Fossemos
nós conterrâneos de Sir William
Shakespeare e o título de hoje daria para uma série de trocadilhos, todos eles
com a mesma base. Isto porque – e de modo a não me alongar muito – os
descendentes do icónico ex-modelo MOKE
da ex-britânica/agora alemã Mini estão vivos e respiram saúde, espalhando o seu
charme a céu aberto pelo planeta.
É
uma família agora dividida, é certo, depois do corte de relações em 1990 com o seu
outrora patriarca, que decidiu vender o nome a uma marca de motos, mas nem por
isso em modo de esgotamento, mesmo apesar das tentativas de matar de vez tão
estranho e arcaico bicho. O que é um
facto é que o Moke lives on!
Originalmente
criado em 1959 como um veículo para uso militar, o seu sucesso viria a dar-se
noutros domínios, nomeadamente em países tropicais ou com vastas orlas costeiras
e praias, tais como… Portugal! No nosso país foi, aliás, berço de pouco mais de
8.000 unidades, maioritariamente da geração “Californian”,
produzidas nos anos 80 em Setúbal e Vendas Novas, para consumo interno e exportação
para todo o mundo. Inglaterra, Austrália, Rodésia e África do Sul também os
produziram.
Embora
os destinos paradisíacos se mantenham, a sua nova descendência é originária de
outro ponto do planeta, mais propriamente na China, sendo duas as novas famílias adoptivas:
- por um lado a
britânica Moke International
que mantém o simples Moke, concebendo
os seus filhotes com base em motores a
gasolina;
- por outro a francesa Nosmoke que aposta num conteúdo mais ambiental,
sublinhando a nova geração Flower Power
com propostas eléctricas e, por isso, amigas do ambiente, denominando-se Nosmoke.
Se
quiser saber mais sobre estas novas gerações felizes que se alargam pelo
planeta clique nos links acima. Note
ainda que apenas o segundo é comercializado em Portugal pela algarvia Sunshine Cars.
Entretanto
delicie-se com algumas das imagens que tornaram esta estrutura de tubos
interligados sobre uma base simplista – cujo nome deriva de um dialecto arcaico
para “burro” – num dos mais curiosos modelos do mundo automóvel.
Imagens: Moke International (1,2, 4 e 5) |
Imagens: Nosmoke/Duprat Distribuition (3, 6 e 7) |
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário