Não, não há nada de
errado com o título. É uma verdade indesmentível que o vencedor do “Super Bowl
2016” foi a Coreia do Sul! Claro que em campo a formação dos Denver
Broncos bateu a dos Carolina Panthers nesta 50ª edição deste embate que decidiu o vencedor do Campeonato NFL, mas o público - os milhares
presentes no estádio, mais os milhões que, espalhados pelo planeta, seguiram as
transmissões em casa, somando-se ainda os vários milhares de milhões que entretanto
viram, partilharam na net com os amigos e votaram nos anúncios produzidos para
o evento - elegeu um vencedor adicional no evento: a Hyundai.
Imagem: Hyundai/NFL/PSD Graphics/Trendy Wheels/JP |
A preferência pela
publicidade do construtor sul-coreano, naquele que é o acontecimento desportivo mais
mediático dos EUA, foi dupla - à geral e no sector das rodas – como o
demonstra o estudo do jornal USA Today, tendo como base a plataforma AdMeter. A marca do “H inclinado” foi
analisada como a que mais partido tirou do evento, com um score de 6,9 pontos
em 10 possíveis no melhor dos três anúncios que exibiu nos intervalos do jogo.
A PUB mais popular junto do público destaca o “Sistema Car Finder” do novo Hyundai Genesis, tendo o actor Kevin Hart no papel de um pai um nadinha preocupado com a primeira saída nocturna da filha com o namorado. Veja abaixo este “First Date” e, eventualmente, pense se não terá visto (ou até poderá vir a passar por) esta situação aí por casa:
A PUB mais popular junto do público destaca o “Sistema Car Finder” do novo Hyundai Genesis, tendo o actor Kevin Hart no papel de um pai um nadinha preocupado com a primeira saída nocturna da filha com o namorado. Veja abaixo este “First Date” e, eventualmente, pense se não terá visto (ou até poderá vir a passar por) esta situação aí por casa:
O segundo anúncio com
rodas preferido nesta análise – e 5º em termos absolutos – foi,
igualmente, da Hyundai, tendo como protagonista a estrela de cinema Ryan Reynolds - que aparece
sucessivamente aos olhos de duas amigas que atravessam uma localidade chamada…
Ryanville (como diz o outro, “What else!”) - e o novo Hyundai Elantra,
equipado com o “Sistema de Travagem Automática de Emergência com Detecção de
Peões”! A fechar o pódio das rodas o carro mantém-se, mas agora destacando-se o sistema de “Arranque Automático do Motor”, um gadget que
permite a um casal salvar-se, mesmo a tempo, de um perigoso casal de ursos… falantes! Veja
aqui o “The Chase”.
A Hyundai deixou,
assim, as migalhas do sector automóvel para os seus adversários, com a PUB ao
novo Honda Ridgeline
a surgir no seu encalço na
indústria e como a 7ª melhor neste ranking global do AdMeter. A jogar em casa, os
americanos surgem bem abaixo neste ranking, sendo a Jeep a melhor posicionada, num modesto 13º lugar, entre os 63 anúncios de tudo e mais
alguma coisa que se alinharam neste #SB50!
Já agora, o 2º anúncio mais valorizado pelo público foi o adorável “Wiener Stampede” da Heinz, seguindo-se o surpreendente até final “Ultrasound” da Doritos!
Vencedores e
vencidos pretenderam cativar os seus públicos-alvo, ali gastando várias fatias
de 5 milhões de dólares, necessárias para a reserva de cada bloco de 30
segundos de tempo de antena (mais os diferentes milhões gastos nas respectivas produções).
Uns têm o investimento já garantido, outros muito pouco irão tirar partido do
feito! Certo, certo é que para o ano há mais!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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