sexta-feira, 27 de maio de 2016

Turismo Interactivo do Estômago e da Mente

Um elabora e serve comida de rua, nos cada vez mais populares eventos de street food, o outro aposta na promoção da região norte de Portugal, por cá e fora das nossas fronteiras. Um fá-lo pela relação interpessoal dos convivas, nomeadamente ao nível do estômago, o outro alimenta a mente, sendo tecnologicamente interactivo com os seus visitantes. São dois conceitos de turismo assentes numa plataforma idêntica, um autocarro a que se pode aceder no seu interior e, quiçá, viver toda uma nova experiência. Apresento-lhe o Rock n’ Doll Caffe e o TOPAS.


Começo pelo Rock ‘n Doll Caffe, autocarro que dá toda uma nova dimensão ao street food, quanto mais não seja pela sua área de ocupação, física e visual. Lisboa, Pombal, Salvaterra de Magos, Elvas, Vila Franca de Xira, etc quase não há local do nosso Portugal que o musical autocarro negro não tenha passado ou preveja assentar arraiais! Até já cruzaram a fronteira para Espanha para marcarem presença na “23ª Feria del Mueble y Decoración” ou no “Badajoz Food Fruck Festival”, entre outros.


Mas não é só em spots de comida de rua e de música (claro!!!) que este conceito alimentar sobre rodas - famoso pelas suas deliciosas tostas de... meio metro!!! - pode ser encontrado, pois ele também pára em encontros de motards ou desportivos, passeios especiais e outros eventos à la carte, como festas de amigos, aniversários, baptizados, casamentos e até mesmo divórcios

Por vezes fá-lo surge sozinho, noutras na companhia do triciclo motorizado que dá pelo nome de “Clotilde”, a criação original do Rock ‘n Doll Caffe, frota que entretanto se viu complementada pela “Jurema”, apresentada ao mundo em Abril último na “Feira da Primavera” de Sines.


Fotos: Rock 'n Doll  Caffé (Facebook)
Noutro contexto, há um segundo autocarro – o TOPAS, Acrónimo para Tourism Office Public Auto Service – a circular pelo país e fora dele. Resulta de uma parceria entre o Turismo do Porto e Norte de Portugal e a CaetanoBus, empresa responsável pela sua transformação numa loja de turismo interactiva móvel. Tem conteúdos desenvolvidos pela TOMI WORLD, entidade que desenvolveu as soluções digitais que garantem essa interacção. Nasceu, assim, um autocarro especial, um embaixador turístico sobre rodas que leva a cultura e os produtos da região norte alem-fronteiras.


Recorrendo a três línguas – português, inglês e espanhol, estando o francês e o alemão em equação – conta, entre outros, com painéis multimedia, um videowall de interacção por gestos, uma mesa touchscreen com questionários didácticos sobre as diferentes áreas turísticas das regiões abrangidas, integrando ainda um TOMI (Total Ourtdoor Media Interactive), que prestam informações úteis 24 horas por dia e até permitem tirar selfies para a posteridade, soluções em tudo idênticas aos painéis interactivos que há em determinadas zonas mais turísticas e culturais de Lisboa e Porto.


Fotos: TOMI WORLD

Por isso, se se cruzar com qualquer deles, aproveite e alimente-se. Faça-o em termos da mente ou mesmo passando pelo estômago.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário