“Se não os podes
integrar, junta-te a elas!” ou “Aqui homem
não entra!”. Poderia ser um dos dois lemas do painel de juradas do “Women’sWorld Car of the Year 2017”,
iniciativa que nos últimos anos se tem demarcado do sexo oposto, num sector
ainda vincadamente masculino, passando a avaliar, por si próprias e com outra
visão das necessidades, as melhores propostas do mercado. Afinal, também se diz
que “a última palavra na escolha de um
automóvel novo é das mulheres”!
Basta
atentar nas listas de jurados dos principais galardões internacionais do sector
auto e verificar-se que os eles ultrapassam,
em muito, as elas: são apenas 4 as representantes
femininas nos “World Car Awards”, num
painel que compreende nada menos do que 82 jurados, são também 4 as juradas do “Car of the Year” europeu, onde votam 60 especialistas, e apenas 1 no “International
Van of the Year”, num painel de 24 jurados.
Em semelhante iniciativa na América do Norte são 57 os jurados, dos quais apenas
7 são senhoras. Elucidativo!
Em
face desta indesmentível realidade, são elas quem fecha o ano com a
atribuição do derradeiro grande galardão automóvel de 2017, àqueles que
consideraram como sendo os melhores da actualidade. Uma particularidade nesta 8ª
edição é o facto de haver, pela primeira vez na história da iniciativa, uma
jurada lusa entre as 25 votantes, que representam 20 países dos quatro cantos do planeta. Chama-se Carla Ribeiro e, por cá, espelha as
suas opiniões em publicações diversas, do jornal diário ‘Público’ às revistas especializadas ‘Carros & Motores’ e ‘Todo Terreno’, para além de conteúdos para o portal de cotação automóvel ‘Kelly Blue Book’. Também integra o júri
do “Carro do Ano” nacional, processo
de avaliações em que está, neste momento, envolvida. Ah sim, é a única
representante feminina no dito!
“Um prémio para os
melhores automóveis escolhidos exclusivamente por e para mulheres pode, à
primeira vista, parecer estranho ou até mesmo sexista. Mas, note-se que vivemos
num mundo em que ainda é vedado a alguém o direito de conduzir por simplesmente
ser mulher. E quando se começa a pensar nisso, percebemos a utilidade de um galardão
deste género”,
começa por dizer ao Trendy Wheels.
Apaixonada
por automóveis e tudo o que os envolve desde que se recorda, Carla Ribeiro
reforça que, “para além do mais, os
estudos mostram, claramente, que homens e mulheres têm uma diferente visão do
automóvel, quer enquanto objecto utilitário, quer de prazer. A partir daí e tendo em conta a baixa
representatividade feminina nos prémios do sector a nível global, assim como o
facto de a venda de 3 em cada 4 automóveis ser feita ou por uma mulher ou a
partir da decisão desta – dou como exemplo os carros de família – a criação de
um prémio destes fazer faz ainda mais sentido. E, se em determinados países a
presença de mulheres no jornalismo automóvel é o mais banal possível, noutros
permanece uma área tabu, uma espécie de ‘Clube do Bolinha’ em que menina não
entra.”
Profissional
que não só avalia as novidades de produto que são lançadas no nosso país (e não
só), como também cobre diferentes eventos motorizados, Carla Ribeiro considera
o facto de fazer parte desta iniciativa “enriquecedor
a nível pessoal mas, também, em termos profissionais pois traz consigo um
acréscimo de responsabilidade no sentido de manter o espírito crítico pautado
pelo rigor. Isto para além dos conhecimentos que integrar um painel do género
nos traz — algumas de nós fomos em Junho a Inglaterra, para entregar o prémio
de 2016 à Jaguar, sendo um privilégio poder ter contacto com os quatro cantos
do mundo e perceber realidades tão distintas quanto as da Índia ou da África do
Sul — pelo que a inclusão de Portugal nesta avaliação mundial não deixa de ser
representativa do potencial do nosso pequeno mercado”.
... e elas preferem o Hyundai IONIQ
Bom…
e, assim sendo, eis que são anunciados os últimos vencedores do presente ano,
neste processo dos destaques entre os melhores, em que o Hyundai IONIQ surge à cabeça desta apreciação feminina, nomeado como o “Vencedor Supremo” - uma denominação um quanto ou tanto peculiar - nesta contagem: “Seguro, confiável, amigo do ambiente e
extremamente feminino. Foi, este ano, um claro vencedor, considerando-se todas
as suas três variantes – EV, Hybrid e PHEV Plug-in Hybrid – como um único modelo
em termos de votações”, refere a organização, pela voz da neozelandesa
Sandy Myhre, Presidente do Júri e, também ela jurada, enaltecendo-se o facto de,
adicionalmente, ter ganho a categoria de
“Green Car“.
Os
vencedores dos restantes grupos deste “WWCOTY
2017” foram o Mazda CX-5 nos “Familiares”, modelo que foi ainda vice à
geral e também no cada vez
mais popular segmento dos “SUV/Crossovers”,
categoria aqui ganha pelo Peugeot 3008,
ele que é o actual detentor dos ceptros de “Carro
do Ano 2017” nacional e europeu, em termos absolutos. Adicionalmente, se o Ford Fiesta conquistou o troféu “Budget Car”, reservado aos modelos mais
acessíveis à bolsa, em contraponto, o BMW
Série 5 venceu o segmento “Luxo”.
Entre os “Desportivos” destacou-se o Honda
Civic Type R.
Adicionalmente
é pedido às juradas que atribuam um prémio ao seu “Dream Car”, galardão que se destina ao modelo que gostariam de
ter parado à porta de casa. A escolha recaiu, este ano, no McLaren
720S, um ano depois de terem eleito o… McLaren 570S. É caso para dizer que
não são nada pobrezinhas nas
escolhas!
Imagens: Women's World Car of the Year |
Acrescente-se
que esta avaliação interplanetária contemplou uma lista inicial de nada menos
do que 420 viaturas, umas abrangentes da maioria os mercados, outras específicas
de regiões mais restritas. O grupo foi, depois, alvo de uma triagem, vendo-se reduzido
a 60 modelos, 10 por cada uma das 6 categorias a concurso, para após esta avaliação
final, auditada por uma empresa independente, se gerarem os resultados acima.
Portugal em crescendo nos galardões internacionais
Fechada
que está a contagem de 2017, não há tempo para descanso, pois para a semana
serão dados a conhecer os nomes dos primeiros vencedores com o selo “2018”.
A
abrir a sequência teremos, já na próxima 4ªF (dia 22 de Novembro) em Lyon, o
anúncio do futuro detentor do ceptro de “International
Van of the Year” (IVOTY), aqui contando-se com a votação nacional de Fausto Monteiro Grilo, responsável pelo
portal ‘Comunicauto’. No mesmo dia e evento serão, também, conhecidos os
nomes do “International Truck of the
Year” (ITOY) e do “International
Pick-up Award 2018” (IPUA), aqui sem qualquer contribuição lusa.
A
15 de Dezembro saber-se-á que modelos vencem os galardões europeus “AutoBest”, quer o prémio maior, quer os das
diferentes categorias, numa iniciativa cujo painel integra José Caetano, director da revista ‘AutoFoco’.
2018
inicia-se sem qualquer influência portuguesa, com o anúncio dos vencedores dos “North American Car & Truck/Utility of
the Year Awards”, tendo depois de se esperar pelo dia 5 de Março para se
conhecer o “Car of the Year” (COTY) europeu,
resultado do processo de votação que decorre neste momento. Quer para a
definição da shortlist, grupo de 7 finalistas que será
conhecida já na próxima 2ª Feira (dia 20), como para a escolha do candidato eleito,
há que contar com as pontuações de Francisco
Mota, jornalista que até há bem pouco tempo representou a entretanto extinta revista ‘AutoHoje’, e de Joaquim Oliveira, como correspondente, freelancer que, entre outras, colabora com a revista ‘AutoFoco’, e outras publicações internacionais. Acrescente-se
que este último também é jurado dos galardões “Engine of the Year”, anunciados há uma semana e que premiaram os
melhores motores do mercado.
Fruto
de uma diferente calendarização, haverá depois um interregno até Junho, altura em
que se atribui outro dos grandes troféus internacionais, também aqui com um
jurado nacional: Guilherme Costa, um
dos co-responsáveis pelo portal ‘Razão
Automóvel’, dá a sua opinião nos “World
Car Awards” (WCA), avaliação intercontinental que tem, assim e também, um cunho
lusitano. Na mesma altura serão anunciados os “Bus & Coach of the Year”, estes dois sem nenhum nome português no
painel.
Esta
sequência anual irá, depois, fechar-se, uma vez mais, com o “Women’s World Car of the Year 2018”, naturalmente a realizar dentro de 12 meses,
integrando renovada avaliação da Carla
Ribeiro aos modelos que irão ser lançados ao longo do próximo ano.
Por
cá serão, entretanto, também conhecidos o vencedor do “Essilor Carro do Ano Trofeu Volante de Cristal 2018” e os das
categorias de suporte, algures entre
Fevereiro e Março próximos, para além de se anunciarem os conquistadores dos múltiplos
troféus atribuídos pelas diferentes editoras e revistas da especialidade,
nacionais e internacionais, ou pelos próprios mercados individualmente. Ou
seja, troféus não irão faltar para rechear as vitrinas das marcas!
Logótipos: Oficiais |
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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