sexta-feira, 17 de junho de 2016

Deliciosos Enlatados

Lembra-se, certamente, de fazer uma visita a um jardim zoológico, eventualmente pela mão dos seus pais ou mesmo já acompanhado com a sua própria descendência, ou outros petizes de familiares ou amigos. Para além do fantástico incremento na qualidade destes espaços, o que é que salta imediatamente à vista? Um conjunto de animais fora do seu habitat natural, se bem que – e felizmente – com um nível de tratamento muito superior ao que se registava há umas décadas, colocados em recintos à imagem daqueles onde estariam se estiverem em modo selvagem.
 
Foto: Orana Wildlife Park
Mas… e se os papéis de invertessem e fosse o visitante o convidado a entrar para uma espécie de gaiola com rodas, enquanto os donos da casa se passeiam livremente, rondando o delicioso petisco que se lhes apresenta? Claro que já existem parques naturais em que a vida selvagem é vista a partir do interior de viaturas, mais ou menos adaptadas a essa, por vezes, perigosa travessia, mas estes exemplos são substancialmente mais hot & spicy!

Tive recentemente conhecimento de dois, mas acredito que haja mais: o Lehe Ledu Wildlife Zoo em Chongquing (China) e o Orana Wildlife Park na Nova Zelândia. Têm a particularidade de meter os visitantes no interior de veículos gradeados e de os levar através de reservas em que os animais selvagens – leões, tigres brancos e de bengala, leopardos com número variável de pintas e ursos de tamanhos e cores diversas, entre outros bichinhos pequeninos e amorosos – por ali cirandam livremente, tentando perceber como se abrirão tão deliciosas latas de petiscos! Para tornar a experiência ainda mais quente são dependurados nacos de carne do lado de fora dos mesmos, aproximando ainda mais os bichinhos que, em pequenos, se haviam visto como doces e suaves peluches de companhia, muitas vezes como companhia nas suas camas. Também é possível dar-lhes comida directamente mas, se não se tiver cuidado, lá sairá do recinto com um dedinho a menos! Senão, veja:

 

É assim como um Jurassic Park mas com uma categoria tecnológica – pelo menos à imagem dos veículos das fotos – uns níveis milhares de vezes abaixo daquele conceito futurista. E claro que no mar também já se fazem experiências de mergulho junto a tubarões ou em lagos de crocodilos, aqui também aliciados com pedaços de carne. Como as imagens valem mais do que qualquer descritivo, deixo à sua imaginação o resto, até mesmo considerar uma visita aos ditos, isto se gostar da proximidade do hálito decerto quente de qualquer dos peluches… perdão… bichos acima!
 
Fotos: Crocosaurus Cove/Park Darwin (Austrália) e Gansbaai and False Bay (África do Sul)

Por cá e a título de sugestão para as férias da pequenada que se avizinham são exemplos de referência – sem quaisquer tipo de constrangimentos semelhantes ao acima exposto – os seguintes espaços:
·         Jardim Zoológico de Lisboa (Sete Rios, Lisboa)
·         Oceanário de Lisboa (Parque das Nações)
·         ZooMarine (Albufeira)
·         Aquário Vasco da Gama (Algés/Dafundo)
·         Badoca Safari Parque (Vila Nova de Santo André)
·         Monte Selvagem (Montemor-o-Novo)
·         EuroParadise (Montemor-o-Velho)
·         Zoo de Santo Inácio (Avintes), Zoo da Maia (Maia) e Zoo de Lagos (Lagos)
·         Mais as quintas pedagógicas, parques e centros de educação ambiental que têm aberto em vários pontos do nosso país, com maior ou menor diversidade, são também interessantes de conhecer.

Caso lhe interesse, comece a planear as suas férias e da pequenada, sua ou emprestada! Depende só do grau de loucura que queira juntar!
 
Fotos: Lehe Ledu Wildlife Zoo (China) e Orana Wildlife Park (Nova Zelândia)
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário