mobilidade ágil e divertida e que se tornou num ícone intemporal, refere Sara Chen, Gerente da C. Machado Lda, importador nacional do Grupo Piaggio. “Mais do que uma simples scooter, hoje a Vespa é o mais aclamado e desejado veículo de duas rodas em todo o mundo, unindo jovens de distantes e diferentes culturas numa única paixão. Interagindo em ambientes sociais totalmente diferentes a marca gera fenómenos culturais específicos e torna-se protagonista na moda, na música e junto dos jovens.

É, de facto um nome que se ultrapassa a si mesmo, pois mesmo que a ideia seja outra, mesmo conversas de propostas da concorrência, a referência é sempre essa: Vespa! Nesta edição comemorativa, devidamente assinada com o logotipo Vespa Settantesimo, as três versões assumem cores exclusivas – Azzurro 70 e Grigio 70 – destacando-se todo o charme do design da marca, realçando o melhor da evolução estilística da marca ao longo destes 70 anos. Luxuosa é, também, a personalização, no banco num elegante castanho-escuro, que faz a ponte com a elegante mala colocada no clássico bagageiro traseiro cromado, igualmente referencial no património da marca, em contraste com as tubagens bege e com o acabamento dark nas rodas.

Imagens: Piaggio/Vespa (oficiais)
Em comercialização no nosso país desde Maio último, a Vespa PX Settantesimo é proposta por 4.455 ou 4.700 euros, consoante o motor, de 125cc ou 150cc. A versão comemorativa da Primavera custa 5.050 euros (só com 125 cc) e a potente GTS ascende aos 5.990 euros com o motor mais pequenino de 125cc ou 6.700 com o de 300cc.

De ícone da estrada a sex symbol do grande ecrã
Quatro anos depois de surgir no mercado, a Vespa chegou ao cinema. “Domenica d’agosto” foi a comédia italiana onde fez a sua estreia, então contracenando com Marcello Mastroianni, mas foi com a película “Roman Holiday” de 1953, em que Audrey Hepburn e Gregory Peck atravessam a cidade de Roma na sua Vespa 125, que se deu o boom cinematográfico. 
 
Imagens: Piaggio/Vespa, Depeche Mode (oficiais) e "La Vespa e il cinema"

Centenas de actores e actrizes, nas mais diversas categorias de filmes, seguiram-se-lhes no inconfundível banco da scooter italiana. Entre outros, destacam-se os títulos “American Graffiti” (1973), “Quadrophenia” (1979), “The Talented Mr. Ripley” (1999), “Absolute Beginners” (1986), e até nos “102 Dálmatas” (2000) ou no blockbuster “Transformers” (2007). Em “Alfie” (2004) Jude Law percorre as ruas de Manhattan numa Vespa azul e branca, sendo imitado no ano seguinte por Nicole Kidman, protagonista de “A Interprete” (2005), em Nova Iorque, numa Vespa amarela. Há ainda um filme húngaro de 2010 de seu nome “Vespa”, em que um jovem cigano de 12 anos, de uma zona pobre e rural da Hungria, ganha num jogo de cartas, uma barra de chocolate premiada com uma… Vespa!

Também nas séries a presença da scooter é uma constante, como em “Dear Diary” (1993), passando o protagonista o episódio inteiro de “In Vespa” no banco da sua 150 Sprint. Na música, “Behind The Wheel” dos Depeche Mode, um dos temas referenciais da banda, faz uma exposição quase de fio a pavio da moto italiana!


Consulte mais informações históricas sobre este ícone das duas rodas aquiSe for viajar para Itália, ali para os lados de Pizza (a tal da torre inclinada), dê um saltinho a Pontedera e visite o Museo Piaggio. Caso tenha – ou pretenda ter – uma Vespa, pode sempre juntar-se ao Vespa Clube Portugal e participar nas suas acções e concentrações. A agenda é bastante completa!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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