quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Biciclada, Bicimpressa Ou Bicismart?

É uma pergunta que se impõe no futuro próximo no mundo das duas rodas sem motor, como o demonstram as três tendências que lhe trago hoje, uma mais ambiental, outra mais alternativa e uma terceira bastante tecnológica.

Comecemos pela proposta da Muzzi Cycles, que promove uma mobilidade mais saudável e sem poluentes, pela transformação de resíduos plásticos em matéria-prima. Reciclagem é, aqui, a palavra-chave e a base de trabalho do artista plástico uruguaio Juan Muzzi é não outra do que algo com que lidamos diariamente e que se acumula às toneladas nos aterros e – muito pior – nos mares e oceanos: garrafas de plástico do tipo PET. Neste caso transformam-se em quadros de bicicletas, num processo que consta da imagem abaixo, usando cada quadro o equivalente a cerca de 200 desses exemplares plásticos, produzindo-se um a cada 90 segundos! Informações adicionais, incluindo preços (em Reais) no link acima.

No  estúdio holandês MX3D está em preparação uma bicicleta que fura todas as convenções em termos de produção do quadro, seguindo uma tendência cada vez mais comum para a fabricação de peças: a impressão 3D. Chama-se Arc Bicycle e nasceu da ideia de um grupo de estudantes da Universidade Tecnológica TU Delft, cabendo ao estúdio a impressão em 3D do quadro, num reticulado de aço soldado, em camadas, feito por um robot. O processo pode ser visto neste vídeo:


Curioso o facto do projecto estar a servir de balão de ensaio para a produção de uma ponte, com oito metros de comprimento, sobre um dos muitos canais locais! Está agendado para 2017 e o Trendy Wheels manter-se-á atento aos novos desenvolvimentos.

Tecnologia é, também, algo muito subjacente à proposta da Samsung Maestros Academy, uma cooperação entre o especialista de quadros de bicicletas Maestro Giovanni Pelizzoli, o talento da aluna Alice Biotti, com o beneplácito do programa “Maestros” da Samsung Itália.

Nasceu, assim, a Samsung Smart Bike, a primeira bicicleta que protege o condutor através de componentes de segurança, controlados por um smartphone do gigante tecnológico sul-coreano: uma câmara digital apontada para trás transmite as imagens no ecrã; quatro feixes de laser projectam para o chão luzes indicadoras, alertando quem circule em redor da sua aproximação e trajectória; tem GPS integrado, Wi-Fi e Bluetooth. Já o inovador quadro neutraliza as vibrações do piso, impedindo-as de atingir, com a mesma intensidade, o ciclista. Conheça este futuro aqui.


São estas algumas das novidades do mundo das duas rodas sem motor. Outras há que ficam para uma próxima edição.

Imagens: MuzziCycles
Imagens: MX3D
Imagens: Samsung Maestros Academy

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário