Yeahhhhhhhhhh!!! Portugal volta a estar em grande,
ao conquistar nada menos do que 8 distinções no “Cannes Lions 2016”, iniciativa
que nada tem a ver com modalidades olímpicas mas com que se pode fazer uma
equiparação, sendo a mais importante mostra de criatividade publicitária a
nível mundial. Um palco onde o nosso país se fez representar por varias
agências, com destaque para cinco – BBDO, Fuel, Leo Burnett, O Escritório e
Y&R – após se verem integradas em shortlists que davam acesso aos
prémios mais apetecíveis. Foram oito dias de demonstração da veia criativa no
seu estado mais puro, que trouxe para solo luso, leões de ouro, prata e bronze, algo que há alguns bons anos não
acontecia!
Destes e no mundo das rodas em que viaja o Trendy Wheels, comecemos pela
agência O Escritório que conquistou
um Leão em cada uma das liga metálicas, projecto “Instruções de Segurança”, que desenvolveu para o sector da
aviação, para a Emirates, no âmbito
do seu patrocínio ao Sport Lisboa e
Benfica. Obteve Ouro e Prata em “PR”, nas subcategorias de “Live
Shows/Concerts/Festivals” e “Events & Stunts”, somando-lhes um de Bronze em
“Promo & Activation/Guerrilla Marketing & Stunts”.
Relembre aqui a coreografia das hospedeiras que, em Outubro do ano
passado, levou ao rubro os adeptos do clube da Luz antes do embate que o opôs
ao arqui-rival Sporting Club de Portugal (nota: omito só o resultado do jogo
porque sim):
É um tanto ou quanto estranho ver uma acção que envolve o “clube da
águia” ganhar “leões”. Será um sinal dos tempos?
Outro grande destaque vai para a Leo Burnett, com o projecto “Aula de
Impacto”, criado para a Brisa,
de alerta para os acidentes rodoviários entre os jovens. Finalista em várias categorias,
foi em “PR/Business Citizenship/Corporate Tesponsibility” que
obteve um Leão de Prata. Nele apresentam-se a potenciais encartados um conjunto
de formadores que tiveram uma experiência de vida ao volante que os marcou para
o resto das suas vidas. Veja aqui o vídeo:
Um projecto que foi também finalista das categorias “Direct”, nas
subsecções de “Public Health & Safety” e em “Integrated Led by Direct”, e
de “Promo Activation/Cars &
Automotive Products & Services”.
Outra premiada foi a BBDO, trazendo consigo daquele spot
de famosos no sul de França nada menos do que três
Leões de Bronze, referentes às categorias de “Design/Sculptural Brand
Installation & Experience”, “Outdoor/Live Advertising and Events”, e “Promo &
Activation/Guerrila Marketingg & Stunts”. Infelizmente não o conseguiu na
categoria “Film/Cars & Automotive Products & Services” a que também
concorria. Foi o reconhecimento do projecto “#smarteffect”, de promoção ao novo smart, acção que, no final do Verão do ano passado, deixou muito
boa gente de boca aberta em vários pontos de Lisboa, quando viam dois carros encolher – literalmente – para deixar
estacionar entre eles uma terceira viatura, o tal pequenino smart que cabe em (quase)
todo o lado. Veja aqui como tudo aconteceu:
A BBDO concorreu ainda em “Outdoor/Special Build”, com outro projeto para a smart, de
“O stand mais pequeno do mundo”, com
o qual não obteve nenhuma distinção.
Igualmente premiadas com diferentes Leões, as agências portuguesas Fuel
e a Y&R não concorreram com projectos sobre rodas, pelo que, a referência
às mesmas é aqui mais pequenina, mas não deixa de ficar registada! Tal como o primeiro "Young Lion" de sempre para Portugal, para os jovens criativos da agência NOSSA. Parabéns a tod@s!
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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