sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Viagem em formato XXS

A imaginação de Tatsuya Tanaka não parecer ter limites, já que o híper-criativo japonês não para de surpreender o mundo, a todo e cada dia, com as mais (ir)reais recriações de situações do quotidiano. Recorrendo a peças em tamanho real e miniaturas dos mais diversos objectos e pessoas, alimenta o seu “Miniature Calendar” com as fotos resultantes dessas composições, num interminável processo que, como qualquer calendário que se preze, tem uma diferente referência todos os dias.


Já em Março último me havia referido ao mesmo, na peça Calendário em Miniatura, ali mostrando algumas das recriações em que o mesmo recorreu a temas do mundo das rodas, sendo que, desde então, têm sido publicadas muitas mais nas plataformas dedicadas.
Tendo em conta o potencial da coisa e atentando à importância do mercado nipónico, fortemente assente nos modelos das marcas locais, a Volkswagen Japão associou-se a Tanaka, pedindo-lhe para criar uma viagem até ao Salão de Tóquio, onde a marca japonesa apresentou, entretanto, as suas mais recentes novidades. Tendo como base um VW Carocha original, o imaginativo fotógrafo recriou, ao longo de 12 dias, o percurso desse modelo até ao certame nipónico, levando-o a atravessar campos, praias e cidade, ilustrando um sem número de situações que, na maioria dos casos, até nem nos são nada estranhas!

Sob o nome de "Miniature Drive", criou-se, assim, todo um mundo de faz-de-conta em que livros e teclados de computador são prédios, canetas e palhinhas retratam candeeiros de rua, roupa e lãs formam o relevo campestre, alimentos e embalagens recriam parques de diversões, edifícios e outras realidades. Pode ver tudo isso nas fotos que ilustram este artigo e ainda um mini-filme dos preparativos para uma dessas sessões, clicando aqui.



Se quiser saber mais sobre este a criatividade deste fotógrafo de miniaturas nascido em Kumamoto, em 1981, autor destas composições e perspectivas únicas sobre coisas normais do nosso quotidiano, siga-o no Facebook e no portal dedicado Miniature Calendar.
É caso para dizer que, mesmo que não se entenda uma palavra que seja de japonês, as imagens falam por si!
Imagens: Miniature Calendar/Tatsuya Tanaka

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário