segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Coreia do Sul Vence Super Bowl

Não, não há nada de errado com o título. É uma verdade indesmentível que o vencedor do “Super Bowl 2016” foi a Coreia do Sul! Claro que em campo a formação dos Denver Broncos bateu a dos Carolina Panthers nesta 50ª edição deste embate que decidiu o vencedor do Campeonato NFL, mas o público - os milhares presentes no estádio, mais os milhões que, espalhados pelo planeta, seguiram as transmissões em casa, somando-se ainda os vários milhares de milhões que entretanto viram, partilharam na net com os amigos e votaram nos anúncios produzidos para o evento - elegeu um vencedor adicional no evento: a Hyundai.

Imagem: Hyundai/NFL/PSD Graphics/Trendy Wheels/JP
A preferência pela publicidade do construtor sul-coreano, naquele que é o acontecimento desportivo mais mediático dos EUA, foi dupla - à geral e no sector das rodas – como o demonstra o estudo do jornal USA Today, tendo como base a plataforma AdMeter. A marca do “H inclinado” foi analisada como a que mais partido tirou do evento, com um score de 6,9 pontos em 10 possíveis no melhor dos três anúncios que exibiu nos intervalos do jogo.

A PUB mais popular junto do público destaca o “Sistema Car Finder” do novo Hyundai Genesis, tendo o actor Kevin Hart no papel de um pai um nadinha preocupado com a primeira saída nocturna da filha com o namorado. Veja abaixo este “First Date” e, eventualmente, pense se não terá visto (ou até poderá vir a passar por) esta situação aí por casa:


O segundo anúncio com rodas preferido nesta análise – e 5º em termos absolutos – foi, igualmente, da Hyundai, tendo como protagonista a estrela de cinema Ryan Reynolds - que aparece sucessivamente aos olhos de duas amigas que atravessam uma localidade chamada… Ryanville (como diz o outro, “What else!”) - e o novo Hyundai Elantra, equipado com o “Sistema de Travagem Automática de Emergência com Detecção de Peões”! A fechar o pódio das rodas o carro mantém-se, mas agora destacando-se o sistema de “Arranque Automático do Motor”, um gadget que permite a um casal salvar-se, mesmo a tempo, de um perigoso casal de ursos… falantes! Veja aqui o The Chase.

A Hyundai deixou, assim, as migalhas do sector automóvel para os seus adversários, com a PUB ao novo Honda Ridgeline a surgir no seu encalço na indústria e como a 7ª melhor neste ranking global do AdMeter. A jogar em casa, os americanos surgem bem abaixo neste ranking, sendo a Jeep a melhor posicionada, num modesto 13º lugar, entre os 63 anúncios de tudo e mais alguma coisa que se alinharam neste #SB50! 

Já agora, o 2º anúncio mais valorizado pelo público foi o adorável “Wiener Stampede” da Heinz, seguindo-se o surpreendente até final “Ultrasound” da Doritos! 

Vencedores e vencidos pretenderam cativar os seus públicos-alvo, ali gastando várias fatias de 5 milhões de dólares, necessárias para a reserva de cada bloco de 30 segundos de tempo de antena (mais os diferentes milhões gastos nas respectivas produções). Uns têm o investimento já garantido, outros muito pouco irão tirar partido do feito! Certo, certo é que para o ano há mais!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário