São
bem mais comuns as campanhas rodoviárias em redor do álcool, mas é também
sabido que as denominadas substâncias psicotrópicas também influem nas nossas
capacidades de reacção ao volante. Como por exemplo a canábis (ou marijuana), droga leve que mereceu a devida atenção por parte da Asociacion de Estudios del Cannabis del Uruguay através de uma campanha dedicada!
A iniciativa
compõe-se de um conjunto de 3 pósteres, com outras tantas mensagens de alerta, cujas cópias foram estrategicamente colocadas na região de Montevideo, capital
deste país sul-americano que, em 2013, legalizou a sua produção e
comercialização. Integrados em muppies, têm a particularidade de serem feitos… da própria erva! Isso
mesmo! Com 1,70 m de altura por 90 cm de largura, cada painel idealizado pela
agência The Electric Factory é composto por
folhas da dita erva que foram desfiadas, prensadas e secas, num trabalho 100% artesanal. O
texto foi depois impresso através de um processo semelhante ao usado na
produção de serigrafias.
Abordando uma
temática com importante impacto social, as mensagens inerentes pretenderam servir de alerta para a responsabilidade de cada um enquanto condutor, nomeadamente para a
diminuição das suas capacidades depois de fumar a dita cuja.
Por falar em fumar,
aos eventuais larápios que pudessem ter ideias de roubar estes potsters – trocadilho entre as palavras “pot” (designação em inglês para “erva”) e “poster” –, feitos com recurso a uma quantidade não desvendada de folhas, deixou-se o reparo de que não valeria de nada o esforço, pois no processo de produção foram retiradas as substâncias psicoactivas, ou seja, se usadas seria como estar-se a fumar papel!
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário