quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Drones vs Carros

Os drones são, definitivamente, um dos maiores sucessos da actualidade, sejam eles operados pelas mãos de adultos ou de crianças, variando, por vezes, o grau de (ir)responsabilidade dos utilizadores de um modo inversamente proporcional à sua idade.
 
Imagem: FIA Formula E
Nos casos que lhe trago hoje, tudo decorreu em ambientes controlados, tendo aos seus comandos utilizadores com idades a partir dos 16 anos (!!!), pilotos que tripularam estas pequenas aeronaves num frente a frente com automóveis bem mais potentes: um convencional familiar, dois superdesportivos e um monolugar de Fórmula E. São os três Vídeos Trendy Wheels da Semana.

O primeiro integra-se no projecto “Car vs Drones” da australiana The Creators Project, colocando um Opel Astra em batalha directa com um enxame de drones, evento onde velocidade, tecnologia e habilidade dos condutores resultam num fantástico jogo de luzes.


O segundo chama-se “Dronekhana” e é da autoria da Ford e tem como particularidade o facto dos pilotos dos drones terem uns meros 16 e 22 anos! São eles Luke Banister, Campeão do World Drone Prix, e Brett Collis, colegas de equipa na Tornado XBlades, aqui realizando uma corrida contra um Focus RS, um Ford Mustang e… um robot!


A terceira e última batalha dá pelo título “The Chase” e tem como protagonistas dois pilotos do Campeonato do Mundo de Fórmula E (o E refere-se a Electricidade): Scott Speed, que conduz um monolugar eléctrico da Mahindra Racing, e Bruno Senna, que o sobrevoa com o aparelho operado remotamente.



Portugal e os drones
Por cá as lojas e demais revendedores, físicos e online, não tiveram mãos a medir neste Natal, vendendo milhares desses equipamentos de controlo remoto que se equiparam a aeronaves, juntando-se aos muitos outros milhares que já por aí voavam antes, nem sempre respeitando a privacidade dos cidadãos ou mesmo a segurança de aeroportos e outros espaços onde a sua presença é estritamente proibida.

As prevaricações têm sido tantas que acaba de ser publicada nova legislação, bem mais dura, e que se aplica a partir de 2017, vendando, no limite, a sua utilização em determinados ambientes e definindo as alturas a que podem voar, quer para as denominadas aeronaves brinquedos, como para os aparelhos mais sofisticados.
 
Imagem: ANAC
Para além do que estabelece o respectivo Diário da República, regras que se tornam efectivas a partir de 1 de Janeiro próximo, a Associação Nacional da Aviação Civil (ANAC) desenvolveu a campanha de sensibilização  Voa na Boa, apontando-a a utilizadores profissionais e aos meros entusiastas do tema. Adira à sua página de Facebook para se manter a par dos desenvolvimentos e, entretanto, veja neste vídeo o que pode e o que definitivamente não deve fazer com um drone.


Se tiver um brinquedo destes em casa, opere-o em segurança, sua e de quem poderá estar nas imediações. Olhe que as multas variam dos suaves 250 euros aos bem mais pesados 250.000 euros, isto fora outras situações limite que @ poderão levar a passar um tempinho fora de circulação. E olhe que não estou só a falar do drone!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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