sexta-feira, 15 de julho de 2016

O Táxi Mais Rápido do Mundo

Longe (muito mesmo) vão os tempos em que a Mercedes-Benz dominava, a seu belo prazer, o mercado dos táxis em Portugal e noutros pontos do mundo, com os saudosos 220 SE do final dos anos 50 do século passado (também conhecidos como “rabos de peixe”, dado o formato da sua traseira), aos 180 D de 1960 (de alcunha “Matateu”, inerente a um jogador de futebol da altura que teve um), ou ainda os 190 D já dos anos 80, entre inúmeros outros modelos que populavam as frotas de cor preta & verde-mar – ou em beje-areia a partir de 1993 – das diferentes companhias. Hoje a realidade é outra e são muitas as marcas que oferecem propostas “TÁXI” nos seus catálogos, tornando bem mais diversificada a opção de escolha.


Um dos novos players neste domínio é a Citroën, marca que esteve sempre presente no mercado com propostas soltas mas que conta, actualmente, com um autêntico super-herói, que lhe garante uma fatia significativa do mercado: o híper-popular C-Elysée, que lhe permite assumir-se quase com o estatuto de “Táxi Mais Rápido do Mundo”

Não tanto porque os seus condutores andem assim tão depressa, pelo menos os que fazem serviço nas cidades e vilarejos, mas sim porque há outro leque de condutores que atingem velocidades estonteantes, dando cartas no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (nos meandros da coisa conhecido como WTCC). Apostando num staff bem internacional – José Maria López é argentino, Yvan Muller e Grégoire Demoustier são franceses, Tom Chilton é britânico e Mehdi Bennani marroquino – estes podem até ser vistos como “Os Speedy Taxistas” pois o carro que conduzem nessas muito disputadas corridas, num campeonato que visita as mais diferentes pistas do planeta (no nosso país já andaram pelo Porto e por Vila Real) é nada menos do que um Citroën C-Elysée!


Claro que comparar o táxi C-Elysée tradicional com o C-Elysée WTCC de corridas é o mesmo que comparar alhos com bugalhos: ambos partilham os “alhos” mas no segundo acrescentam-se-lhe muitos “bug”… e que “bugs”! São uns pozinhos mágicos que transformam a pacata berlina, que apanhamos ali numa qualquer praça dos ditos com o tradicional - e, por vezes, estridente - grito “TÁXI!!!!!”, num autêntico monstro devorador de asfalto, que ultrapassa (quase) todos os obstáculos que se lhe apresentem, sejam as dificuldades das pistas ou os crescendos dos seus adversários. Prova de que apanhá-lo é impossível, pois até só tem um banco… para o condutor!

Senão vejamos: estreando-se em 2014 neste campeonato, o C-Elysée conquistou ambos os títulos de construtores (para a Citroën) e pilotos (com seu taxista argentino), feito que se repetiria em 2015. Já no presente ano, embora mais complicada pela evolução que os seus adversários demonstram, a tarefa perspectiva-se como perfeitamente possível, tal é o avanço significativo que tem em ambos os escalões, cerca de 200 pontos nos construtores e 101 nos pilotos, aqui com vantagem para o Bi-Campeão em título, ele que até venceu 5 das 14 corridas disputadas.
 
Fotos: Citroën (oficiais)
Depois de já terem visitado circuitos europeus em França, Eslováquia, Hungria, Alemanha, Rússia e Portugal – estiveram em Vila Real em Junho último, com direito a visita ao Solar de Mateus e tudo – visitando Marrocos pelo meio, o WTCC prepara-se para saltar continentes para as 5 provas duplas que faltam: Argentina (Agosto), Japão e China (Setembro), Tailândia e Qatar (Novembro). Se não for antes, a 25 desse 11º mês saberemos qual dos speedy taxistas da Citroën se sagrará Campeão, assim o TPC de Férias de Verão seja feito em condições.

Claro que quando chegar das suas viagens ou tiver de ligar para a linha telefónica ou recorrer à app MyTaxi nunca poderá entrar neste “Táxi Mais Rápido do Mundo”, mas não será nada difícil apanhar um dos muitos Citroën C-Elysée Taxi que por aí circulam, pois desde 1993 a marca já vendeu 840 unidades, representando neste momento 18% do mercado destes veículos! TÁXI!!!!!
 
Fotos: Blog "Restos de Colecção" , Vitesse e Cãmara Municipal de Lisboa 
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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