sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Ícones Alternativos

O nome Iris Apfel diz-lhe alguma coisa? Se acompanha o mundo da moda ou se gosta de publicidade, decerto não lhe terá passado despercebida esta velhinha com uns meros 94 anos e um ar um tanto ou quanto excêntrico, com roupas de cores diversas (e muitas), mais uma quantidade invejável de jóias, tudo sublinhado por uns óculos tamanho XXL.

Foi nela que a francesa DS Automobiles apostou para desvendar ao mundo o seu novo DS 3, optando antes por se associar a este ícone, alguém que demonstra estar aí para as curvas, batendo na corrida as habituais modelos de corpos esculturais que marcas e/ou produtos associam às suas campanhas de lançamento.

Mas nem tudo gira à volta do corpo humano e a (ainda) boa da Iris também não quer saber de estereótipos, algo com que o modelo da DS, moderno e chique nascido em Paris – capital mundial da moda – também não se parece incomodar. Juntos têm entrado pelas nossas televisões e ecrãs de cinema, nos diferentes intervalos publicitários, em páginas de revistas e no online, pelos smartphones e tablets, em resultado de uma campanha da responsabilidade da Publicis La Maison. Decerto já identificou a PUB de que lhe falo, mas pode (re)vê-la aqui.

“Estilo” é o fio condutor da mesma, repleta de cor, colocando-se em destaque o mais pequeno carro da jovem marca francesa, um citadino de elevado conteúdo e que pode ter milhões de personalizações (também o há em versão a céu aberto). Apresenta esta avozinha alternativa ao seu volante, num encontro simultaneamente óbvio e improvável: óbvio porque a DS sublinha o estilo inimitável do seu DS 3, em tudo semelhante ao da própria Iris Apfel; improvável porque o primeiro pensamento que surge é “o que é que isto tem a ver?”. Resposta: Tem tudo, já que o estilo é a principal razão para a compra de um automóvel premium para uso em cidade. “Driven by Style” é, por isso, o motto da campanha e se há algo que quer o DS 3 quer a Iris transpiram é estilo!

E quem é a protagonista?
Assumindo uma posição marcante, diferenciadora, provocante, Iris Apfel é uma das mulheres mais influentes do mundo da moda. Os seus óculos enormes, mais as sobreposições de joias e acessórios a que recorre, em cima de roupagens que roçam a extravagância, sublinham-no.

Imagens: DS
Curiosamente, foi apenas aos 68 anos que esta norte-americana ganhou (ainda) maior visibilidade, quando o departamento “Costume Institute”, do Metropolitan Museum of Art, lhe dedicou uma exposição em que exibiu a sua vasta colecção de roupas e acessórios. Daí à conquista do mundo foi um salto de proporções gigantescas, alimentando a sua ousadia e criatividade como parte da sua essência.

Como se ainda precisasse de apresentar provas de que é uma mulher de visão intemporal, está o facto de ter supervisionado a decoração de um dos edifícios mais conhecidos do mundo, a Casa Branca, para nada menos do que 9 Presidentes dos EUA (1950 a 1992), entre outras ligações aos mundos editoriais e da moda. Foi capa de inúmeras revistas, das referenciais “Vogue” e “Avenue”, à “Salt”, “Dated”, “S Moda” e “Stylist”, entre outras.

Resta-me acrescentar – caso tenha interesse – que a música “Odd Night”, num exclusivo para este spot “Driven By Style”, foi composta pelo DJ DVNO (Mehdi Pinson de seu nome). Ela estará disponível em breve no iTunes. Sobre a Iris Apfel, há um documentário de 2015 assinado por Albert Maysles, trailer com que termino esta edição do Trendy Wheels:


Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!


José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário