Moda e automóveis
são conceitos cada vez mais inseparáveis, não só porque é tão agradável olhar
para aquele vestido de corte especial, imaginado por um costureiro de renome, como o é
deixarmo-nos arrebatar por um design sobre rodas, com linhas que saíram do
estirador de um excelente designer. Se a isto adicionarmos uma boa dose de Chantilly então o bolo fica completo!
Bom… aqui esse apetecível
doce extra é outro pois refiro-me ao Domaine de Chantilly, herdade que integra uma
das jóias do património - arquitectónico e de coleccionismo – francês. Este espaço foi, recentemente, palco de um muy selecto evento – “Chantilly Arts & Elégance Richard Mille” – onde se associou criações de 6 costureiros
de renome e 8 exercícios de estilo sobre rodas, integrantes de um “Concurso
de Elegância”.
Junto a exemplares únicos do mundo das quatro rodas, as criações dos costureiros Balmain, Eymeric François, Giorgio Armani, Jean-Paul Gaultier, Jørgen Simonsen e Timothy Everest desfilaram naquela improvisada passerelle,
deliciando os milhares de presentes, maioritariamente conhecedores de ambos estes
mundos.
Entre os galardões atribuídos, o mais apetecido era o troféu “Best of Show”, que um exigente painel
de jurados entregou ao concept DS E-TENSE da marca francesa DS Automobiles, viatura que desfilou lado
a lado com uma criação do costureiro Eymeric
François. Trata-se de um longo vestido de veludo de seda,
entrelaçado por cerca de 80 metros de ligações em couro cosido à mão. É parte da Collection Couture «Femmes
& Fatales» que ostenta os códigos de moda desta Maison francesa, emanando uma
elegância inspirada pela cidade de Paris e pela idade de ouro de Hollywood,
numa sensualidade de pele desnudada e curvas conscientemente definidas de modo
a tornar lendária a mulher que o vista
Já o “Prix Public” ficou para o Mercedes-Maybach
6 Vision, automóvel que se viu acompanhado por uma modelo envergando um vestido assinado por Jean-Paul Gaultier (infelizmente
não há foto oficial desta dupla), costureiro que veria
ainda uma segunda criação sua igualmente premiada, junto do estudo 570GT By McLaren Special Operations, aqui
com o troféu “The Most Beautiful Ensemble” (exemplares respectivamente à esq. e à dta. na foto abaixo).
Este algo controverso costureiro francês foi, aliás, quem mais exemplares
fez desfilar, com um corte em tons de castanho e preto a acompanhar, também, o Aston Martin Vanquish Zagato Coupé (carro branco na foto abaixo). Já a casa Balmain mostrou-se junto ao BMW Mille Miglia Coupé Concept (viatura e vestido em tons cinza), enquanto Giorgio Armani vestiu de azul quem
desfiou ao lado do Bugatti Chiron, da mesma cor. Jørgen Simonsen criou a peça que acompanhou o Lexus LC 500 (ambos vermelhos) e, finalmente, Timothy
Everest associou
a sua modelo ao Rolls Royce Wraith Black Badge, com o preto a dominar.
Refira-se ainda que também a
italiana Alfa Romeo saiu vencedora de Chantilly, tendo garantido o troféu maior do “Concours d’Etat”, com o seu 8C 2900B
Lungo Berlinetta de 1938. Passado e futuro – este último
representado pelo 100% eléctrico e futurista DS E-TENSE – dividiram, assim, as honras da foto de
encerramento!
A página
de Youtube do evento apresenta diversos vídeos com o melhor desse fim-de-semana
de moda e automóvel: o resumo que pode ser visto aqui; outro
mais alargado aqui; e as
imagens da consagração dos vencedores aqui.
Naquela que foi a sua terceira edição, este elegante dia no campo confirmou
o seu crescente estatuto neste domínio tão selectivo. Mas atenção que, muito naturalmente, os cerca
de 13.500 visitantes não puderam
envergar um qualquer trapinho, já que
elegância era a palavra-chave, se bem que se podia, ainda assim, associar alguma dose (bem medida) de extravagância! Assim, se no próximo ano quiser marcar presença,
as peças de vestuário deverão obrigatoriamente integrar-se nos exemplos
apresentados abaixo, crianças incluídas. Note-se que será negado o acesso ao Domaine a qualquer visitante que viole este
muy restritivo dress code.
Assim sendo, toca a correr para as máquinas de costura, ou então contactar um
costureiro famoso, luso ou internacional, para lhe preparar a farpela para 2017.
Há ainda tempo mas há também que atentar à linha, isto para não haver surpresas de última hora!
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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