quarta-feira, 11 de maio de 2016

Louco Futuro A Bordo dos Aviões

No final de Fevereiro apresentei-lhe algumas das mais absurdas soluções de maximização de espaço no interior dos aviões que, caso algum dia viessem a ser aprovadas e implementadas, permitiriam colocar mais passageiros em cada aparelho, rentabilizando-se os custos das viagens. Pode recordar, ou ler esse texto aqui.
Imagem: Vladimir Tatarenko



Hoje apresento-lhe um conjunto de outras soluções que estão em estudo e que poderão mudar em muito o presente conceito de viagens de avião e a própria concepção dos aparelhos.

Voar em módulos
E que tal ocupar o seu lugar num módulo, tipo pronto-a-integrar, antes mesmo da chegada do avião que o levará ao destino? Em vez das habituais entradas e saídas de passageiros pelas mangas dos aeroportos ou saídos dos autocarros vindos dos aparelhos que ficam mais longe dos terminais, o modelo proposto envolve um módulo intermutável da cabina de passageiros.
Imagem: USPTO/Airbus


Esta é simplesmente trocada aquando da chegada do avião ao seu destino, poupando-se tempo, pois enquanto aquele é preparado procede-se à troca desse corpo amovível, não ficando os passageiros dependentes da saída dos que chegam ao destino para ocupar os lugares a bordo. A Airbus já patenteou o sistema, com o aval do Departamento de Patentes e Marcas Registadas dos EUA.

É uma solução que, aliás, vai ao encontro de uma sugestão de Vladimir Tatarenko, engenheiro de aviação e inventor ucraniano, para o salvamento de vidas em determinado tipo de acidentes. Isto porque uma cabina de passageiros amovível, que se separasse da restante estrutura do avião, poderia permitir fazer chegar ao solo a estrutura, mesmo que os motores entreguem a alma ao criador. Veja o processo, também já merecedor de algumas patentes, nesta animação:


Viajar “fora” do avião
Então e ver o que se passa à sua volta sem um efeito claustrofóbico que afecta alguns passageiros, nomeadamente em viagens de maior duração? Poderá haver, de acordo com dois especialistas na matéria – a companhia norte-americana de engenharia aeroespacial Windspeed Tecnologies e o centro britânico de inovação tecnológica CPI - Center for Process Innovation - duas hipóteses distintas.
Imagens: Windspeed Tecnologies


O projecto “SkyDeck” da primeira recorre a uma bolha colocada no topo da fuselagem do avião, para onde se elevam duas das poltronas da 1ª Classe, permitindo olhar o céu bem mais de perto. Veja o vídeo aqui.

A solução do CPI, se bem que resolvendo a questão da claustrofobia, poderá resultar noutra, o medo das alturas, pois as paredes, o tecto e o chão simplesmente desvanecem-se, dando a sensação de não deixar de haver estrutura física do avião. Tal deve-se a painéis de LEDs orgânicos (OLEDs) que exibem a envolvência exterior, mas ainda assim, para os mais medrosos com as alturas acho que a coisa não correrá muito bem! Mais detalhe aqui e nas fotos abaixo.

Imagens: CPI - Center for Process Innovation




Uma nota final para informar que, com este texto, o Trendy Wheels atinge a sua 200ª Edição, número que integra as heranças do anterior blog Trendy Mind, plataforma onde o título começou a ser originalmente publicado, e a que se deverão somar os 20 “Vídeos Trendy Wheels da Semana” entretanto publicados nesta nova realidade independente. Dado que a contagem se está a dispersar um pouco, a partir de agora o processo normaliza-se, rumo a nova edição comemorativa! Quando? Não sei! Sé é que a imaginação das rodas parece não ter limites, sendo que espero, por isso, continuar a tê-l@ desse lado.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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