quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Ahhhh… Afinal viu o ciclista!

A pergunta é por demais pertinente! O que é que é preciso para que os condutores de automóveis e veículos comerciais se apercebam, de uma vez por todas, da presença de motociclistas e ciclistas nas faixas de rodagem? 

A iniciativa abaixo bem que podia ser adaptada por cá, agora que estão em vigor regras mais apertadas de relação entre os automobilistas e os ciclistas, nomeadamente em termos de prioridades e em distâncias dos automóveis para com as bicicletas. Ainda assim, há quem não os veja, o que decerto aconteceria se a indumentária de quem pedala fosse outra… 


Claro que alguns dos utilizadores de veículos de duas rodas se aproveitam das características das suas mais diminutas montadas para ziguezaguearem no meio do, por vezes, caótico trânsito, mas ainda assim esta campanha “Now You See Me” da seguradora britânica The AA, associada ao hashtag #ThinkBikes, demonstra que, afinal, os ciclistas até se vêem sob determinadas condições! 

Não é, de facto, a indumentária ideal pedalar como viemos ao mundo, nomeadamente agora que estamos a entrar no Inverno mais frio e chuvoso, mas se assim funciona, porque não os vemos quando se vestem como o comum dos mortais?


Acrescente-se que esta já premiada acção de sensibilização foi, entretanto, adaptada noutros países da Europa, Médio Oriente e África, envolvendo a produção de um pequeno autocolante para se colocar nos retrovisores exteriores! Por cá ainda não se ouviu falar de nada…!
 
Imagens: The AA
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário