É verdade! Durante
um mês não se vai falar de mais nada do que do Euro 2016, dos jogos
disputados em França, dos jogadores e até das mães dos árbitros, a quem se
atribuem uns quantos impropérios, que acredito serem mais mimos disfarçados do
que outra coisa. Afinal, a grande maioria decerto não conhece as ditas
senhoras! Numa altura em que as férias estão mesmo aí à porta, esquecem-se –
mas não muito – as afiliações clubísticas, abstêm-se – bastante – dos problemas
do país e adiam-se – q.b. - os lá de casa, juntando-se todo um povo à volta de
cerca de duas dúzias de jogadores, treinadores e dirigentes, incentivando a
equipa do seu coração até ao tão ambicionado título.
Mas… a que se deve
esta saudável (???) loucura pelo (auto)proclamado Desporto Rei? Nenhuma outra
modalidade deste lado do Atlântico reúne tantas atenções como esta coisa chamada futebol, a que se dedicam milhares
de horas em programas de TV e centenas de milhares de páginas de jornais,
revistas e em exposição online,
relegando-se todos os outros desportos e feitos, igualmente relevantes, para
2º, 3º ou 4º plano! Que o digam os mais recentes medalhados e medalhadas, a saber:
- Emanuel Silva, João Ribeiro e Hélder Silva (Ouro), Fernando Pimenta (Prata) e Beatriz Gomes, Francisca Laia, Helena Rodrigues e Márcia Aldeias (Bronze) na Taça do Mundo de Canoagem, realizada em Montemor-o-Velho,
- Joana Moreira e Rita Ferreira (Ouro) e Henrique Branco e Tomás Filipe (Bronze) nos Mundiais de Ginástica Acrobática, disputados em Putian (China)
- Júlio Ferreira (Ouro) alcançou nos Europeus de Taekwondo, em Montreux (Suíça),
- Alexis Santos (Bronze) nos Europeus de Natação, realizados em Londres (Inglaterra).
Voltando ao tema
deste Trendy Wheels, hoje em dia há estudos para tudo e a Nissan, que desde há uns anos assumiu o papel de
patrocinador oficial da Liga dos Campeões da UEFA – no Europeu é a Hyundai quem tem esse
estatuto – decidiu encomendar um estudo à Universidade de Loughborough (Reino
Unido) para que se descobrisse qual a fórmula do entusiasmo dos adeptos do
futebol. Surge, assim, o "Índice
de Entusiasmo Nissan", que visa
explorar e compreender a ciência por detrás do entusiasmo dos adeptos de
futebol, sendo esta a respectiva fórmula:
Acha-a
confusa? Nada disso… é simples, mesmo que não seja um Ás na Matemática. É só
olhar para a legenda e dar-se a algum trabalho de procurar os dados de cada
jogo. Até poderá fazer isso na próxima época para um qualquer encontro da
Primeira Liga, envolvendo os grandes
(que devem resultar em melhores médias) ou mesmo os clubes
recém-promovidos!
Os especialistas em ciência desportiva daquela instituição educacional britânica analisaram os dados recolhidos através das reações psicológicas de adeptos de futebol que assistiram nas bancadas a jogos da Liga dos Campeões da UEFA, nas denominadas “experiências de entusiasmo”. Foi-lhes vestido um vestuário tecnológico de monitorização e recolha de dados – ritmo cardíaco, frequência respiratória e actividade electrodérmica, etc – para medir o seu entusiasmo a cada momento dos jogos, em situações de golo, nos livres e quando há cartões – amarelos ou vermelhos – mostrados aos mais afoitos, também sendo um pico de adrenalina os momentos de posse de bola pelos jogadores mais famosos, nomeadamente quando estes atingem a baliza. Depois os dados foram combinados com estatísticas oficiais e desenvolveu-se a fórmula acima.
Infografias: Nissan (oficiais) |
A
infografia acima é exemplificativa de alguns dos momentos mais emocionantes, com
o ritmo cardíaco médio dos participantes a atingir o valor máximo de 122 batimentos por minuto, algo
comparável a valores científicos atingidos durante... as relações sexuais. Alguns dos
inquiridos admitiram mesmo que o futebol dá mais pica do que o acto sexual com @ parceir@, algo que não dará grande alegria à outra parte! Enfim… e eu que nem ligo grande coisa ao futebol...
Na
análise realizada durante os Quartos-de-Final da Liga dos Campeões da UEFA
2016, o jogo que maior pico de emoções gerou foi o que opôs o FC Barcelona ao
Club Atlético de Madrid, em casa do primeiro, com vitória do Barça por 2 bolas a 1, com uma média de
60,6 pontos (em 100)! Na visita oposta, apenas
se atingiram 48,4 pontos. O quarto jogo mais emocionante foi o que opôs o Sport
Lisboa e Benfica – o único clube luso presente na fase final deste
campeonato europeu de clubes – com um índice de entusiasmo de 29,1 pontos, no
empate cedido no Estádio da Luz ao FC Bayern München, mais 10 pontos do que os
registados em casa do clube alemão, jogo que estes venceram por 1-0.
Fotos: Barcelona FC (oficiais) |
Voltando
ao Euro 2016, agora que estão escolhidos os 23 jogadores que vão defender as
cores nacionais, há que esperar pelo próximo dia 14 de Junho (dentro de uma semana) para os ver em campo pela
primeira vez na fase de grupos, frente à Islândia, seguindo-se o embate com a
Àustria (dia 18) e com a Hungria (dia 22). A partir daí, serão os pontos conquistados
a dizer se se passa ou não às fases seguintes, rumo à Grande Final do dia 10 de Julho, a disputar no Stade de France.
Fotos: UEFA Euro 2016 (oficiais) |
Ah
sim, entretanto, por muito que goste de futebol, não descure os restantes
afazeres caseiros. @ seu/sua companheir@ não merece! E olhe que não estou a falar de inspirações culinárias ou do vai-vem do aspirador! Afinal, segundo outros
estudos – como disse acima, há análises para tudo e mais um par de botas – a
actividade sexual até é uma das melhores formas de se perder peso, de tonificar o
corpo, de aumentar a sua auto-estima, contribuindo para uma vida mais saudável e
para o bem-estar em geral. E o fantástico que é?
Como vê é só vantagens! Por isso, pratique, de preferência muito, e pelo meio (ou mesmo antes ou depois) continue também a ler o Trendy Wheels!
Como vê é só vantagens! Por isso, pratique, de preferência muito, e pelo meio (ou mesmo antes ou depois) continue também a ler o Trendy Wheels!
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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