sexta-feira, 8 de julho de 2016

Questões de Milhões

Está decidido quem são os finalistas deste Euro 2016: Portugal e França vão defrontar-se no próximo domingo para se saber quem será o Campeão Europeu de Futebol, série que tem a dupla Hyundai/Kia como patrocinadora. São coreanos os “Veículos Oficiais” do evento, neles se transportando organização e convidados mais ou menos VIP, e até os jogadores.

Como se tem visto, estes últimos deslocaram-se e chegaram aos estádios nos autocarros decorados com as frases que se elegeram, muito antes deste Euro, no âmbito do passatempo “Be There With Hyundai”. Decorreu no portal da UEFA de Novembro do ano passado a Março deste ano, tendo muitos submetido as suas propostas, anunciando-se a 1 de Maio último a preferida de cada país (pode consultar as frases de apoio a cada selecção no link acima)!

As imagens do autocarro de Portugal mostraram um orgulhoso lema “Uma equipa. Uma paixão, 11 milhões no coração. Força Portugal!!”, que deu dois problemazinhos: um foi de semântica (corrigido do que está no portal para o que apareceu nos vidros do autocarro), pois parecia algo estranho haver pontos a seguir a letras minúsculas (sim, os meus amigos dizem-me que sou um bocado picuinhas demais com questões de língua, mas pronto); o segundo pelo facto deste pranto nacional ter dado alguma polémica, pois quem o escreveu e depois quem decidiu escolhê-lo sobre as restantes propostas esqueceu-se que os portugueses não são só 11 milhões, mas pelo menos mais 4 milhões, contando-se com os emigrantes. Em conjunto com outra frase “Não somos 11. Somos 11 milhões” (em que até está errado o número de jogadores portugueses – 23 – que fazem parte da Selecção e que voaram para França), a coisa deu tal bronca que, de repente, o nº “11” da frase viu-se apagado dos vidros do autocarro luso. A recordar que por cá, definitivamente, não se sabe fazer contas, já que no anterior Euro 2008 houve uma marca portuguesa que proclamava nos seus anúncios sermos, à altura, 10 milhões... Pormenores!


Já a França tem um menos problemático “Votre force, notre passion” (“A vossa força, a nossa paixão”), contando com muitos mais milhões de adeptos atrás de si. Pelo caminho ficaram outros slogans, como o de Gales (“The dragons shall rise"/"Os dragões irão elevar-se"), o da Alemanha (”Wir meistern das!/“Vamos consegui-lo!”) e até o “Áfram Island” (“Vamos Islândia”) da surpresa nórdica deste Euro 2016.

A título de curiosidade, para este Euro 2016, a dupla Hyundai/Kia envolveu uma frota de 875 veículos, que foram entregues à organização em cerimónia realizada no Stade de France, palco da final do próximo Domingo. Parceira oficial do evento há 16 anos, a Huyndai contribuiu com automóveis para o torneio, dos modelos Genesis, Santa Fé, Tucson e o i20. Já a Kia, na sua qualidade de patrocinador quadrienal, forneceu veículos para transporte das selecções nacionais, árbitros, delegados, outros responsáveis e VIPs, incluindo autocarros e os modelos automóvel Sportage, Optima, Sorento, Carens, Soul e cee’d.
 
Imagens: UEFA, Hyundai, Kia (oficiais)
Posto isto, resta esperar pelas 21h45 do próximo Domingo (se tiver prolongamento e penáltis o sofrimento prolonga-se mais uma horita ou assim) para saber se Portugal fecha definitivamente para feriado na 2ªF seguinte! Assim como assim, já que lá chegámos, até era giro trazer-se o caneco!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário