No final de
Fevereiro apresentei-lhe algumas das mais absurdas soluções de maximização de
espaço no interior dos aviões que, caso algum dia
viessem a ser aprovadas e implementadas, permitiriam colocar mais passageiros em cada
aparelho, rentabilizando-se os custos das viagens. Pode recordar, ou ler esse
texto aqui.
Hoje apresento-lhe um
conjunto de outras soluções que estão em estudo e que poderão mudar em muito o presente
conceito de viagens de avião e a própria concepção dos aparelhos.
Voar em módulos
E que tal ocupar o
seu lugar num módulo, tipo pronto-a-integrar, antes mesmo da chegada do avião
que o levará ao destino? Em vez das habituais entradas e saídas de passageiros
pelas mangas dos aeroportos ou saídos dos autocarros vindos dos aparelhos que
ficam mais longe dos terminais, o modelo proposto envolve um módulo intermutável
da cabina de passageiros.
Esta é simplesmente
trocada aquando da chegada do avião ao seu destino, poupando-se tempo, pois
enquanto aquele é preparado procede-se à troca desse corpo amovível, não
ficando os passageiros dependentes da saída dos que chegam ao destino para
ocupar os lugares a bordo. A Airbus já patenteou o sistema, com o aval do
Departamento de Patentes e Marcas Registadas dos EUA.
É uma solução que,
aliás, vai ao encontro de uma sugestão de Vladimir Tatarenko, engenheiro de
aviação e inventor ucraniano, para o salvamento de vidas em determinado tipo de
acidentes. Isto porque uma cabina de passageiros amovível, que se separasse da
restante estrutura do avião, poderia permitir fazer chegar ao solo a estrutura,
mesmo que os motores entreguem a alma ao criador. Veja o processo, também já
merecedor de algumas patentes, nesta animação:
Viajar “fora” do
avião
Então e ver o que
se passa à sua volta sem um efeito claustrofóbico que afecta alguns
passageiros, nomeadamente em viagens de maior duração? Poderá haver, de acordo
com dois especialistas na matéria – a companhia
norte-americana de engenharia aeroespacial
Windspeed Tecnologies e o centro britânico de inovação tecnológica CPI - Center for Process Innovation -
duas hipóteses distintas.
O projecto “SkyDeck”
da primeira recorre a uma bolha colocada no topo da fuselagem do avião, para
onde se elevam duas das poltronas da 1ª Classe, permitindo olhar o céu bem mais
de perto. Veja o vídeo aqui.
A solução do CPI, se bem que resolvendo a questão da claustrofobia, poderá resultar noutra, o medo das alturas, pois as paredes, o tecto e o chão simplesmente desvanecem-se, dando a sensação de não deixar de haver estrutura física do avião. Tal deve-se a painéis de LEDs orgânicos (OLEDs) que exibem a envolvência exterior, mas ainda assim, para os mais medrosos com as alturas acho que a coisa não correrá muito bem! Mais detalhe aqui e nas fotos abaixo.
A solução do CPI, se bem que resolvendo a questão da claustrofobia, poderá resultar noutra, o medo das alturas, pois as paredes, o tecto e o chão simplesmente desvanecem-se, dando a sensação de não deixar de haver estrutura física do avião. Tal deve-se a painéis de LEDs orgânicos (OLEDs) que exibem a envolvência exterior, mas ainda assim, para os mais medrosos com as alturas acho que a coisa não correrá muito bem! Mais detalhe aqui e nas fotos abaixo.
Uma nota final para informar que, com este texto, o Trendy Wheels atinge a sua 200ª Edição, número que integra as heranças do anterior blog Trendy Mind, plataforma onde o título começou a ser originalmente publicado, e a que se deverão
somar os 20 “Vídeos Trendy Wheels da Semana” entretanto publicados nesta nova realidade independente. Dado que a
contagem se está a dispersar um pouco, a partir de agora o processo normaliza-se, rumo a nova edição comemorativa! Quando? Não sei! Sé é que a imaginação das rodas parece não ter limites, sendo que espero, por isso, continuar a tê-l@
desse lado.
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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