segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Psicologia Inversa

Estamos carecas de saber que conduzir e utilizar o telemóvel durante o processo pode, muitas vezes, ter efeitos nefastos, pois a distracção ao volante paga-se caro. Mas, o que é um facto é que se continua a ver muito condutores de telemóvel na mão, nomeadamente no pára-arranca, com os olhos postos no visor, seja para aceder/enviar a sms, ou para consultar as cada vez mais concorridas redes sociais. 

Então e o que fazer, nomeadamente para alcançar essas pessoas, em especial as mais contrárias e resistentes? Uma solução poderia ser o recurso à psicologia inversa, ordenando-se algo e esperar que a pessoa faça exactamente o contrário. Isto porque esses mais renitentes odeiam limitações à sua liberdade pelo que se rebelam quando tal acontece, agindo no sentido oposto.

Não há muito tempo em Ontario (Canadá), uma (suposta) agência funerária teve a impensável ideia de colocar painéis de publicidade gigantes junto a uma das mais movimentadas autoestradas locais, com letras garrafais a dizer “TEXT AND DRIVE”, surgindo mais abaixo a referência à dita agência! 

Pois… decerto que este seria um bom modo de angariar clientes extra, mas havia algo mais por detrás desta mensagem, como pode ver no portal da tal Wathan FuneralSim, é um tipo de psicologia inversa, pois pretendeu-se convencer os condutores locais desse perigo ao volante, estimando-se que, muito em breve, as fatalidades provocadas pelo álcool na condução de veículos se vejam ultrapassadas por esta recente tendência.

Em  S. Paulo (Brasil), houve outra proposta igualmente singular, com o contributo da Motorola Brasil, surgindo na paisagem da cidade um conjunto de sinais de trânsito de proibição (no tradicional circulo vermelho cortado na diagonal, sobre um fundo branco), neles se integrando todo o alfabeto, adicionando-se a mensagem “QUALQUER LETRA É PROIBIDA. NÃO DIGITE E DIRIJA.”

Regressando a norte do continente americano e para terminar, veja-se aqui um vídeo do que se registou numa autoestrada da Florida (no Estado da California), em plena hora de ponta. Dos 2.151 veículos que passaram por uma determinada câmara num período de 20 minutos (aqui reduzidos a 129 segundos graças ao timelapse), 185 deles (8,6%) conduziam distraídos, fosse porque iam a falar ao telefone, ou a mandar/receber sms, a comer ou a pensar na morte da bezerra!


Não parece muito significativo, nomeadamente se descontarmos os que iam a falar ao telemóvel, num Estado onde isso é permitido por lei, mas ainda assim… De pasmar é o facto de haver quatro Estados – Arizona, Missouri (só maiores de 22 anos), Montana e Texas (excepto recém-encartados) – em que até se permite enviar e receber sms! É a loucura! 

Se pensar em voar para o outro lado do Atlântico, veja abaixo onde se pode fazer o quê ao volante. Isto porque – se não sabia fica a saber – a coisa varia de um sítio para o outro. Mas, de preferência, não use o telemóvel e conduza! Claro que é pela sua saúde, mas também porque eu gostava de continuar a tê-lo aí desse lado a ler as futuras edições do Trendy Wheels!



Imagens: John St./Cieslok Media, Motorola/F.biz, SR22 Agency


Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário