quinta-feira, 2 de junho de 2016

Street Food: A Revolução da Restauração

É indesmentível! O conceito “street food” veio para ficar e é um verdadeiro caso de sucesso em terras lusas. Será que há dúvidas? O sector também parece não ter, ou não tivessem nascido, de há um ano para cá, mais de centena e meia de novas propostas de comida & bebida de rua, numa verdadeira revolução no mundo da restauração. Isto mesmo quando não há eventos dedicados, vendo-se estas cada vez mais elaboradas – de conteúdos e visual – tasquinhas sobre rodas dispersas pelo nosso Portugal, deliciando quem por elas passa, entre locais e turistas.


“Em Abril de 2015, o 1º Festival Europeu de Street Food mudou por completo a cena do street food em Portugal. Ao longo de 10 dias foram mais de 80.000 as pessoas que passaram no Estoril, uns para provar a melhor comida de rua, outros para se inspirarem para entrar no negócio, estimando-se que 80% dos negócios de street food actualmente existentes nasceram após esse evento de há um ano, significando cerca de 170 novos profissionais,” referiu-nos José Borralho, Vice Presidente da SFP – Associação de Street Food Portugal. “O street food representa 5,7 milhões de euros em Portugal, um sector que hoje emprega cerca de 400 pessoas, tendo revolucionado o mercado da restauração em Portugal.”


Claro que o street food não substitui a ida a um bom restaurante e ser-se bem servido, entre um prato mais caseiro ou de conteúdo gourmet, confeccionado por um bom cozinheiro ou um chef desses que está na berra. Mas nem é esse o objectivo, pois também nada iguala passear com a família ou amigos e acabar por se  comer ao ar livre, num estranho piquenique sem cestos, arcas ou garrafões, num espaço que é um autêntico food shopping.


Então e onde é que, assim de repente, há tudo isto? Desde ontem (4ª Feira) que decorre nos Jardins do Casino do Estoril a 2ª edição do “Festival Europeu de Street Food” e, tal como há um ano, há ali um pouco de tudo: morde-se uma tosta XXL no Rock n’ Doll Caffé, saboreia-se uma caipirinha fresquinha na Caipijoca's e um pastel de nata em O Culto da Nata. Depois… depois é só repetir a dose, mas variando o menu, da sopa da Street Soup aos cachorros da Caxorrolote, às pizzas na Konopizza ou ao leitão da Mister Pig, passando pelas waffles na Bubble - The Waffle, wreppes na The Wrepe (by The Cru) e tacos e enchilladas na Fiesta Mexicana, acompanhado ou não de uma proposta do Gin Club ou um sumo natural da Maria Limão. Em opção há sempre a eterna – e indispensável (mas sempre e infelizmente cara, para o que é…) – garrafinha de água, mais a bela da jola também, aqui um exclusivo da Estrella Dammpatrocinadora do evento. faz-se, depois, uma visita ao Pastel de Chaves - O Original ou a algo mais fresco na Iogurteria do Bairro, rematando-se tudo com um cafézinho da ordem!

Ok ok, vão estar umas quantas filas, a festa não sai propriamente em conta se o grupo for granjola e há ainda aquela cena da troca do dinheiro por fichas, mas não stresse! Afinal está à vista um fim-de-semana de bom tempo! Por isso, nos próximos dias, dê um salto ao Estoril para pelo menos ver as vistas, testemunhando nada menos do que 57 food trucks.

A representação estrangeira está a cargo da venezuelana Arepa Olé, especialista em arepas (uma espécie de pãozinho de farinha de milho), enquanto de Espanha chegam os deliciosos crepes da Ma Petit Creperie (sim, o nome engana a origem) e os variados petiscos da Kometelo. Do Reino Unido estão entre nós a Oli Babas, com um delicioso queijo frito, e a CrabbieShack com uns incomuns hambúrgueres de caranguejo, enquanto a Fresh Rootz aposta na alimentação vegan, o oposto dos hotdogs servidos pela Top Dog Diner.

Como vê, a não ser que seja muuuuuuuuuito esquisito, decerto que irá encontrar algo que lhe agrade ao palato, quanto mais não seja ao cerebral, fruto de um programa de entretenimento que integra stand up comedy, música, show cookings e até um DJ truck, a servir ao pessoal toneladas de notas musicais, a pedir mais uma… dentada em algo quente ou gole num qualquer líquido fresco! Ahhhhhhhhhhhhhhhhh!


Neste “2º Festival Europeu de Street Food – Estoril 2016”, numa organização a cargo da Brandstory, com o apoio da SFP – Associação de Street Food Portugal e da Câmara Municipal de Cascais, estão ainda a Açai Fresh, Arepa da Rua, B.Eat Street, Bota Lenha, Burguesa, Caco - O Original, D'Carne, Delta Cafés, El Pablito, Enraizar, Espetadelas, Follow Me Bagel, GB Sweet House Gourmet e ainda a Hot Dog House. Segue-se a Kürtös Kalács by Transylvania, La Boca Street Food, Legend hot dog, Loacker, Menina e Moça, Merenda Portuguesa, Miss Vinagretta e Mertolenga Burguer, havendo ainda as propostas degustativas da N.1 StreetFood, Nut Cascais, Ora Bolas, Pão à Antiga, Pão com Segredos, Parisboa Street Food, Party Bike Portugal, Pascoalini, Pepa Donuts, Pizzas na Casquinha, Poffs, Tasquinha dos Sabores e Vai a FavaUfff… espero não me ter esquecido de ninguém! 


Como vê, a oferta é vasta, em propostas de food trucks mais ou menos ousadas, a grande maioria com assinatura da KiosqueStreetFood, empresa do Cartaxo que não olha a meios para dar aquele elemento diferenciador a cada uma das suas criações! Juntas com as restantes produções de outros carroçadores estão a dar todo um colorido a um espaço, normalmente apenas em tons de verde.

Por isso vá passear, apanhar ar. Leve os miúdos, o resto da família, o papá, a mamã e @s sogr@s, amig@s, namorad@s e afins. Afinal, há que alimentar esta saudável revolução da restauração! Quem sabe se, um dia destes, não o encontro no seu próprio food truck. É que eu até já pensei em abrir um negócio meu…!







Fotos: Trendy Wheels / JP
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário