O “Amarelinho de
Lisboa” que se ponha a pau pois não tarda nada começará a ter concorrência de
um certo “Azulinho” que quer acabar com a sua centenária hegemonia eléctrica na
capital portuguesa. A coisa só não é assim tão linear porque os famosos
eléctricos da Carris, de estrutura maioritariamente amarela (apesar da
publicidade que os embrulha), ainda
conseguem transportar bastante mais passageiros do que a nova proposta, também de
corrente eléctrica, da Renault!
Chama-se
Renault ZOE e quer, ainda assim, deixar bem vincado o seu propósito, tendo assumido
ao longo de 3 dias – o último é hoje (6ª Feira) – o papel de um dos meios de
transporte ex-líbris da capital,
circulando num percurso desenhado entre o Príncipe Real e a Estrela, onde há
muito se deixaram de ver eléctricos a passar. A bordo segue um guarda-freio que
o conduz no traçado que passa pelo Miradouro de São Pedro de Alcântara descendo
a Rua da Misericórdia rumo ao Chiado. Aí chegado toma a direita no Largo de Camões,
descendo a Calçada do Combro até S. Bento, para depois subir a Calçada da Estrela, dando-se por finda a viagem frente à Basílica do mesmo nome.
Trata-se
de uma viagem num eléctrico diferente em parte da Baixa de Lisboa que ficará, decerto, na memória de todos os
que já tiveram - ou ainda vão ter - a oportunidade de a fazer a bordo deste novo “Azulinho de
Lisboa”. É uma das mais interessantes rotas turísticas da cidade e nem obriga à compra de bilhete! Sim, é de borla, pois até se dispensou o pica e
tudo!
Apenas tem que se deslocar até ao Largo do Príncipe Real onde, até às
18h00 de hoje, está montada a Paragem Principal desta acção, replicada em vários pontos de passagem intermédios, sendo inspiradas nas dos
icónicos eléctricos que, desde 1901, servem a capital.
“Com esta iniciativa, a Renault Portugal pretende, não apenas proporcionar a experiência da mobilidade zero emissões, mas, sobretudo, sensibilizar a população para o contributo que os automóveis elétricos têm na melhoria da qualidade de vida das cidades,” refere o Gabinete de Comunicação da marca francesa.
O Renault ZOE em resumo
100%
eléctrico e, por isso, com zero emissões poluentes, o Renault ZOE pode percorrer 240 quilómetros com uma única carga, tendo esta um custo energético na ordem dos 1,2 euros por cada 100 quilómetros. A parte
técnica engloba um motor de 65 Kw (88 cv), com 220
Nm de força, que o acelera dos 0 aos 50 km/h em... 4 segundos! Apesar de ser uma das mais
pequeninas propostas do mercado, tem uma habitabilidade semelhante à de um
maior Clio, oferecendo um habitáculo espaçoso e confortável, nele se destacam
os equipamentos tecnológicos que caracterizam os actuais modelos da marca francesa.
Disponível em três níveis de equipamento – Life, Zen e Intens – o ZOE está isento do famigerado ISV, sendo proposto a preços a partir dos 21.650
euros, montante a que se deverá somar uma renda mensal de aluguer das
baterias, definida em função da quilometragem ou da duração do contrato. Esse valor inicia-se nos 79 euros por mês para 12.500 km e 36 meses de
contrato, havendo diferentes opções em função das necessidades de cada um.
Caso tenha ficado interessado, simule-as aqui.
O quê? Ainda está aí
a ler-me? Despache-se!!! Arranje uns minutinhos no seu dia e aproveite a viagem. Tem é só até ao final da tarde para apanhar este novo “Azulinho
de Lisboa”!
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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