quarta-feira, 22 de junho de 2016

Vai Ser Tão Bom, Não Foi?

Conhece aquela máxima do “vai ser tão bom não foi” ou a célebre rapidinha? Pois prepare-se porque - aplicada noutro contexto completamente diverso - as viagens de longo curso vão parecer meras saídas ali até à esquina, logo que os potenciais substitutos do saudoso Concorde estejam operacionais.
 
Foto: Boeing
Como, por exemplo, o projecto Antípode, da Bombardier, que promete ligar Nova Iorque a Londres em 11 minutos ou Sydney em pouco mais de meia hora, num aparelho que atinge mais de 29.000 km/h, levando a bordo 10 passageiros e tripulação!

Um pouco menos – mas só menos… – estonteante é o também hipersónico Lapcat A2 da Reaction Engines, que atinge Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som), podendo ligar meio planeta, como Bruxelas (Bélgica) a Sydney (Austrália) num máximo de quatro horas!
 
Imagens: Bombardier, Reaction Engines, Airbus
Fala-se ainda na estranha proposta da Airbus, um supersónico Concorde 2 (o nome é apenas indicativo) para viagens intercontinentais, proposta que parece saída dos desenhos animados e que pretende ser o herdeiro do Concorde.

Ou ainda o Aerion AS2 que nascerá também com o envolvimento da Airbus no projecto, atingindo Mach 1,5, este ligando a capital britânica à americana numas mais reais – e decerto menos assustadoras – 4 horas!

A NASA alarga horizontes
Até a própria NASA, que em complemento ao seu programa espacial, anunciou que está a investir muitos milhões de dólares num avião comercial supersónico – projecto “X-plane”, tendo como parceira a Lockheed Martin Aeronautics. O objectivo é tornar os voos mais verdes, seguros e silenciosos, com uma aeronave mais rápida, investindo num sistema de aviação mais eficiente.
 
Imagens: NASA/Lockheed Martin

Boeing com proposta mais real
Muito antes de todas as propostas acima deverá surgir outra mais real, o Boeing 777X. Construído com base nos bem-sucedidos 777 e 787 Dreamliner, o 777X será maior e mais eficiente avião a jacto bimotor do mundo. O interior da cabine é maior em todos os sentidos - janelas, cabine, iluminação e arquitectura - tendo com objectivo proporcionar sensações únicas a bordo. Isso pelo menos enquanto não surgirem as loucuras atrás descritas, pois depois disso acho que valerá quase tudo! Conheça-o neste video.

 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário