Continuam a surgir,
a uma cadência impressionante, boas notícias para Portugal, nos mais diversos
domínios e também em conteúdos relacionados com as rodas como o comprovam os
exemplos que hoje lhe trago, convidando-o a fazer uma viagem por algumas das “Maravilhas
do Nosso Portugal” verde e rubro.
Uma paragem de
autocarro premiada
Por exemplo, sabia que há, na cidade berço, uma estação
de camionagem diferente de todas as outras, fruto do seu arrojado design? Algo que
lhe valeu o 8º lugar no top-10 dos “Melhores Designs de Paragens de Autocarros
do Mundo de 2016”, avaliação da revista especializada Design Curial.
Pertence à Arriva e fica em Pinheiro este edifício projectado pela RVDM Arquitectos e inaugurado em 2010. Tem capacidade para uma centena de autocarros e integra, também, uma área administrativa e outra de manutenção e estacionamento. Nela se conjugam o vidro e o alumínio, dois elementos que se complementam na perfeição.
As paragens de autocarros preferidas daquela publicação são, por esta ordem, a Unterkrumbach Nord Bus Stop (Krumbach, Áustria), a Gagra Bus Stop (Abkhazia, Georgia) e a Busbanhof Poppenbüttel (Hamburgo, Alemanha). Veja-as abaixo.
As paragens de autocarros preferidas daquela publicação são, por esta ordem, a Unterkrumbach Nord Bus Stop (Krumbach, Áustria), a Gagra Bus Stop (Abkhazia, Georgia) e a Busbanhof Poppenbüttel (Hamburgo, Alemanha). Veja-as abaixo.
A maravilhosa gruta das Olaias
Em qualquer pesquisa que
se faça sobre “As Mais Belas Estações de Metro
do Mundo”, há um exemplo nacional que aparece invariavelmente: a Estação das Olaias.
Desenhada por Tomás Taveira, com o
contributo de quatro artistas plásticos – Pedro Cabrita Reis, Graça Pereira
Coutinho, Pedro Calapez e Rui Sanchez – foi inaugurada em Maio de 1998, sendo parte da linha Vermelha do Metro de Lisboa.
Esteve em destaque há dois
anos, quando o portal norte-americano Huffington Post e o
britânico The Telegraph a integraram nos seus rankings. Ecos
que, entretanto, se replicaram por todo o mundo, sendo os exemplos mais recentes
os artigos do Business insider e,
por cá, do jornal online Observador. Compõe-se de um átrio superior e a
nave principal do cais, espaço extremamente elaborado em termos de formas e
cores, nela se destacando, entre outros, 10 candeeiros artísticos em metal e
acrílico e uma escultura metálica localizada junto ao elevador panorâmico em forma
de peixe.
Outras infraestruturas que também estão quase sempre entre as preferidas são os metros de Toledo (Nápoles, Itália), de Avtovo (S. Petersburg, Rússia) e de Estocolmo (Suécia), entre muitas outras. Veja-os abaixo.
A Oriente brilha uma estação...
Especialista na análise de informações e estudos
relacionados com construções de grande envergadura, a Emporis divulgou em 2014 uma lista com “As Estações de Combóios Mais Espectaculares
do Mundo”, estruturas que se tornaram marcos arquitectónicos únicos das
cidades onde foram construídas, fruto das suas coberturas pouco convencionais,
das cores brilhantes e formas extravagantes.
Uma lista que incluiu a Gare do Oriente (Parque das Nações), cuja imagem de marca é, sem dúvida, a sua cobertura de vidro betão e aço. Inaugurada em 1998, a estrutura com assinatura de Santiago Calatrava, também é referida como Gare Intermodal de Lisboa, pois o complexo inclui a estação de metro do Oriente, um espaço comercial e uma estação rodoviária (local e de médio/longo curso) para táxis e autocarros.
O top da Emporis inclui outra estação do mesmo arquitecto espanhol, a Gare de Liège-Guillemins (Liège, Bélgica), inaugurada em 2009, em contraponto à Kings Cross Railway Station (Londres, Inglaterra) de 1852, a mais antiga da lista e palco da saga "Harry Potter", ou ainda o Chhatrapati Shivaji Terminus (Mumbai, Índia), de 1888 e Património Mundial da Unesco desde 2004, entre outros exemplares únicos na historia dos transportes ferroviários. Veja-as aqui.
Mas… só isto? Não!
Há algo mais para dizer, num tema a que voltarei numa próxima edição, para
fazer a ligação entre dois pontos!
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário