quarta-feira, 3 de agosto de 2016

“Vamos Apanhá-los Todos!”

Decerto que conhece a expressão que dá titulo a este texto, pois ultimamente não se fala de outra coisa e não, não tem nada a ver com corrupção, se bem que se aplicasse na perfeição a uns quantos! É o lema dos treinadores de Pokémon, popular franchise do entretenimento infantil do final dos anos '90, surgindo como uma série de desenhos animados, tema que transitou para uns quantos jogos de diferentes consolas (com especial destaque para a GameBoy). A série estreou por cá em 1999 e lembro-me bem dela, seguindo-a por vicissitudes da descendência, com cromos e cadernetas, tazos e bonequinhos, estampas e posteres, (quase) tudo andando lá por casa de rebolão, em lutas titânicas entre as várias espécies e evoluções, com as suas habilidades, pontos fortes e fracos à mistura. Ah sim, isto tudo e mais as famosas bolas brancas e vermelhas, necessárias para apanhar tão deliciosos – às vezes assustadores – bichinhos transmutados!

Imagem: GVB/Headmade
Eis que, passados 18 anos a coisa evoluiu – e de que maneira – e o eléctrico e amarelinho Pikachu & seus amigos partiram à conquista de crianças e principalmente adultos, crescidos (???) que agora mais parecem ter acordado a costela infantil, saindo para todo o lado com este brinquedo novo. O Pokémon Go!, novo jogo electrónico free-to-play, de realidade aumentada para telemóveis, leva-os a diferentes estágios de autêntica loucura, no papel de Ash e Misty, correndo para todo o lado atrás daquele especimen raro que, por cá, lhes permite completar a colecção europeia! Isto porque os bichos aparecem nos locais mais improváveis e porque há uns quantos exclusivos de uns pontos do planeta que não há noutros continentes! Se a coisa evoluir dos actuais cerca de 140 para os mais de 700 outros exemplares (sim, leu bem… são 721 neste momento), das diferentes gerações e que constam da Pokédex, a coisa promete durar mais uns tempinhos!

Imagens: Pokémon/Nintendo
Bem mais relaxante/menos viciante é outro jogo que lhe apresento hoje, claro que envolvendo rodas. Chama-se #GVBeestje e também aqui há que “apanhá-los a todos”, através de um lagarto que se alimenta de seres humanos! "Pronto... pior a emenda que o soneto!" - poder-se-á pensar! Nada disso, este é um processo bem soft, já que o bichinho tem o seu quê de simpático e os humanos nem notam que foram engolidos! O único senão é que só pode jogado nos trams (transportes públicos eléctricos) de Amesterdão, ou pelo menos enquanto não se lembrarem de importar a moda para outras cidades. Conheça-o aqui:


Trata-se de uma iniciativa do operador de transportes públicos daquela cidade holandesa, num processo desenvolvido por Daniel Disselkoen, da Headmade. Com ele pretende-se entreter as pessoas nas suas deslocações urbanas, fazendo-as largar os telemóveis a que andam agarradas maior parte das suas vidas. Para o efeito, instalaram-se estas pequenas criaturas em todos os trams da cidade. Há apenas que tapar um olho e tentar comer o maior número de transeuntes entre cada paragem! Muito cool, não é?

Já sabe, se viajar para Amesterdão, salte para um tram e vá apanhá-los todos! Afinal, os humanos são aos milhares, de diferentes tamanhos e raças, pelo que o crocodilo terá um menu bastante variado! Boas viagens e boas férias, consoante os casos!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário