…
dir-te-ei como te chamas! Há casos em que esta espécie de adaptação às rodas de
um conhecido dizer popular – “diz-me com
quem andas, dir-te-ei quem és” – resulta na perfeita associação de um
automóvel ao seu condutor. Mas este mundo das quatro rodas é muito mais
abrangente, pois se há carros que se podem chamar Tiago ou Fabia, também os há
com nomes de ventos, animais, seres mitológicos e outras inspirações que não
lembram ao diabo!
É verdade! Há nomes de modelos automóveis que, por vezes, até podem bater certo com os dos seus donos. Exemplos não faltam, pois haverá, decerto, por terras de Itália várias Giulias ou Giuliettas a conduzir dois modelos que a Alfa Romeo baptizou exactamente com esses mesmos nomes, ou os decerto mais raros – a não ser que a carteira seja suficientemente recheada – Enzos e Dinos a tirar partidos das potencialidades dos seus respectivos Ferrari. Já não será tão verdade conseguir encontrar um Tiago na Índia ao volante de um Tata… Tiago. Era mais ideal por cá, mas o modelo e a própria marca indiana ainda não se comercializam em terras lusas. Já agora e caso não saiba, o Tiago surgiu como Zica na mesmíssima altura que se espalhou pelo planeta a epidemia dos mosquitos Zika, levando a marca a pensar numa alternativa.
Em terras gaulesas poderá haver quem ainda se chame Dauphine e tenha um destes históricos da Renault – um original de 1956 – à porta da sua casa, ou – muito mais provável – há por aí diversas Zoe, nome dado ao eléctrico sensação desta marca francesa. Uma tónica mais feminina que se prolonga à Fabia, Octavia e Felicia (modelos da Skoda),
Sílvia (Nissan), Siena (Toyota) e Liana (Suzuki), ou a uma Elise que, gostando de acelerar, pode ser orgulhosa proprietária de um modelo da inglesa
Lotus. Já nos rapazes, um britânico Logan pode conduzir este modelo da romena Dacia mas haverá, decerto, muitos mais Coopers a tirar partido das versões de cunho desportivo John Cooper Works do popular Mini.
Ventos, animais, deuses…
Uma
nota adicional para dizer que se há marcas que preferem criações alfabéticas,
numéricas ou alfanuméricas, associando as mais diversas realidades, ilustrando
a cilindrada dos motores, o segmento em que o modelo se insere, ou invenções da
lavra da própria marca, entre diversas soluções mais ou menos imaginativas, outras
apostam em conteúdos mais alternativos,
tais como:
Cidades – A espanhola SEAT
percorre quase todo o seu território, do Alhambra ao Cordoba, passando por Ibiza,
Malaga, Marbella, Toledo, etc, mas há outros exemplos oriundos dos EUA, como os
Chevrolet Bel Air e Malibu, cidades que também inspiraram os Hyundai Santa Fe e
Tucson, enquanto a italiana Ferrari dedicou o 360 Modena à sua terra natal. Já o
Lotus Evora, que até parece ter inspiração no nosso Alentejo, resulta da conjugação
dos termos “Evolution”, “Vogue” e “Aura”, dando continuidade a uma tradição
recente de que todos os modelos da marca começam pela letra E;
Divindades e/ou
musas –
VW Phaethon e Eos (ambos da mitologia grega, sendo que o primeiro era filho
de Hélio e da ninfa Climene e o segundo uma deusa do crepúsculo); Renault Clio
(uma das 9 musas filhas de Zeus), Nissan Titan (referência ao conjunto dos
velhos); Vulcan (um deus do fogo) e Valkyrie (deusa da mitologia nórdica) são referências da Aston Martin. Já a japonesa Mazda foi buscar inspiração a um deus zoroastra
(religião fundada na antiga Pérsia) para a sua denominação, embora também se considere válido que
derive do apelido do seu fundador, Jujiro Matsuda.
Nomes de animais
e/ou raças
– aqui destaca-se a aposta da italiana Lamborghini nas raças de touros, do histórico
e icónico Miura aos mais recentes Gallardo, Diablo, Murciélago, Reventón e Huracán. Por cá vende(ra)m-se mais Citroën 2CV – o célebre 2 Chevaux (cavalos) – Fiat Panda (uma espécie de urso), Ford Maverick (gado bravo) e Puma (felino) e o icónico Ford Mustang (raça de cavalos selvagens), muitos VW Beetle (vulgo Carocha)
e alguns VW Fox (raposa) e Lupo (lobo), havendo também Porsche Spider (aranha) ou Dodge
Viper (víbora), acrescendo aqui a própria marca britânica Jaguar, que tem este
felino como símbolo. A Hyundai teve um Tiburon que por cá se chamou Coupé;
Ventos – é caso para dizer
que para a VW vale quase tudo como inspiração para os nomes dos seus carros,
tendo neste domínio um simples Vento e um Scirocco (um vento mediterrânico oriundo do Norte de África.
Já a Maserati apostou no Bora (do Mar Adriático) e no Ghibli (do deserto
do Sahara), a Ford no Zephir (vento do oeste da mitologia grega) e a menos
conhecida – mas muito cara – Pagani apostou no Zonda (um vento argentino).
… heranças familiares e outras
inspirações
Para
completar o processo, embora muito fique, decerto, por escrever, os nomes de marcas
automóveis são resultado de:
Nomes dos seus
fundadores:
Bentley (Walter Owen), Chevrolet (Louis), Chrysler (Walter P.), Citroën (André-Gustave),
Ferrari (Enzo), Ford (Henry), Honda (Soichiro), Lamborghini (Ferruccio), Maserati
(Alfieri), Peugeot (Armand), Porsche (Ferdinand), Renault (Louis), Rolls-Royce
(Charles Stewart e Frederick Henry) Toyota (Sakishi, aqui com um ligeiro twist ao apelido Toyoda);
Acrónimos: aqui temos a BMW (Bayerische
Motoren Werke), a FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino), a SAAB (Svenska
Aeroplan aktiebolaget) e SEAT (Sociedad Española de Automóviles de Turismo), a
que se juntam a Alfa Romeo, resultado da conjugação do acrónimo Anonima Lombarda
Fabbrica Automobili com o apelido de Nicola Romeo, quando este comprou a ALFA;
Traduções: A partir do
coreano, Daewoo provém de “grande casa”
ou “grande universo”, enquanto Hyundai
tem uma conotação de “era moderna”; Nissan
resulta da expressão “Nippon Sangyo”, ou “Industrias
Japonesas”; Audi é a latinização do alemão “Horch” alusivo ao sentido da audição, uma língua clássica que os
fundadores da sueca Volvo também preferiram, a partir do infinitivo do verbo “Volvere”, abdicando da eventual mais
fácil utilização de termos nórdicos.
Outras conjugações: Volkswagen é a
expressão para “Carro do Povo”; Subaru assume uma interpretação da constelação Pleiades,
ou as Sete Irmãs; a britânica Aston Martin juntou parte da terra onde nasceu – Aston
Clinton – ao apelido de Lionel Martin, o seu fundador; e a americana Cadillac
nasceu pelas mãos do explorador francês do Século XVIII, Antoine Laumet de La
Mothe, sieur de Cadillac, uma localidade… francesa!
Imagens: Tata (1), Alfa Romeo (2 e 3), Mini (4), Lotus (5 e 6), Lamborghini (7, 8 e 9), Logos (10) |
Muito
haveria ainda a dizer, pois há outras nomenclaturas que se mostraram - digamos - muito menos felizes em alguns mercados, mas como a prosa já vai longa tal ficará para uma
próxima oportunidade.
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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