sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Cada Quilómetro, Uma História

Em duas das edições de Agosto último falei de várias estradas emblemáticas – e premiadas – que temos por terras lusas: a N2 que liga Chaves a Faro, a N6, Marginal entre Cascais e Lisboa, e a N222 do Peso da Régua ao Pinhão, textos Trendy Wheels que pode recordar neste link e também neste.


Hoje proponho-lhe uma alternativa de leitura ainda mais pormenorizada pelas mãos da GoodYear, entidade que desenvolveu o portal Quilómetros Que Contam. Através de um conjunto de textos bastante detalhados exploram-se os recantos do nosso Portugal, seja a pé ou ao volante, sendo que nesta vertente são três as histórias já contadas na secção “Quilómetros por contar”.


Comecemos por uma viagem à Serra da Estrela pela N339, no texto “O Importante é o Caminho: O Assalto à Torre”. Um troço sempre a subir, a cortar a encosta entre pedregulhos e lagoas, que deixa a mais forte memória, pode ler-se, destacando-se, também, a vegetação ou a neve e gelo que o (de)limitam com a chegada do Inverno.


“Marginal, Costa de Exploradores, Pescadores e Espiões” é o título reservado aos 20 km da N6, também aqui em destaque, “uma bela estrada ainda cheia de recantos por explorar”, troço que ao fim-de-semana se adequa a um passeio à beira rio ou mar, mas que “é também uma das vias mais concorridas de acesso à capital” para mais um dia de trabalho.


Mais a sul há um surpreendente “Todo o Alentejo em 20 Quilómetros?” feito pela N381, entre Redondo e Estremoz. Uma estrada que os responsáveis pelo portal consideram ser “a mais alentejana de todas (…), eixo que mostra o Alentejo ‘à séria’, aquele que é feito de longas planícies, suavemente moldadas pelas curvas de pequenos montes e filas de chaparros, mas que pode encontrar um maciço como a Serra d'Ossa a travar-nos subitamente o caminho".
 
Imagens: GoodYear/Quilómetros Que Contam
Descubra também, ainda e entre outras, a ER101, num texto sob o título de “A Estrada Infernal da Madeira”, desenhada na costa norte da ilha. “Acompanha o mar, entre curvas, contra-curvas, túneis e cascatas. (…) Dramática e exigente como poucas, a ER101 é uma estrada que tem que ser feita pelo menos uma vez na vida”, pode ler-se.

Um portal que tem muito mais para oferecer este Quilómetros Que Contam pois há dicas de restauração, de leitura e mesmo como entreter a pequenada, para além das pequenas ajudas com o seu carro que podem fazer a diferença naqueles momentos mais inesperados. 

Votos de boas leituras, melhores inspirações e excelentes viagens... em segurança!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário