segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Um dia no campo

No sector da mobilidade, o Trendy Wheels tem-lhe mostrado, em diferentes edições, vários exemplos de que neste domínio o futuro é eléctrico, mas hoje vamos passar um dia ao campo, demonstrando que também na agricultura se preparam novidades. A diferença está no patamar da evolução, aqui recorrendo-se a resíduos oriundos da natureza para a produção de um combustível específico, o metano resultante de produtos biológicos, com uma aplicação muito particular, no tractor New Holland Methane Powered Concept.

Acabado de ser tornada público, este estudo chega-nos da área de negócio New Holland Agriculture, parte integrante do portento grupo italiano CNH Industrial, que sublinha ser a tendência a seguir nas próximas décadas neste domínio, deixando-se para trás vários séculos em que combustíveis fósseis, como o carvão ou o petróleo, foram reis e senhores do mundo, nomeadamente desde a Revolução Industrial. Iniciada em Inglaterra no Século XVIII e rapidamente alastrada a todo o mundo, levou a enormes transformações económico-sociais e, naturalmente, a toda uma nova realidade ao nível industrial, transversal à grande maioria das actividades.
Este novo conceito de tractor funciona a biometano, gás de produção local, obtido a partir de resíduos de produtos naturais, de alimentos e plantas, aos próprios dejectos dos animais. Equipado com soluções tecnologicamente avançadas, podendo-se até emparelhar com um smartphone, ou operá-lo através de instruções vocais, obtendo-se dele uma produtividade de excelência.

Mundialmente reconhecidos pelos seus avanços tecnológicos, os tractores da New Holland traduzem-se, na sua grande maioria, por soluções muito à frente da indústria de maquinaria e ferramentas para o sector agrícola, mas nunca antes um passo tão gigantesco havia sido dado. Uma vez tornado realidade, tornar-se-á parte integrante – e importante – da Quinta Energeticamente Independente, uma quinta auto-suficiente que se insere no gigantesco e avançado complexo agrícola de La Bellota, nos arredores de Turim (Itália).

Ou seja, num futuro não muito longínquo, os produtos naturais que tiver à sua mesa podem resultar de um processo em que o metano biológico se substituiu ao petróleo, combustível a cada dia vez menos usado na agricultura.

Imagens: New Holland Agriculture

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário