São 19 os países onde se
brinca e aprende com uma serpente, um conceito de âmbito europeu integrado na
iniciativa “Traffic Snake Game”, nele se envolvendo vários milhares de
alunos de diferentes estabelecimentos de ensino. O denominado “Jogo
da Mobilidade” foi criado para incentivar a realização de viagens
sustentáveis – a pé, de bicicleta ou em transportes públicos – nas deslocações
de casa para a escola e regresso, em alternativa à utilização do automóvel
particular.
Crianças e progenitores são
os jogadores desta abrangente plataforma, que por cá se chama “Serpente
Papa-Léguas”, no âmbito da qual cada escola aderente – são 68 os
estabelecimentos de ensino nacionais actualmente envolvidos – organiza diferentes actividades
e proporciona acções educativas em torno da segurança rodoviária, da mobilidade,
ambiente e saúde.
Inicialmente implementado na
Flandres (Bélgica), como um projecto local, tem evoluído anual e gradualmente para
se tornar numa campanha à escala europeia, congregando presentemente 1.192 escolas de 507 cidades
europeias, envolvendo 177.587 alunos de 8.209 turmas!
Com este jogo e fruto da
mudança de mentalidades em termos de utilização de modos alternativos de
transporte e deslocação, dizem os mais recentes resultados que se pouparam
quase 2,5 milhões de quilómetros de viagens em viaturas próprias, reduzindo-se em
quase 400 toneladas as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.
Pretendia-se, por isso, gerar
uma mudança de hábitos de transporte dos alunos que representasse pelo menos
15% de aumento das viagens sustentáveis durante o tempo de jogo (no âmbito do
ano lectivo), bem como aumento de 7% dessas viagens no período após jogo
(comparativamente com a situação inicial, antes do seu início), metas que foram
alcançadas! Até mesmo por cá, pois Portugal é dado como um dos exemplos de
sucesso neste domínio por ter alcançado um aumento de 14% de viagens a pé
durante a realização deste jogo da mobilidade!
Évora é onde mais se aprende com a serpente
São, como referi
acima, 68 as escolas lusas – maioritariamente EB1 e Jardins de Infância – que
neste ano lectivo de 2016-17 estão envolvidas no projecto, numa importante evolução
das apenas 4 que o integraram no biénio escolar 2014-15. Eram então duas do
Grande Porto e outras tantas da região de Évora, capital de Distrito que
presentemente conta com a maior e mais expressiva representatividade, com 19 estabelecimentos
de ensino envolvidos!
Outras regiões há, no nosso rectangulo,
onde também se brinca com a serpente: a envolvente da Grande Lisboa conta com
13 escolas, mas apenas 3 pertencem ao miolo da cidade; o eixo Aveiro-Espinho
tem 10, e a norte do Porto – no triângulo Gerês-Vila Real-Penafiel – há 15; já
o Grande Porto apenas tem 3. Ao contrário, outros sítios nem registo têm do conceito. Falta de divulgação ou de interesse? Aposto na última… Madeira e Açores não têm uma única representante, quase como o interior e o sul do continente, apenas
pontuado aqui e ali no mapa. Não estaria na altura de começar a mudar a mentalidade de quem decide estas questões nestes pontos do nosso país?
Para saber mais sobre a
nossa “Serpente Papa-Léguas” clique aqui, endereço onde até pode inscrever a sua escola - se a tiver - ou pressionar para quem de direito o faça. Pode também seguir os
desenvolvimentos lusos no respectivo Facebook. Acrescente-se que a ACA-M (Associação de Cidadão Auto-Mobilizados) é o Ponto Focal em Portugal deste conceito,
devendo-se entrar em contacto com a mesma para obtenção de informações
mais detalhadas.
Se quiser ver em pormenor os resultados europeus agora tornados públicos, para o ano escolar 2016-17, clique aqui.
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José PinheiroCumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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