Longe (muito mesmo)
vão os tempos em que a Mercedes-Benz dominava, a seu belo prazer, o mercado dos
táxis em Portugal e noutros pontos do mundo, com os saudosos 220 SE do final
dos anos 50 do século passado (também conhecidos como “rabos de peixe”, dado o
formato da sua traseira), aos 180 D de 1960 (de alcunha “Matateu”, inerente a um
jogador de futebol da altura que teve um), ou ainda os 190 D já dos anos 80,
entre inúmeros outros modelos que populavam as frotas de cor preta &
verde-mar – ou em beje-areia a partir de 1993 – das diferentes companhias. Hoje
a realidade é outra e são muitas as marcas que oferecem propostas “TÁXI” nos
seus catálogos, tornando bem mais diversificada a opção de escolha.
Um dos novos players neste domínio é a Citroën, marca que esteve
sempre presente no mercado com propostas soltas mas que conta, actualmente, com
um autêntico super-herói, que lhe garante uma fatia significativa do mercado: o
híper-popular C-Elysée, que lhe
permite assumir-se quase com o estatuto de “Táxi
Mais Rápido do Mundo”!
Não tanto porque os seus condutores andem assim tão depressa, pelo menos os que fazem serviço nas cidades e vilarejos, mas sim porque há outro leque de condutores que atingem velocidades estonteantes, dando cartas no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (nos meandros da coisa conhecido como WTCC). Apostando num staff bem internacional – José Maria López é argentino, Yvan Muller e Grégoire Demoustier são franceses, Tom Chilton é britânico e Mehdi Bennani marroquino – estes podem até ser vistos como “Os Speedy Taxistas” pois o carro que conduzem nessas muito disputadas corridas, num campeonato que visita as mais diferentes pistas do planeta (no nosso país já andaram pelo Porto e por Vila Real) é nada menos do que um Citroën C-Elysée!
Não tanto porque os seus condutores andem assim tão depressa, pelo menos os que fazem serviço nas cidades e vilarejos, mas sim porque há outro leque de condutores que atingem velocidades estonteantes, dando cartas no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (nos meandros da coisa conhecido como WTCC). Apostando num staff bem internacional – José Maria López é argentino, Yvan Muller e Grégoire Demoustier são franceses, Tom Chilton é britânico e Mehdi Bennani marroquino – estes podem até ser vistos como “Os Speedy Taxistas” pois o carro que conduzem nessas muito disputadas corridas, num campeonato que visita as mais diferentes pistas do planeta (no nosso país já andaram pelo Porto e por Vila Real) é nada menos do que um Citroën C-Elysée!
Claro que comparar
o táxi C-Elysée tradicional com o C-Elysée WTCC de corridas é o mesmo
que comparar alhos com bugalhos: ambos partilham os “alhos” mas no segundo acrescentam-se-lhe
muitos “bug”… e que “bugs”! São uns pozinhos
mágicos que transformam a pacata berlina, que apanhamos ali numa qualquer
praça dos ditos com o tradicional - e, por vezes, estridente - grito “TÁXI!!!!!”, num autêntico monstro
devorador de asfalto, que ultrapassa (quase) todos os obstáculos que se lhe
apresentem, sejam as dificuldades das pistas ou os crescendos dos seus
adversários. Prova de que apanhá-lo é impossível, pois até só tem um banco…
para o condutor!
Senão vejamos: estreando-se
em 2014 neste campeonato, o C-Elysée conquistou ambos os títulos de
construtores (para a Citroën) e pilotos (com seu taxista argentino), feito que se repetiria
em 2015. Já no presente ano, embora mais complicada pela evolução que os seus
adversários demonstram, a tarefa perspectiva-se como perfeitamente possível,
tal é o avanço significativo que tem em ambos os escalões, cerca de 200 pontos nos
construtores e 101 nos pilotos, aqui com vantagem para o Bi-Campeão em título,
ele que até venceu 5 das 14 corridas disputadas.
Depois de já terem visitado
circuitos europeus em França, Eslováquia, Hungria, Alemanha, Rússia e Portugal –
estiveram em Vila Real em Junho último, com direito a visita ao Solar de Mateus
e tudo – visitando Marrocos pelo meio, o WTCC prepara-se para saltar
continentes para as 5 provas duplas que faltam: Argentina (Agosto), Japão e
China (Setembro), Tailândia e Qatar (Novembro). Se não for antes, a 25 desse
11º mês saberemos qual dos speedy taxistas da Citroën se sagrará Campeão,
assim o TPC de Férias de Verão seja feito em condições.
Claro que quando
chegar das suas viagens ou tiver de ligar para a linha telefónica ou recorrer à
app MyTaxi nunca poderá entrar neste
“Táxi Mais Rápido do Mundo”, mas não será
nada difícil apanhar um dos muitos Citroën C-Elysée Taxi que por aí circulam, pois desde 1993 a marca já vendeu 840 unidades, representando
neste momento 18% do mercado destes veículos! TÁXI!!!!!
Fotos: Blog "Restos de Colecção" , Vitesse e Cãmara Municipal de Lisboa |
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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