O nome Iris Apfel diz-lhe alguma coisa? Se acompanha o mundo da moda ou se gosta de publicidade, decerto não lhe terá passado despercebida esta velhinha com uns meros 94 anos e um ar um tanto ou quanto excêntrico, com roupas
de cores diversas (e muitas), mais uma quantidade invejável de jóias, tudo
sublinhado por uns óculos tamanho XXL.
Foi nela que a francesa DS Automobiles apostou para desvendar ao mundo o seu novo DS 3,
optando antes por se associar a este ícone, alguém que demonstra estar aí para
as curvas, batendo na corrida as
habituais modelos de corpos esculturais que marcas e/ou produtos associam às suas campanhas de
lançamento.
Mas nem tudo gira à
volta do corpo humano e a (ainda) boa da Iris também não quer saber de
estereótipos, algo com que o modelo da DS, moderno e chique nascido em Paris –
capital mundial da moda – também não se parece incomodar. Juntos têm entrado
pelas nossas televisões e ecrãs de cinema, nos diferentes intervalos
publicitários, em páginas de revistas e no online,
pelos smartphones e tablets, em resultado de uma campanha da
responsabilidade da Publicis La Maison.
Decerto já identificou a PUB de que lhe falo, mas pode (re)vê-la aqui.
“Estilo” é o fio
condutor da mesma, repleta de cor, colocando-se em destaque o mais pequeno carro da jovem marca francesa, um citadino de elevado conteúdo e que pode ter milhões
de personalizações (também o há em versão a céu aberto). Apresenta esta avozinha alternativa ao seu volante, num
encontro simultaneamente óbvio e improvável: óbvio porque a DS sublinha
o estilo inimitável do seu DS 3, em tudo semelhante ao da própria Iris Apfel; improvável porque
o primeiro pensamento que surge é “o que
é que isto tem a ver?”. Resposta: Tem tudo, já que o estilo é a principal
razão para a compra de um automóvel premium
para uso em cidade. “Driven by Style”
é, por isso, o motto da campanha e se há algo que quer
o DS 3 quer a Iris transpiram é estilo!
E quem é a protagonista?
Assumindo uma posição marcante,
diferenciadora, provocante, Iris Apfel é uma das mulheres mais influentes do
mundo da moda. Os seus óculos enormes, mais as sobreposições de joias e
acessórios a que recorre, em cima de roupagens que roçam a extravagância,
sublinham-no.
Curiosamente, foi apenas aos 68 anos que
esta norte-americana ganhou (ainda) maior visibilidade, quando o departamento “Costume Institute”, do Metropolitan
Museum of Art, lhe dedicou uma exposição em que exibiu a sua vasta colecção de
roupas e acessórios. Daí à conquista do mundo foi um salto de proporções
gigantescas, alimentando a sua ousadia e criatividade como parte da sua
essência.
Como se ainda precisasse de apresentar
provas de que é uma mulher de visão intemporal, está o facto de ter supervisionado
a decoração de um dos edifícios mais conhecidos do mundo, a Casa Branca, para nada menos do que 9 Presidentes dos EUA (1950 a 1992), entre outras ligações aos mundos editoriais e da moda. Foi capa de
inúmeras revistas, das referenciais “Vogue”
e “Avenue”, à “Salt”, “Dated”, “S Moda” e
“Stylist”, entre outras.
Resta-me
acrescentar – caso tenha interesse – que a música “Odd Night”,
num exclusivo para este spot “Driven By
Style”, foi composta pelo DJ DVNO (Mehdi Pinson de seu nome). Ela estará disponível em breve no iTunes. Sobre a Iris Apfel,
há um documentário de 2015 assinado por Albert Maysles, trailer com que termino esta edição do Trendy Wheels:
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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