segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O futuro das compras

Ir às compras é aquela actividade que muitos fazemos quase que por obrigação (por mim falo), nomeadamente nas chamadas épocas difíceis, como os Natais, em dias de grandes descontos ou mesmo nos normais fins-de-semana, em que decidimos – que remédio!!! – reabastecer a despensa e o frigorífico. Já no que se refere à compra de um carro, apesar do advento do online que hoje nos poupa umas quantas idas aos stands, permitindo-nos saber de antemão quase tudo sobre as nossas próximas rodas, também é lá que normalmente se termina o processo, fruto de uns quantos procedimentos obrigatórios, antes de se poder sair com o popó novo!

Mas até isso vai mudar em breve e a Amazon até já está a fazê-lo. Claro que, para já, foi uma mera acção de promoção de imagem realizada num único país – no caso a França – a reboque da espanhola SEAT, para um dos seus modelos, o pequenino Mii. Mas o facto é que já aconteceu… mesmo! Através deste portal dedicado foi possível reservar e receber o SEAT Mii by MANGO Limited Edition em apenas 3 passos: um pré-pagamento de € 500, um contacto telefónico de um vendedor da marca que formaliza a encomenda, dando depois indicações à loja de distribuição online para empacotar o carrito e entregá-lo em sua casa, dentro de um prazo de apenas 72 horas! Veja aqui o processo:


O objectivo da campanha #DeliveryToEnjoy era fornecer aos clientes uma experiência de compras única, fácil, inovadora e rápida, num processo totalmente online, com pagamento digital e entrega (quase) imediata, e o sucesso foi tal que foram acrescidas 10 unidades ao lote inicialmente previsto de 15 SEAT Mii!

Imagens: Amazon
Parece, assim, ser este o futuro das compras de automóveis novos e também dos serviços de assistência após-venda, pois as marcas estão, cada vez mais, a alargar o seu leque de ofertas para que não tenha que se chatear com deslocações, seja para a tal compra, seja para as posteriores revisões, demais operações de oficina e até idas às inspecções, num conjunto de serviços mais ou menos premium e com um natural custo associado, mas que lhe garante muito mais tempo para si e para as suas actividades.

Como tempo para ir às compras tradicionais de supermercado, por exemplo, mas numa perspectiva sem as habituais longas filas para pagamento nas caixas e sem envolver cartões e pins. Ou pelo menos directamente. Como? Uma vez mais aquele portal de compras online deu um gigantesco passo em frente com o conceito AmazonGo, em que ir buscar aquele ingrediente que faltou à última da hora para o jantar de amigos ou família se tornou muito mais fácil! Veja como:


Posto isto, é só esperar que esse tão desejado futuro, já uma realidade em Seattle (EUA), chegue até nós e as compras tornar-se-ão em todo um novo mundo a explorar, com o nosso cada vez mais inseparável smartphone

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário