sábado, 30 de dezembro de 2017

Demolition derby em versão soft

E, para fechar este ano de 2017, trago-lhe algo diferente: corridas com caravanas. É, de vez em quando, tema de alguns filmes norte-americanos, normalmente de acção e envolvendo ex-criminosos ou delinquentes de variada ordem que, nas suas horas vagas, se dedicam a ganhar alguns dólares a troco das suas habilidades ao volante. É comum, por isso, assistir-se a essa demonstração de capacidades em eventos do tipo demolition derby.

Aquele é, aliás, um país onde há campeonatos desta natureza, em circuitos de perímetro curto onde normalmente ganha o que conjunto que conseguir sobreviver mais intacto aos ataques da concorrência. Já deste lado do Atlântico, realizaram-se em 2017 duas acções substancialmente mais suaves, uma em que se pretendeu demonstrar as potencialidades de um atrelado quando transportado a altas velocidades (embora sem exageros) e outra em que se pretendeu dinamizar a imagem de uma equipa de Fórmula 1. Vamos por partes:

Com um tesouro às costas
Comecemos pela Moetefindt Fahrzeugbau, fabricante alemão de reboques que pediu à Porsche um carrito para demonstrar o quão seguros são os seus trailers, mesmo quando carregados com preciosidade a bordo e com o velocímetro a atingir números granjolas. A Porsche não fez por menos e cedeu-lhes nada menos do que um Panamera ST de 550 cv, pois, afinal, em termos de imagem teriam muito a ganhar nesta busca de recorde, caso o mesmo se confirmasse, sem necessidade de grande despesa associada… a não ser que a coisa desse para o torto, se bem que, a este nível, há seguros para todos os gostos!
Imagem: Moetefindt Fahrzeugbau
Tendo como palco o mítico e exigente circuito alemão de Nürburgring-Nordschleife, o estranho conjunto cumpriu os objectivos, levando-se um outro Porsche – um curioso tractor Junior 108 – são e salvo até ao destino final. Necessariamente com um piloto profissional ao volante, no caso o britânico Patrick Simon, cumpriu-se a rapidíssima viagem pelo denominado “Inferno Verde” em 12 minutos e 6 segundos, quase integralmente feita em piso molhado, naquilo que ficou definido como um novo recorde mundial.

Red Bull dá-te… pró disparate!!!
Meses antes, a alguns quilómetros na vizinha Áustria e sob condições totalmente diferentes, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, dois pilotos da equipa Red Bull Racing, de Fórmula 1, mediram o repentino crescendo dos seus níveis de testosterona com as suas caravanas, aqui puxadas por igualmente potentes Aston Martin Vanquish S Volante.
Imagens: Red Bull Racing

Ao longo do traçado da pista Red Bull Ring e cada um com o seu reboque associado – aqui mais não era do que uma estrutura sobre rodas, devidamente decorada para o efeito desta promo da bebida energética – estes jovens com sangue na guelra alimentaram os seus egos, não se coibindo de explorar aos limites os 602 cv das suas montadas! No final ganha um e perde outro, mas a marca de bebidas energéticas tira, decerto, partido dos já mais de um milhão de visualizações no Youtube deste seu vídeo.

Enfim… cada um é pró que nasce!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e Boas Entradas!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário