quarta-feira, 24 de agosto de 2016

De Bestial A Besta

Com os constantes desenvolvimentos tecnológicos nas mais variadas áreas, andar de autocarro será, decerto, algures no futuro, bem mais fácil, caso, por exemplo, fosse implementada esta solução que fez o seu primeiro teste - quase secreto mas amplamente difundido na internet - na cidade de Qinhuangdao, no nordeste da China, país que lida com vários milhões de viaturas por dia, acumulando engarrafamentos monstruosos! 

Chama-se Transit Elevated Bus (TEB) este projecto desvendado em Maio último na “CHITEC - Exposição Internacional de Tecnologia de Pequim”, então perspectivando-se como uma autêntica revolução no trânsito das urbes, já que este estranho e enorme autocarro - há quem se lhe refira como comboio ou eléctrico pois circularia em carris - ultrapassaria o trânsito acumulado… por cima. Conheça o projecto no Vídeo Trendy Wheels da Semana:


De propulsão 100% eléctrica e com uma capacidade de 300 pessoas por carruagem, dizem os seus responsáveis que um único TEB de 4 carruagens substituiria nada menos do que 40 autocarros convencionais, para uma redução prevista na ordem dos 35% do trânsito acumulado, bem como um bem mais rigoroso cumprimento dos horários.


Claro que haveria muito trabalho a fazer, pois as vias teriam de ter determinadas condições, haveriam importantes alterações na recolocação de sinais de trânsito (semáforos), o modo como o gigantesco TEB conseguiria fazer determinadas curvas, havendo um problema adicional com a altura do seu túnel inferior, que não permite a passagem por baixo de veículos acima dos 2,1 metros, algo que impossibilita que alguns veículos comerciais e outros pesados circulassem nas vias por ele usadas. Isto para além da distribuição do trânsito pelas diversas vias, sendo que os restantes condutores teriam de se habituar a lidar com estas autênticas pontes com rodas nos seus trajectos, nomeadamente a verem-se ultrapassados por cima

A sua aplicação apontaria para o médio/longo prazo, uma vez ultrapassadas essas ainda muitas condicionantes, mas já surgiram mais umas quantas, depois da realização do primeiro teste real. Foi num percurso de uns meros 300 metros, apenas em linha recta e sem trânsito a passar por baixo e que as autoridades municipais locais... desconheciam! 

Depressa o projecto tido como visionários parece ter descambado em pouco ou nada, com a própria imprensa local a começar a desconfiar das verdadeiras intenções dos seus autores, alegando que isto poderá não ser mais do que um esquema de angariação de investimentos para algo com centenas (milhares???) de pontos de interrogação em termos de viabilidade e que, por isso, não surgirá assim tão cedo (leia-se, não dará o esperado retorno aos seus investidores em tempo útil). Veja aqui um dos reports do About People's Daily Online.

Passou, assim e em três tempos, de bestial a besta a grande maravilha chinesa, um projecto que teria tudo para ser bem sucedido mas que, afinal, parece não ter rodas para andar. Mas a ficção ou a perspectiva de evolução num futuro mais ou menos longínquo é algo que fazemos desde pequenos, das viagens ao espaço aos outros desenvolvimentos, incluindo o do mundo das rodas. Por tudo o acima, o TEB (ou algo similar) parece não ser para já, nem mesmo para amanhã, mas pode ser que um dia... Sonhar não custa!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário