sexta-feira, 2 de junho de 2017

Septuagenário para todo o serviço

“Olá… sou o Type H, mas também já me chamaram H Van e HY. Nasci em Paris em 1947, logo a seguir a uma guerra que deixou a minha pátria devastada, pelo que decidi ajudá-la a reerguer-se e a tornar-se na potência que hoje é. Nasci, por isso, para trabalhos duros, sabendo que teria uma vida difícil pela frente, pelo que meti rodas à obra e nunca verguei sob o peso dessas múltiplas operações.”

Já fiz um pouco de tudo nesta vida, de transporte de materiais de construção, passageiros, gado, móveis, livros, legumes e café, a oficina móvel, até servindo de palco aos mais diversos eventos. Hoje, no alto dos meus 70 anos, gosto mais de estar em mercados de street food ou eventos desportivos, contribuindo para alegrar o pessoal, que ainda me olha com admiração. Ainda não penso em reforma, apesar de algumas dores aqui e ali, de que recupero depressa, fruto de quem me sabe curar, voltando à estrada para colocar sorrisos nos rostos de quem me vê passar. São já 70 anos mas estou aí para as curvas, apto para todo o serviço”.
Poderia ser este o discurso de apresentação de um dos maiores ícones da indústria dos veículos comerciais, o Citroën Type H, modelo que comemora este aniversário redondo. Até 1981, ano em que oficialmente terminou a sua produção, produziram-se perto de meio milhão de unidades – 473.289 para ser mais preciso – várias delas ainda hoje em circulação, seja porque os seus proprietários as souberam preservar ou porque há quem olhe para o modelo com o gigante double chevron na grelha (é aquela espécie de duplo circunflexo à frente dos modelos da marca francesa) e o recupere ou recrie, para as mais diversas operações.
Imagens: Jameson, Kiosque Street Food e Somersby

Entre as inúmeras acções previstas para celebrar a data, nomeadamente em solo gaulês, destaca-se a da Le Coq Sportif, conceituada marca francesa de artigos desportivos que, em conjunto com a Citroën, criou uma versão muito especial para os amantes do ciclismo, numa oficina móvel destinada a promover as provas por si patrocinadas. Outras irão surgir ao longo do ano.

Educar a mente e o estômago
Por cá este veículo de ar simpático também já teve as mais diversas actividades, do transporte ao pequeno comércio, com particular destaque para o lazer e a educação, até em ambientes diametralmente opostos.
Em 1958 foi a Fundação Calouste Gulbenkian que lhe deu enorme destaque, assentando no Type H muitas das suas então bibliotecas itinerantes, colocando-as a circular pelo nosso país para levar a cultura às zonas mais remotas do país, em especial aos que tinham menores recursos e pouco (ou nenhum) acesso à educação.
Mais recentemente o modelo tem reunido as preferências de outro tipo de educação, a do estômago, não sendo raras as empresas gastronómicas que o elegem para promover os seus produtos. Exemplos são os food & drink trucks da Menina e Moça, Fábrica – Coffee Roasters, Hops - Beer & CoJameson, Skinny Bagel e da Somersby, que invariavelmente surgem nos mais diversos eventos e festivais de street food do nosso país, ou noutros contextos do mais variado âmbito. Outros estão fixos nos seus poisos, como os Type H da Cheirinho e do Docicário, estacionados na “Cascais Kitschen”, a área de restauração do CascaiShopping.
Imagens: TrendyWheels/JP

Alguns dos exemplares que ilustram este texto têm assinatura da Kiosque Street Food, marca do grupo VERSO MOVE, que não tem tido mãos a medir face às inúmeras solicitações – nacionais e internacionais – para a construção de food trucks, nomeadamente os que têm como base este nosso aniversariante, recuperando chassis originais ou criando moldes em resina, com visual do modelo da Citroën.


Imagens: Kiosque Street Food
Mas não só, pois esta dupla do Cartaxo têm muito mais para mostrar, fruto do crescimento exponencial do segmento do street food, entidades que também apostam na transformação de veículos para o transporte de cavalos! Um tema que ficará para uma próxima edição.
Saiba mais sobre o Type H no portal Citroën Origins. Ali pode pô-lo a trabalhar, ouvir o bater das portas, ligar os piscas e até apertar a buzina! Conheça-o por dentro e por fora e veja os catálogos originais e a publicidade que o promovia. Há tanto para descobrir deste ilustre aniversariante. Parabéns Type H!


Imagens: Citroën (todas as restantes)





Imagens: Hops - Beer & Co. (1) e Trendy Wheels/JP (2 e 3)
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário