quarta-feira, 15 de março de 2017

500 + 60 = Parabéns!

Com cerca de 4.275.000 exemplares produzidos entre 1957 e 1975, o Fiat 500 original foi um dos automóveis mais expressivos do mercado da altura, transformando-se num ícone na indústria automóvel. Hoje a sua nova geração, versão 2007 adaptada aos tempos modernos, mantém intacta a sua costela conquistadora, sendo já mais de 2.000.000 as unidades vendidas da Nuova Cinquecento.

O modelo completa este ano o seu 60º aniversário – e também o 10º dessa nova geração – pelo que para festejar a data a Fiat lançou uma versão especial, denominada 500 Sessantesimo (“60º” em italiano), mostrando-a pela primeira vez ao público no recente Salão Automóvel de Genebr. Para este seu lançamento especial produziu um spot psicadélico animado, que retrata a evolução do modelo original através dessas seis décadas até ao presente. Veja-o aqui.

Pretendendo sublinhar a assinatura “Forever Young” deste modelo intemporal, o spot é da autoria de Cryriak, um surreal e irreverente animador britânico de créditos reconhecidos no mundo da publicidade, com o contributo da agência krow communications.

O Fiat 500 Sessantesimo em detalhe
Apostando em 3 motores, dois a gasolina (de 0,9 litros de 68 cv e um 1.8 de 84 cv) e 1 diesel (1.3 de 95 cv), esta proposta de colecção apresentou-se ao mundo no Salão de Genebra numa versão única de duas cores – denominada “Dolce Vita”  – assumindo um tom branco na parte inferior da carroçaria e um cinza pastel na superior (mais a capota de lona cinzenta), divididos por um duplo friso cinza/bordeaux. Exteriormente estas unidades, exclusivamente descapotáveis, também contam com retrovisores exteriores cromados, badges nos pilares (surgindo a referência 60 integrada no logo 500 original), vidros traseiros escurecidos e jantes de 16 polegadas de design específico, entre outros pormenores.
Imagens: Fiat

Já o interior em branco/preto/bordeaux conta com estofos e painel em pele, com pespontos em destaque, o hoje indispensável ecrã de infotainment operado por toque, sistema Bluetooth, navegação por satélite, ar condicionado automático, cruise control e muitas outras tecnologias impensáveis em 1957, como as ligações para os então também inexistentes smartphones (Apple CarPlay e Android Auto e como extra) e um sistema de som da Beats. Sendo de colecção, não pode faltar a placa numerada.
Ainda não há preço anunciado para Portugal mas dado o relativamente pequeno número de unidades disponíveis é melhor contactar a Fiat Portugal e reservar o seu! Ah, sim, as entregas começam a 4 de Julho… o mesmo dia em que em 1957 foi mostrado o 500 original.
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário