Com
cerca de 4.275.000 exemplares produzidos entre 1957 e 1975, o Fiat 500 original foi um dos automóveis
mais expressivos do mercado da altura, transformando-se num ícone na indústria automóvel.
Hoje a sua nova geração, versão 2007 adaptada aos tempos modernos, mantém intacta
a sua costela conquistadora, sendo já mais de 2.000.000 as unidades vendidas da
Nuova Cinquecento.
O
modelo completa este ano o seu 60º aniversário – e também o 10º dessa nova
geração – pelo que para festejar a data a Fiat
lançou uma versão especial, denominada 500
Sessantesimo (“60º” em italiano), mostrando-a pela primeira vez ao público
no recente Salão Automóvel de Genebr. Para este seu lançamento especial produziu
um spot psicadélico animado, que
retrata a evolução do modelo original através dessas seis décadas até ao
presente. Veja-o aqui.
Pretendendo sublinhar a assinatura “Forever Young” deste modelo intemporal, o spot é da autoria de Cryriak, um surreal e irreverente animador britânico de créditos reconhecidos no mundo da publicidade, com o contributo da agência krow communications.
O Fiat 500 Sessantesimo em detalhe
Apostando em 3 motores, dois a gasolina (de 0,9 litros de 68 cv e um 1.8 de 84 cv) e 1 diesel (1.3 de 95 cv), esta proposta de colecção apresentou-se ao mundo no Salão de Genebra numa versão única de duas cores – denominada “Dolce Vita” – assumindo um tom branco na parte inferior da carroçaria e um cinza pastel na superior (mais a capota de lona cinzenta), divididos por um duplo friso cinza/bordeaux. Exteriormente estas unidades, exclusivamente descapotáveis, também contam com retrovisores exteriores cromados, badges nos pilares (surgindo a referência “60” integrada no logo “500” original), vidros traseiros escurecidos e jantes de 16 polegadas de design específico, entre outros pormenores.
Apostando em 3 motores, dois a gasolina (de 0,9 litros de 68 cv e um 1.8 de 84 cv) e 1 diesel (1.3 de 95 cv), esta proposta de colecção apresentou-se ao mundo no Salão de Genebra numa versão única de duas cores – denominada “Dolce Vita” – assumindo um tom branco na parte inferior da carroçaria e um cinza pastel na superior (mais a capota de lona cinzenta), divididos por um duplo friso cinza/bordeaux. Exteriormente estas unidades, exclusivamente descapotáveis, também contam com retrovisores exteriores cromados, badges nos pilares (surgindo a referência “60” integrada no logo “500” original), vidros traseiros escurecidos e jantes de 16 polegadas de design específico, entre outros pormenores.
Já
o interior em branco/preto/bordeaux conta com estofos e painel em pele, com
pespontos em destaque, o hoje indispensável ecrã de infotainment operado por toque, sistema Bluetooth, navegação por
satélite, ar condicionado automático, cruise
control e muitas outras tecnologias impensáveis em 1957, como as ligações para
os então também inexistentes smartphones
(Apple CarPlay e Android Auto e como extra) e um sistema de som da
Beats. Sendo de colecção, não pode faltar a placa numerada.
Ainda
não há preço anunciado para Portugal mas dado o relativamente pequeno número de
unidades disponíveis é melhor contactar a Fiat Portugal e reservar o seu! Ah, sim, as entregas
começam a 4 de Julho… o mesmo dia em que em 1957 foi mostrado o 500 original.
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário