É
indesmentível! O conceito “street food”
veio para ficar e é um verdadeiro caso de sucesso em terras lusas. Será que há
dúvidas? O sector também parece não ter, ou não tivessem nascido, de há um ano
para cá, mais de centena e meia de novas propostas de comida & bebida de
rua, numa verdadeira revolução no mundo da restauração. Isto mesmo quando não há
eventos dedicados, vendo-se estas cada vez mais elaboradas – de conteúdos e
visual – tasquinhas sobre rodas dispersas pelo nosso Portugal, deliciando quem
por elas passa, entre locais e turistas.
“Em
Abril de 2015, o 1º Festival Europeu de Street Food mudou por completo a cena
do street food em Portugal. Ao longo de 10 dias foram mais de 80.000 as pessoas
que passaram no Estoril, uns para provar a melhor comida de rua, outros para se
inspirarem para entrar no negócio, estimando-se que 80% dos negócios de street
food actualmente existentes nasceram após esse evento de há um ano,
significando cerca de 170 novos profissionais,” referiu-nos
José Borralho, Vice Presidente da SFP – Associação de Street Food Portugal. “O street food representa 5,7 milhões
de euros em Portugal, um sector que hoje emprega cerca de 400 pessoas, tendo
revolucionado o mercado da restauração em Portugal.”
Claro
que o street food não substitui a ida
a um bom restaurante e ser-se bem servido, entre um prato mais caseiro ou de conteúdo gourmet, confeccionado por um bom cozinheiro ou um chef desses que está na berra. Mas nem é
esse o objectivo, pois também nada iguala passear com a família ou amigos e acabar por se comer ao ar livre, num estranho
piquenique sem cestos, arcas ou garrafões, num espaço que é um autêntico food shopping.
Então
e onde é que, assim de repente, há tudo isto? Desde ontem (4ª Feira) que decorre nos Jardins do Casino do Estoril a 2ª edição do “Festival
Europeu de Street Food” e, tal como há um ano, há ali um pouco de tudo:
morde-se uma tosta XXL no Rock n’
Doll Caffé, saboreia-se uma caipirinha fresquinha na Caipijoca's e um pastel de
nata em O
Culto da Nata.
Depois… depois é só repetir a dose, mas variando o menu, da sopa da Street Soup
aos cachorros da Caxorrolote, às pizzas na Konopizza ou ao leitão da Mister Pig,
passando pelas waffles na Bubble - The
Waffle, wreppes na The Wrepe (by The
Cru) e tacos e enchilladas
na Fiesta
Mexicana, acompanhado ou não de uma proposta do Gin Club ou um sumo natural da Maria Limão.
Em opção há sempre a eterna – e indispensável (mas sempre e infelizmente cara, para o que é…) –
garrafinha de água, mais a bela da jola
também, aqui um exclusivo da Estrella Damm, patrocinadora do evento. faz-se, depois, uma visita ao Pastel de Chaves - O Original ou a algo
mais fresco na Iogurteria
do Bairro, rematando-se tudo com um cafézinho da ordem!
Ok
ok, vão estar umas quantas filas, a festa
não sai propriamente em conta se o grupo for granjola e há ainda aquela cena da
troca do dinheiro por fichas, mas não stresse! Afinal está à vista um fim-de-semana
de bom tempo! Por isso, nos próximos dias, dê um salto ao Estoril para pelo
menos ver as vistas, testemunhando nada menos do que 57 food
trucks.
A
representação estrangeira está a cargo da venezuelana Arepa Olé,
especialista em arepas (uma espécie de pãozinho de farinha de milho), enquanto de
Espanha chegam os deliciosos crepes da Ma
Petit Creperie (sim, o nome engana a origem) e os variados petiscos da Kometelo. Do Reino Unido estão entre nós a Oli Babas, com um delicioso queijo frito, e a CrabbieShack com uns incomuns hambúrgueres de caranguejo, enquanto
a Fresh Rootz aposta na alimentação vegan, o oposto dos hotdogs servidos pela Top
Dog Diner.
Como
vê, a não ser que seja muuuuuuuuuito esquisito, decerto que irá encontrar algo que lhe
agrade ao palato, quanto mais não seja ao cerebral, fruto de um programa de entretenimento que integra stand up comedy, música, show cookings e até um DJ truck, a servir ao pessoal toneladas de notas musicais, a pedir mais uma…
dentada em algo quente ou gole num qualquer líquido fresco! Ahhhhhhhhhhhhhhhhh!
Neste “2º Festival Europeu de Street Food –
Estoril 2016”, numa organização a cargo da Brandstory, com o apoio da SFP – Associação de Street Food Portugal e
da Câmara Municipal de Cascais, estão
ainda a Açai
Fresh, Arepa da Rua, B.Eat Street, Bota Lenha, Burguesa, Caco - O Original, D'Carne, Delta Cafés, El Pablito, Enraizar, Espetadelas, Follow Me Bagel, GB Sweet House
Gourmet e ainda a Hot Dog House. Segue-se a Kürtös Kalács by
Transylvania, La Boca Street Food, Legend hot dog, Loacker, Menina e Moça,
Merenda Portuguesa, Miss Vinagretta e
Mertolenga Burguer, havendo ainda as propostas degustativas da N.1 StreetFood, Nut Cascais, Ora Bolas, Pão
à Antiga, Pão com Segredos, Parisboa Street Food, Party Bike Portugal, Pascoalini, Pepa Donuts,
Pizzas na Casquinha, Poffs, Tasquinha dos Sabores e Vai a Fava. Ufff… espero não me ter esquecido de ninguém!
Como vê, a oferta é vasta, em propostas de food trucks mais ou menos ousadas, a
grande maioria com assinatura da KiosqueStreetFood, empresa do
Cartaxo que não olha a meios para dar aquele elemento diferenciador a cada uma
das suas criações! Juntas com as restantes produções de outros carroçadores estão
a dar todo um colorido a um espaço, normalmente apenas em tons de verde.
Por isso vá passear,
apanhar ar. Leve os miúdos, o resto da família, o papá, a mamã e @s sogr@s, amig@s,
namorad@s e afins. Afinal, há que alimentar esta saudável revolução da
restauração! Quem sabe se, um dia destes, não o encontro no seu próprio food truck. É que eu até já pensei em abrir um negócio
meu…!
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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