Cada
vez mais fã do MasterChef Austrália e afins, por vezes penso em ter uma casa – sonhar não
custa! – equipada com uma cozinha equivalente ao nível dos pratos que quero (re)criar.
Mas como, efectivamente o orçamento não estica e o Trendy Wheels ainda não tem aquela projecção que gostaria (mais o
EuroMilhões que teima em não pingar
para estes lados), mantenho-me na minha, fazendo o que posso com os
electrodomésticos e utensílios que tenho. Como, por exemplo, o frigorífico ou a
torradeira, que lá em casa são de marcas mais tradicionais, situação que
noutros locais não é bem assim, pois até há quem consiga ter, de uma mesma
marca, um automóvel parado à porta e a maquinaria
lá de casa.
Como
por exemplo, da Volkswagen! Pois, não
é sabido que o portento industrial alemão tenha uma divisão caseira, mas mediante a cedência de
direitos de imagem e consequentes avultados ganhos, encontram-se no mercado propostas
que compõem as letras “V” e “W” equilibradas e circunscritas a um perfeito círculo,
propondo-se exemplares que ficam bem – muito bem mesmo, diria! – em qualquer
cozinha.
Estacione o seu
frigorífico
É
este o convite da Gorenje, uma das
marcas mais in do momento em termos
de equipamentos para cozinhas, propondo no seu catálogo o “Retro Special Edition Fridge”, frigorífico desenvolvido com base
na icónica VW “Pão de Forma”,
combinando o design dos anos ’60 com a tecnologia do presente. Tem 260 litros
de capacidade e classificação A+++, estando disponível em duas cores: Baby Blue
e Burgundy.
Imagens: Gorenje |
Não
estando (ainda) disponível via o portal da Gorenje Portugal, adquiri-lo só é possível pela via internacional,
custando lá por fora algo na ordem dos € 1.300 a € 1.400, ou seja um pouco longe do conceito Volksküche, ou “Cozinha do Povo”, tal como hoje em dia a maioria dos modelos Volkswagen, há muito tendo deixado de ser os “Carros do Povo”. Adiante... uma vez recebida a
encomenda, é só delinear um espaço e estacioná-lo lá por casa, assim. Fácil!
Christmas
is coming!
Passando
dos frios para os quentes, que tal uma torradinha em pão caseiro e bem barrada
de manteiga? Há que convir que, numa altura em que Outubro já começou, volta a
parecer muito bem incluir a torradeira no ritual matinal, junto com uma boa
chávena de café ou de chá.
Imagens: VW Japão |
Mas
não uma torradeira qualquer, nada disso! Tem que ser uma que, uma vez usada a
manteiga ou o doce – ou qualquer outro elemento cremoso – tirado do frigorífico
acima, elas se derretam numa fatia de pão com… o logo da VW! Segundo parece, a representante
japonesa da marca terá criado uma edição limitada de 5.000 torradeiras “Volkswagen Minibus Toaster” – em verde,
vermelho ou azul & branco – peças
que têm a particularidade de ter uma grelha que queima o centro da fatia com o logo da marca!
Já
a Fizz Creations propõe outros exemplares menos excêntricos
mas igualmente funcionais em termos visuais – e que farão um match perfeito com o frigorífico acima:
não só uma torradeira, em duas composições de cor, como ainda uma chaleira de
1,8 litros, uma caixa para o pão, e ainda um mini-frigorífico com capacidade para
6 latas de 33 cl!
Imagens: Fizz Creations |
Se
umas estão à venda nos circuitos oficiais, outras há em portais como o eBay ou
a Amazon. Por inerência da aproximação das festas, será fácil adaptar aquela
expressão cada vez mais popular do “winter
is coming” para algo como “Xtmas is
coming” e encontrar-se aquela prenda interessante, especial e diferente! Até
porque o facto de todas se inspirarem num ícone do surf e da praia, poderão fazer-nos companhia até à chegada do Verão
de 2018... daqui a 6 longos meses!
Outra conceito de tripla para
a cozinha foi desenvolvida por um grupo de estudantes da PDF Haus, instituição coreana de educação em design
industrial. Também baseados na imagem da marca
alemã, têm aqui um design mais contemporâneo, mas nem por isso menos interessante.
Imagem: PDF Haus |
Dos carros para nossas
casas
Outros
poderão dizer “Então e a Mitsubishi?”, referindo-se à marca
que mais depressa nos poderá vir à memória neste particular. A divisão Mitsubishi Electric do
grupo japonês produz e comercializa diferentes produtos para o lar, pelo que a “marca dos 3 losangos”, também referida como “3
diamantes” pode, por isso, equivaler-se ao veículo que se conduz no quotidiano.
O
mesmo é válido para a Hyundai, colosso
industrial coreano que para além de automóveis, superpetroleiros e maquinaria
pesada, entre outros – é impressionante a abrangência deste conglomerado – conta,
também, com uma divisão própria dedicada aos equipamentos para o lar, a Hyundai Home Appliances.
Imagens: Hyundai Home Appliances e Mitsubishi Electric |
Em resumo, seja pela crescente aposta das marcas no denominado lifestyle branding, seja pela vertente dedicada de diferentes marcas
de veículos, será uma questão de
tempo até se poder fazer, caso assim se deseje, o paralelismo automóvel/casa,
afinal, as duas áreas que mais influem nos nossos orçamentos familiares!
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas
aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário