Ir às compras é
aquela actividade que muitos fazemos quase que por obrigação (por mim falo),
nomeadamente nas chamadas épocas difíceis, como os Natais, em dias de grandes
descontos ou mesmo nos normais fins-de-semana, em que decidimos – que remédio!!!
– reabastecer a despensa e o frigorífico. Já no que se refere à compra de um
carro, apesar do advento do online
que hoje nos poupa umas quantas idas aos stands,
permitindo-nos saber de antemão quase tudo sobre as nossas próximas rodas,
também é lá que normalmente se termina o processo, fruto de uns quantos
procedimentos obrigatórios, antes de se poder sair com o popó novo!
Mas até isso vai
mudar em breve e a Amazon até já
está a fazê-lo. Claro que, para já, foi uma mera
acção de promoção de imagem realizada num único país – no caso a França – a
reboque da espanhola SEAT, para um
dos seus modelos, o pequenino Mii.
Mas o facto é que já aconteceu… mesmo! Através deste portal dedicado foi possível reservar e receber o SEAT
Mii by MANGO Limited Edition em apenas
3 passos: um pré-pagamento de € 500, um contacto telefónico de um vendedor
da marca que formaliza a encomenda, dando depois indicações à loja de distribuição
online para empacotar o carrito e
entregá-lo em sua casa, dentro de um prazo de apenas 72 horas! Veja aqui o
processo:
O objectivo da campanha #DeliveryToEnjoy era fornecer aos clientes uma experiência de
compras única, fácil, inovadora e rápida, num processo totalmente online, com pagamento digital e entrega (quase)
imediata, e o sucesso
foi tal que foram acrescidas 10 unidades ao lote inicialmente previsto de 15
SEAT Mii!
Parece, assim, ser este
o futuro das compras de automóveis novos e também dos serviços de assistência após-venda,
pois as marcas estão, cada vez mais, a alargar o seu leque de ofertas para que
não tenha que se chatear com deslocações, seja para a tal compra, seja para as
posteriores revisões, demais operações de oficina e até idas às inspecções, num
conjunto de serviços mais ou menos premium
e com um natural custo associado, mas que lhe garante muito mais tempo para si
e para as suas actividades.
Como tempo para ir
às compras tradicionais de supermercado, por exemplo, mas numa perspectiva sem as
habituais longas filas para pagamento nas caixas e sem envolver cartões e pins.
Ou pelo menos directamente. Como? Uma vez mais aquele portal de compras online deu um gigantesco passo em frente
com o conceito AmazonGo, em que ir buscar aquele ingrediente que faltou à última
da hora para o jantar de amigos ou família se tornou muito mais fácil! Veja
como:
Posto isto, é só
esperar que esse tão desejado futuro, já uma realidade em Seattle (EUA), chegue até nós e as compras tornar-se-ão em
todo um novo mundo a explorar, com o nosso cada vez mais inseparável smartphone!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário